← Mais simulados

Simulado: Tecnologista Júnior - Biologia - Biologia Celular - INCA - ii

Simulados, Provas e Questões - Tecnologista Júnior - Biologia - Biologia Celular - INCA - ii. Ao Terminar de Resolver o Teste, Clique em Corrigir para ver o Gabarito.

1 resolveram
45% acertos
Difícil
0 gabaritaram
0 ótimo
0 bom
1 regular
0 péssimo

Acerca de sequências de macromoléculas aplicadas ao câncer, julgue os itens a seguir.

O sequenciamento genômico estrutural de célula extraída de câncer utiliza bibliotecas de cDNA, submetidas a processo de shot gun.

Acerca do transplante de células-tronco hematopoéticas (TCTH), julgue os itens seguintes.

Um TCTH com mieloblação ocorre quando, para a realização de um transplante alogênico, são utilizadas altas doses de agentes citotóxicos no condicionamento pré-transplante.

Com relação ao núcleo atômico, julgue os itens seguintes.

Isóbaros são nuclídeos com o mesmo número atômico, mas com diferentes números de massa.

Considerando as CTHs, julgue os itens seguintes.

Por meio de uma marcação genética individual das CTHs, é possível identificar a sua progênie mesmo após serem liberadas na corrente sanguínea, porém, ainda não está disponível a tecnologia para realizar essa marcação por meio de vírus ou retrovírus.

respeito da síntese de radiofármacos usados na tomografia por emissão de pósitrons (PET), julgue os itens seguintes.

O acetato de sódio marcado com 11C é produzido a partir do CO2 marcado com 11C.

Considerando o alinhamento de uma sequência nucleotídica desconhecida em relação a um banco de dados de genes associados ao câncer, julgue os itens seguintes.

Ortólogos são genes que possuem funções diferentes em espécies diferentes.

Com relação à estrutura atômica, julgue os itens a seguir.

Considerando os elementos químicos conhecidos atualmente, tem-se que o número máximo de elétrons alojados na camada N é 32 elétrons.

No que se refere aos métodos empregados no processamento histológico e em imunomarcações e das características microscópicas de tecidos e células, julgue os próximos itens.

Pseudofolículos são encontrados na paratireoide normal e o seu conteúdo eosinofílico apresenta reação positiva com o ácido periódico de Schiff (PAS).

Julgue os itens a seguir, relativos a sangue e hematopoese.

Na medula óssea, as CTHs se encontram em um nicho, constituído em grande parte por células estromais que secretam uma matriz rica em moléculas de adesão e interleucinas, com finalidade única de prover suporte físico.

Considerando o alinhamento de uma sequência nucleotídica desconhecida em relação a um banco de dados de genes associados ao câncer, julgue os itens seguintes.

Duas sequências similares e com a mesma função são ditas homólogas e não têm ancestral comum.

No que se refere à produção de radionucleotídeos, julgue os itens subsequentes

O isótopo 11C é produzido por aceleradores de partículas.

Considerando os aspectos técnicos relacionados aos cortes que influenciam a interpretação da estrutura histológica, julgue os próximos itens.

Cristas interpapilares epidérmicas simulam neoplasia invasora quando aparecem em disposição transversal, circundadas inteiramente pelo tecido conjuntivo das papilas.

Com base nos processos de decaimento, julgue os itens que se seguem.

Na conversão interna, há emissão de raios X.

Com relação ao núcleo atômico, julgue os itens seguintes.

Os átomos que apresentam estabilidade nuclear são aqueles em que a razão entre o número de nêutrons e o número de prótons presentes no núcleo é igual a 1.

Acerca da interação da radiação com a matéria, julgue os próximos itens.

Bremsstrahlung, ou radiação de frenagem, é o efeito do choque de uma partícula com os elétrons da camada K.

Acerca de sequências de macromoléculas aplicadas ao câncer, julgue os itens a seguir.

O método SAGE provê uma análise quantitativa da expressão gênica, com a vantagem de conseguir detectar transcritos desconhecidos em uma hiperplasia.

A identificação de rearranjos cromossômicos recorrentes em pacientes com doenças malignas hematológicas permitiu o desenvolvimento de métodos diagnósticos dessas doenças com base na técnica de reação em cadeia da polimerase (PCR). Com relação à técnica de PCR julgue os itens subsequentes.

translocação t(12;21)(p13;q22), comum em pacientes com leucemia, leva à fusão dos genes TEL/AML1. Essa alteração pode ser detectada por PCR com iniciadores específicos para a detecção do produto de fusão dos genes TEL/AML1.

Com o objetivo de auxiliar na identificação de doadores e receptores em potencial, foi desenvolvido um dicionário pelo Comitê de Nomenclatura dos Fatores do Complexo HLA, vinculado à Organização Mundial de Saúde (OMS). Com o auxílio desse dicionário, que é atualizado constantemente e cuja última versão é de 2009, pode-se buscar compatibilidade entre, por exemplo, um doador cujos dados concernentes ao sistema HLA foram obtidos por sorologia com receptores cujos dados foram obtidos por métodos moleculares. Esse mesmo comitê controla a nomenclatura dos diversos alelos identificados por métodos moleculares e utiliza regras bem estabelecidas para rotular os vários alelos já identificados e os novos alelos. Com relação à nomenclatura do sistema HLA proposto por esse comitê, julgue os itens seguintes.

O Comitê de Nomenclatura dos Fatores do complexo HLA, vinculado à OMS, definiu a nomenclatura para o sistema HLA tipificado por métodos moleculares em 1994. O método proposto será considerado para uso até 2015.

A respeito das bases para o tranplante de células-tronco hematopoéticas (CTH), julgue o item abaixo.

As CTHs são caracterizadas por uma combinação específica de proteínas de superfície celular, e com auxílio de fluorescência são obtidas as células-tronco puras.

Considerando o alinhamento de uma sequência nucleotídica desconhecida em relação a um banco de dados de genes associados ao câncer, julgue os itens seguintes.

No resultado de alinhamento, por meio do programa BLAST, de gene associado ao câncer de mama, o e-value corresponde ao inverso da probabilidade resultante de um alinhamento que seja obtido ao acaso com uma sequência do banco de dados.

Deixe seu comentário (0)

Seja o primeiro a comentar!