← Mais simulados

Simulado: Técnico Bancário - Estrutura do Sistema Financeiro Nacional - CESPE - Questões

Simulado com Questões da Prova - Técnico Bancário - Estrutura do Sistema Financeiro Nacional - CESPE. Ao Terminar de Resolver, Clique em Corrigir para ver o Gabarito.

16 resolveram
33% acertos
Difícil
0 gabaritaram
0 ótimo
3 bom
12 regular
1 péssimo
No que concerne às entidades operadoras do SFN, julgue os itens a seguir. Os bancos de desenvolvimento possuem, tal como os bancos comerciais, a faculdade de criar moeda na forma de empréstimos bancários.
Acerca das características do mercado de câmbio, das instituições autorizadas a operar nesse mercado e das operações nele realizadas, julgue os itens a seguir. A Secretaria de Comércio Exterior, a Receita Federal do Brasil e o Banco Central do Brasil são os órgãos gestores do Sistema Integrado de Comércio Exterior, que controla as exportações e importações realizadas no país.
Com referência às funções do BCB, julgue os itens subsequentes. As agências de turismo autorizadas a operar com câmbio não fazem parte do SFN, mas fazem parte do universo fiscalizável por parte do BCB.
A respeito das funções da CVM, julgue os próximos itens. Compete à CVM manter o registro de companhias para negociação em bolsa e em mercado de balcão.
Com referência às funções do BCB, julgue os itens subsequentes. O Brasil segue o regime de metas de inflação. Caso a meta não seja cumprida, o presidente do BCB divulgará publicamente as razões do descumprimento, por meio de carta aberta ao ministro de estado da Fazenda.
Julgue os itens que se seguem, referentes ao SPB. Até 2002, o SPB não estava estruturado para que o BCB pudesse acompanhar as operações em tempo real, razão por que a autoridade monetária tinha de arcar com o risco de crédito em eventual inadimplência de alguma instituição.
Em relação aos bancos de desenvolvimento e de investimento, julgue os itens subsequentes. É vedado aos bancos de investimento sem carteira de corretoras de títulos e valores mobiliários operarem em bolsas de mercadorias e de futuros, bem como em mercados de balcão organizados.
Julgue os itens subsequentes, relativos às características dos mercados primário e secundário de títulos e valores mobiliários. A emissão de títulos públicos pelo Tesouro Nacional é uma operação de mercado primário; a compra e venda desses títulos pelo BCB, como medida de política monetária, é realizada no mercado secundário.
Acerca do Sistema de Pagamentos Brasileiro, julgue os itens que se seguem. A titularidade de conta reservas bancárias é obrigatória para os bancos comerciais, os bancos múltiplos com carteira comercial e as caixas econômicas.
No que concerne às entidades operadoras do SFN, julgue os itens a seguir. As cédulas hipotecárias fazem parte das operações ativas das sociedades de crédito imobiliário.
Sujeitam-se à fiscalização do BCB, além das instituições financeiras, outros intermediários financeiros, tais como as sociedades de arrendamento mercantil, as sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários e as sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários. No que se refere a essas sociedades, julgue os itens a seguir. Compete à CVM a supervisão dos fundos de investimento administrados pelas sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários.
Julgue os seguintes itens, relativos à formulação e execução da política monetária no Brasil. O BCB está autorizado a instituir recolhimento compulsório de até 100% sobre os depósitos à vista e de até 60% sobre as demais operações passivas das instituições financeiras.
Com relação ao CRSFN, julgue os itens a seguir. Compete ao CRSFN julgar, em primeira instância, as infrações e penalidades relativas à legislação cambial.
Julgue os itens que se seguem, referentes ao SPB. A conta de reserva bancária é de titularidade obrigatória para os bancos de investimento e bancos múltiplos sem carteira comercial.
Com referência às funções do BCB, julgue os itens subsequentes. Nas operações de mercado aberto, o BCB emite títulos no mercado primário com o propósito de regular a taxa básica de juros SELIC.
Em relação aos bancos de desenvolvimento e de investimento, julgue os itens subsequentes. Se o empreendimento visar benefícios de interesse comum, os bancos de desenvolvimento poderão prestar assistência a programas e projetos desenvolvidos em estado limítrofe à sua área de atuação.
Com relação ao CRSFN, julgue os itens a seguir. Constitui atribuição do CRSFN julgar a aplicação de multas e custos financeiros associados a recolhimento compulsório.
A respeito das funções da CVM, julgue os próximos itens. A CVM é uma entidade privada sem fins lucrativos, com personalidade jurídica e patrimônio próprios, dotada de autoridade administrativa independente.
Em relação aos órgãos normativos e de supervisão do SFN, julgue os próximos itens. A apuração de fraudes ou manipulações destinadas a criar condições artificiais de demanda, oferta ou preço no mercado de capitais compete à CVM.
A respeito das funções da CVM, julgue os próximos itens. As bolsas de mercadorias e futuros têm autonomia financeira, patrimonial e administrativa e são fiscalizadas pela CVM.

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.