← Mais simulados

Simulado: Técnico de Laboratório - Práticas Laboratoriais em Química - UFPB PB - Questões

Simulado com Questões da Prova - Técnico de Laboratório - Práticas Laboratoriais em Química - UFPB PB. Ao Terminar de Resolver, Clique em Corrigir para ver o Gabarito.

0 resolveram
0% acertos
n/d
0 gabaritaram
0 ótimo
0 bom
0 regular
0 péssimo
Com base na Instrução Normativa nº 62, de 26 de agosto de 2003 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento que oficializa os Métodos Analíticos Oficiais para Análises Microbiológicas para Controle de Produtos de Origem Animal e Água, responda às questões 41 e 42. Sobre diluição, é correto afirmar que
Os micro-organismos são encontrados em praticamente todos os ambientes naturais como solo, ar, água, alimentos, esgoto, corpo humano, plantas e animais. Nestas condições eles se apresentam como populações mistas e, para que possamos estudá-los no laboratório, necessitamos separá-los em espécies individuais. Os materiais e equipamentos especiais no laboratório de microbiologia incluem materiais e equipamentos necessários não só ao cultivo dos micro-organismos, mas também aqueles essenciais aos processos de esterilização, transferência e preservação de micro-organismos. Com base nos materiais e equipamentos no laboratório de microbiologia, é INCORRETO afirmar que

O desenvolvimento de instrumentação e de procedimentos faz com que muitos acreditem que as técnicas científicas básicas e as aparelhagens simples são pouco importantes quando se deseja obter resultados exatos, reprodutíveis e confiáveis. Nunca é demais enfatizar como é importante ser capaz de manipular corretamente os equipamentos e de seguir as rotinas e procedimentos bem estabelecidos para que o trabalho seja bem feito. Sobre a aparelhagem de laboratório, analise afirmativas a seguir.

I. As estufas elétricas são usadas principalmente na secagem de precipitados e sólidos em temperaturas relativamente baixas.

II. Se o objeto colocado no prato da balança analítica e os pesos têm a mesma densidade, será introduzido erro na pesagem.

III. Os aquecedores de imersão são aquecedores radiantes protegidos por um revestimento de vidro. Eles são úteis no aquecimento direto da maior parte dos ácidos e outros líquidos (exceto o ácido fluorídrico e álcalis cáusticos concentrados).

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

A peça de laboratório cuja função é aquecer substâncias a seco e com grande intensidade, podendo ser levada ao bico de Bunsen é:
O Elisa é uma técnica de Imunoensaio Enzimático (EIA) heterogêneo, muito utilizada para diagnóstico, principalmente por causa de seu baixo custo e por detectar quantidades extremamente pequenas de antígenos ou anticorpos. Esse exame se baseia na detecção de anticorpos ou de antígenos específicos, através da reação anticorpo-antígeno. São cromógenos utilizados para o teste Elisa, EXCETO:
Sobre a coloração de GRAM, a sequência de fases correta para a técnica é:

O laboratório pode ser um local seguro de trabalho, desde que se trabalhe com prudência a fim de evitar acidentes. As causas principais de acidentes em laboratório são: descuidos, falta de atenção no trabalho e ignorância de possíveis perigos. Os acidentes podem ser de pequenas ou grandes consequências e para serem evitados são necessárias precauções que devem ser tomadas no laboratório. Sobre a segurança em laboratório, analise as afirmativas a seguir.

I. O uso de substâncias criogênicas no laboratório é bastante perigoso.

II. Ácidos e bases devem sempre ser estocados separadamente uns dos outros.

III. O volume de líquidos inflamáveis acondicionados em recipientes de pequeno porte, em laboratórios, não deve exceder a 10 litros.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

A cana-de-açúcar é a principal matéria-prima para a indústria açucareira brasileira. É nesse aspecto da importância deste setor agroindustrial que se justifica a necessidade do conhecimento e disseminação das informações pertinentes aos processos de produção de um açúcar de qualidade. Paquete (2008) informa que de acordo com o tipo de refino recebido pelo açúcar, e do resultado das análises feitas das suas amostragens, o açúcar pode ser classificado de diferentes formas. Sobre a classificação dos açúcares, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O açúcar VHP (Very High Polarization) é o tipo mais exportado pelo Brasil. Mais claro que o demerara, apresenta cristais amarelados.

( ) Açúcar demerara ou bruto passa por um refinamento bruto e recebe aditivo químico. Tem valores nutricionais altos, parecidos com os do açúcar mascavo.

( ) O açúcar VVHP (Very Very High Polarization) possui Pol acima de 99,5º, enquanto que o VHP tem Pol abaixo de 99,3º e cor mais baixa. É quase um intermediário entre os açúcares crus e os refinados.

( ) Xarope de açúcar invertido é uma solução aquosa com 1/3 de glicose, 1/3 de sacarose e 1/3 de frutose, tem baixo grau de resistência à contaminação microbiológica, poder umectante e anticristalizante.

A sequência está correta em

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.