← Mais simulados

Simulado: Analista Judiciário - Ciência da Computação - Gestão de TI - TRT 17a

Simulados, Provas e Questões - Analista Judiciário - Ciência da Computação - Gestão de TI - TRT 17a. Ao Terminar de Resolver o Teste, Clique em Corrigir para ver o Gabarito.

1 resolveram
43% acertos
Difícil
0 gabaritaram
0 ótimo
0 bom
1 regular
0 péssimo

Julgue os próximos itens com base na legislação que regulamenta a contratação de bens e serviços de informática e a contratação de soluções de TI. De acordo com a legislação em vigor, não poderá ser objeto de contratação a gestão de processos de TI, incluindo a gestão de segurança da informação.
Com relação aos processos de definição, implantação e gestão de políticas organizacionais, julgue os itens a seguir. De acordo com o eSCM-CL (eSourcing capability model for clients), constituem atividades relacionadas à terceirização a revisão do desempenho das atividades de sourcing, a compreensão da situação atual em termos de processo e estrutura do cliente e a definição dos níveis de serviços do fornecedor.
Com relação aos processos de definição, implantação e gestão de políticas organizacionais, julgue os itens a seguir. A gestão da mudança organizacional é realizada nos níveis tático e operacional, ao passo que a gestão de políticas organizacionais é realizada apenas no nível estratégico. Dessa forma, o sucesso da implantação da governança de TI em uma organização não depende do gerenciamento de mudança organizacional.
Julgue os seguintes itens relativos à responsabilidade e aos papéis da área de TI. O prestador de serviço é um funcionário representante da contratada na tarefa de acompanhar a execução do contrato e atuar como interlocutor principal junto à contratante.
Tendo como referência a segregação de funções de TI, julgue o próximo item. Na gestão de contratos, conforme recomendação do TCU, quem planeja uma contratação de solução de TI não deve participar da gestão do contrato correspondente.
No que diz respeito ao alinhamento estratégico entre as áreas de TI e de negócios, julgue os itens subsecutivos. Um modelo de governança de TI, para ser efetivo e consistente, deve contemplar o alinhamento estático e o dinâmico.
Julgue os seguintes itens relativos à responsabilidade e aos papéis da área de TI. O fiscal técnico de um contrato, que é indicado por autoridade competente, deve ser um servidor com atribuições gerenciais, técnicas e operacionais relacionadas ao processo de gestão do contrato.
No que diz respeito ao alinhamento estratégico entre as áreas de TI e de negócios, julgue os itens subsecutivos. Um fator crítico de sucesso, que pode ser estrutural, de construção ou temporal, apoia tanto o planejamento estratégico da organização, quanto a identificação de requisitos de negócio para a TI.
Acerca da estrutura organizacional da área de TI, julgue os itens subsequentes. A monarquia de negócio, um estilo de estrutura decisória não muito comum, é embasada na premissa de que as unidades de negócio tomam suas próprias decisões.
Julgue os seguintes itens relativos à responsabilidade e aos papéis da área de TI. Absorver novas responsabilidades, inovar e comunicar-se melhor são ações do CIO para melhorar a imagem do departamento de TI e posicionar a equipe para que ela tenha o respeito da organização.
Com relação aos processos de definição, implantação e gestão de políticas organizacionais, julgue os itens a seguir. De acordo com o eSCM-SP (eSourcing capability model for service providers), constituem boas práticas para terceirização o estabelecimento de acordo formal com o cliente, o gerenciamento do projeto e da implantação do serviço e o asseguramento da continuidade dos serviços durante a transferência do serviço.
No que concerne às políticas e aos procedimentos de governança de TI, julgue o item abaixo. Os fatores mais importantes para a avaliação da governança de TI são os recursos de TI, as auditorias de governança, a consciência da governança, o desempenho da governança e o desempenho financeiro.
Com relação aos processos de definição, implantação e gestão de políticas organizacionais, julgue os itens a seguir. Para uma efetiva gestão de riscos, deve-se alinhar a gestão de TI ao sistema de gestão de riscos da organização.
Acerca da estrutura organizacional da área de TI, julgue os itens subsequentes. O comitê de arquitetura — uma das estruturas para a tomada de decisão em TI — é responsável por definir normas, aconselhar a equipe de liderança de TI sobre questões de arquitetura, bem como ser, ocasionalmente, órgão-chave na tomada de decisões em governança.

Gostou desse conteúdo? Se puder comentar ou compartilhar ficaremos gratos. Veja outros similares desse mesmo assunto.

Deixe seu comentário (0)

Seja o primeiro a comentar!