← Mais simulados

Simulado: Técnico Científico - Banco de Dados - BASA AM

Simulados, Provas e Questões - Técnico Científico - Banco de Dados - BASA AM. Ao Terminar de Resolver o Teste, Clique em Corrigir para ver o Gabarito.

1 resolveram
35% acertos
Difícil
0 gabaritaram
0 ótimo
0 bom
1 regular
0 péssimo

No que concerne a conceitos básicos de banco de dados, julgue os itens a seguir. Na terminologia do modelo relacional, os dados são considerados conjuntos de valores chamados domínios. O modelo relacional representa uma tentativa de descrever banco de dados por meio de conceitos matemáticos (álgebra relacional).
Com relação a banco de dados relacional, julgue os itens subsequentes. Um sistema relacional admite tanto um banco de dados relacional, quanto a realização de operações de restrição, projeção e junção.
Em relação aos conceitos e às características de um banco de dados, julgue os itens subsequentes. Uma transação é uma unidade lógica de trabalho que tem, como uma de suas propriedades, a atomicidade. Segundo essa propriedade, as atualizações de qualquer transação são ocultas de todas as outras até o seu commit.
Quanto ao conceito de administração de banco de dados, julgue os itens seguintes. A administração de banco de dados pressupõe a realização de atividades de definição do projeto lógico do banco de dados, a checagem de segurança e integridade e o projeto físico do banco de dados, mas não deve se ocupar da forma como os dados serão representados na base de dados, uma vez que essa atividade é de responsabilidade da equipe de suporte técnico.
Em relação aos conceitos e às características de um banco de dados, julgue os itens subsequentes. Uma chave candidata é um conjunto de atributos de uma tabela, cuja única propriedade é a unicidade.
A respeito de banco de dados, julgue os itens que se seguem. Um índice é um artifício usado para se encontrar, rapidamente, linhas (registros) com valores específicos. Sem um índice, o gerenciador precisará sempre procurar determinados valores da primeira até a última linha do banco de dados. Esse processo de busca, em tabelas muito grandes (com muitos registros), pode demandar elevado tempo e causar até mesmo perdas significativas de informação.
A respeito de banco de dados, julgue os itens que se seguem. Uma dependência transitiva ocorre quando uma coluna, além de depender da chave primária de uma tabela, depende de outra coluna ou conjunto de colunas dessa tabela.
Quanto ao conceito de administração de banco de dados, julgue os itens seguintes. Os administradores de banco de dados devem estar atentos aos fatores que podem influenciar na eficiência do projeto físico — como, por exemplo, a análise das consultas e transações do banco de dados e a frequência esperada das chamadas de consultas e transações —, mas não deve se preocupar com as restrições de tempo das consultas e das transações.
Considere que o administrador de banco de dados (DBA) de uma empresa de software tenha sido encarregado de verificar a situação do BD da instituição e que, ao concluir essa tarefa, tenha constatado que a instituição não dispunha de nenhum projeto lógico e físico dos dados relativos ao BD. A partir dessa situação, julgue os itens seguintes. Para que a empresa tenha um bom sistema de BD, é necessário que o administrador apague todas as tabelas e arquivos armazenados que existam e comece o projeto do zero.
O dicionário de dados é uma das principais ferramentas para a administração dos dados corporativos. Por meio da engenharia reversa, pode-se armazenar os modelos de dados, as estruturas de dados, seus relacionamentos e toda a documentação necessária para garantir facilidade na localização e manipulação dos dados. Acerca dos papéis do administrador de dados (AD) e dos dicionários de dados, julgue os itens a seguir. Um dicionário de dados é um repositório de metadados em que a preocupação é estritamente em se documentar os dados, sem a preocupação com os seus relacionamentos.
O dicionário de dados é uma das principais ferramentas para a administração dos dados corporativos. Por meio da engenharia reversa, pode-se armazenar os modelos de dados, as estruturas de dados, seus relacionamentos e toda a documentação necessária para garantir facilidade na localização e manipulação dos dados. Acerca dos papéis do administrador de dados (AD) e dos dicionários de dados, julgue os itens a seguir. Sempre que ocorrem mudanças nos metadados de um dicionário de dados passivo, os módulos que os utilizam precisam ser atualizados.
A respeito de tunning e de administração de banco de dados, julgue os itens de 110 a 113. Entre os objetivos do tunning incluem-se fazer com que as aplicações sejam executadas mais rapidamente e diminuir o tempo de resposta de consultas e transações. No entanto, o tunning não permite a melhora do desempenho geral das transações, uma vez que isso é tarefa exclusiva do desenvolvedor do software.
A respeito de banco de dados, julgue os itens que se seguem. No controle de transações, é desnecessário que a atomicidade de cada transação tome conhecimento de outras transações concorrentes no sistema.
A respeito de tunning e de administração de banco de dados, julgue os itens de 110 a 113. O processo de tunning evita excessivas disputas por bloqueios, aumentando a concorrência entre as transações. Objetiva minimizar a sobrecarga de registros de logs, o armazenamento desnecessário de dados, otimizar o tamanho do buffer e o escalonamento de processos.
Em relação aos conceitos e às características de um banco de dados, julgue os itens subsequentes. Se, na criação de uma tabela, não for especificado um banco de dados, ela será criada em um banco de dados padrão, no qual todos os usuários terão autoridade para a criação de tabelas.
Com relação a bancos de dados criados no SGBD Oracle, julgue os itens que se seguem. Cada banco de dados criado tem exatamente um arquivo de dados, um arquivo de controle e um arquivo de log.
Em relação aos conceitos e às características de um banco de dados, julgue os itens subsequentes. No IBM/DB2, cada índice é baseado nos valores de dados que estão em uma ou mais colunas de uma tabela. Depois de criado um índice, é possível reorganizá-lo.
Quanto ao conceito de administração de banco de dados, julgue os itens seguintes. Estruturas apropriadas de armazenamento e métodos de acesso são criadas pelos administradores de banco de dados por meio de um conjunto de definições que são traduzidas pelo compilador de estruturas de dados e de linguagem de definição.
A respeito de tunning e de administração de banco de dados, julgue os itens de 110 a 113. As entradas para o processo de tunning incluem estatísticas relacionadas a vários fatores, como tamanho de tabelas individuais, número de valores distintos em uma coluna e número de vezes que uma consulta ou transação é realizada em um intervalo de tempo.
Em relação aos conceitos e às características de um banco de dados, julgue os itens subsequentes. Para que uma tabela esteja na terceira forma normal, é necessário que todos os seus atributos não chave sejam irredutivelmente dependentes da chave primária.

Deixe seu comentário (0)

Seja o primeiro a comentar!