← Mais simulados

Simulado: Especialista Técnico - Engenharia de Software - Banco do Nordeste

Simulados, Provas e Questões - Especialista Técnico - Engenharia de Software - Banco do Nordeste. Ao Terminar de Resolver o Teste, Clique em Corrigir para ver o Gabarito.

2 resolveram
40% acertos
Difícil
0 gabaritaram
0 ótimo
1 bom
1 regular
0 péssimo

Cada um dos itens a seguir apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada, com relação a testes de software. Determinada equipe de desenvolvimento de softwares pretendia realizar testes que permitissem avaliar cenários com os quais os usuários reais do sistema pudessem se relacionar. Esses cenários deveriam descrever uma maneira de usar o sistema. Para isso, foram sugeridos os testes de release e de cenário. Nessa situação, será correto aplicar testes de cenários, que são incompatíveis com os de release, devendo a aplicação desses últimos ser descartada.
Computação em nuvem tornou-se um modelo que oferece vantagens e desvantagens, a depender do modelo de negócio e das necessidades de cada organização. A esse respeito, julgue os itens seguintes. PaaS (plataforma como serviço) difere de SaaS (software como serviço) em apenas dois componentes básicos na nuvem: no sistema operacional e no sistema de arquivo distribuído.
Considerando os conceitos de cloud computing e BPM, julgue os itens que se seguem. A notação BPMN é utilizada para representar um modelo de negócio com foco na área de TI da empresa que for automatizar esse modelo em um sistema.
Acerca de interface de interação com usuários, julgue os itens subsequentes. Na avaliação de interfaces, diferentes métodos podem ser utilizados, de acordo com as características dos próprios métodos e do sistema que está sendo avaliado.
Julgue os itens a seguir, relativos a qualidade de software. Caso se pretenda obter o nível de maturidade 3, conforme o CMMI 1.2, é correto implantar a área de processo Desenvolvimento de Requisitos, que visa fornecer subsídios para produção e análise dos requisitos de cliente, de produto e de componente de produto.
Cada um dos itens a seguir apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada, com relação a testes de software. Uma equipe de desenvolvimento de softwares pretendia realizar testes de forma incremental durante o desenvolvimento de um programa, a fim de verificar se mudanças no programa não haviam nele introduzido novos bugs; para isso, foram sugeridos os testes unitários e de regressão. Nessa situação, será correto utilizar os testes unitários, mas não os testes de regressão, pois esses últimos não visam verificar novos bugs, mas sim, tão somente, avaliar as funcionalidades do sistema.
Considerando os conceitos de análise e projeto orientados a objetos, julgue os itens subsecutivos. De acordo com os padrões GRASP, a função do low coupling é garantir que o acoplamento entre classes ou entidades permaneça fraco, de forma a permitir a maior reutilização possível.
Acerca dos métodos ágeis, julgue os próximos itens. Em XP, a técnica de planning game é utilizada pelo cliente para identificar as prioridades do que deve ser construído em um software, sem a participação dos desenvolvedores.
Computação em nuvem tornou-se um modelo que oferece vantagens e desvantagens, a depender do modelo de negócio e das necessidades de cada organização. A esse respeito, julgue os itens seguintes. Nuvem privada e nuvem híbrida são modelos de serviços ofertados por provedores de nuvem.
Considerando os conceitos de cloud computing e BPM, julgue os itens que se seguem. Um benefício exclusivo da nuvem pública, quando comparada à nuvem privada, é o mais baixo custo total de implementação.
Julgue os itens a seguir, relativos à gerência de projetos, de acordo com as abordagens do Kanban e do Scrum. Quando utilizado para atividades de desenvolvimento de sistemas, o método Kanban ajuda a assimilar e a controlar o progresso das tarefas de forma visual.
A respeito de engenharia de requisitos, julgue os itens a seguir. No levantamento de informações, os requisitos dos solicitantes são classificados como normais e conceituais. Os requisitos normais refletem os objetivos e as metas do produto, ao passo que os conceituais estão implícitos no produto ou extrapolam as expectativas do cliente.
Julgue os itens seguintes, a respeito de web services. DevOPS é um conjunto de ferramentas e práticas de trabalho para integração entre os colaboradores dos grupos de desenvolvimento de código, de operações e de apoio, e pode ser utilizado na produção rápida e segura de aplicações e serviços.
Acerca de interface de interação com usuários, julgue os itens subsequentes. Na avaliação de interfaces, o método percurso cognitivo pode ser aplicado sem envolvimento de usuários, apenas com a equipe envolvida no sistema.
A respeito de engenharia de requisitos, julgue os itens a seguir. A revisão técnica é um procedimento utilizado para validar os requisitos de um projeto, com o objetivo de identificar eventuais inconsistências e verificar se os artefatos estão de acordo com o padrão esperado.
Acerca de segurança no desenvolvimento de aplicações, julgue os itens que se seguem. A vulnerabilidade denominada CSRF (cross site request forgery) ocorre quando sítios web externos forçam o navegador do cliente a realizar um pedido involuntário para uma aplicação em que o cliente possui uma sessão ativa.
Julgue os itens a seguir, relativos a qualidade de software. A NESMA (Netherlands Software Metric Association), por ser uma métrica utilizada somente quando não estão disponíveis detalhes da implementação e dos requisitos do software, reconhece apenas os métodos de análise de pontos de função estimada e indicativa.
Acerca de interface de interação com usuários, julgue os itens subsequentes. Um sistema tem o mesmo grau de facilidade e de dificuldade no que se refere ao uso e ao aprendizado.
Cada um dos itens a seguir apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada, com relação a testes de software. Determinada equipe de desenvolvimento de softwares desejava realizar testes que avaliassem o comportamento do sistema por meio do estudo das entradas e das saídas relacionadas, sem validação da implementação do software e sem acesso ao seu código-fonte. Para isso, a equipe sugeriu a utilização dos testes de caixa-preta e de caixa-branca. Nessa situação, somente o teste tipo caixa-preta é corretamente aplicável, pois o tipo caixa-branca depende de acesso ao código-fonte do sistema.
Computação em nuvem tornou-se um modelo que oferece vantagens e desvantagens, a depender do modelo de negócio e das necessidades de cada organização. A esse respeito, julgue os itens seguintes. IaaS (infraestrutura como serviço) é um modelo de implementação de computação em nuvem no qual a regra fundamental é que as aplicações sejam virtualizadas em contêineres.

Gostou desse conteúdo? Se puder comentar ou compartilhar ficaremos gratos. Veja outros similares desse mesmo assunto.

Deixe seu comentário (0)

Seja o primeiro a comentar!