← Mais simulados

Simulado: Escriturário - Conhecimentos Bancários - Banrisul - i

Ao Terminar de Resolver o Simulado, Clique em Corrigir para ver o Gabarito. Questões da Prova - Escriturário - Conhecimentos Bancários - Banrisul - i .

4.383 resolveram
30% acertos
Difícil
46 gabaritaram
103 ótimo
518 bom
2.591 regular
1.171 péssimo

Considere as seguintes afirmações sobre o Sistema Financeiro Nacional (SFN).

I. O Banco Central do Brasil é o órgão responsável pela determinação da meta de inflação, de acordo com o Sistema de Metas de Inflação adotado no Brasil.

II. (3 Comitê de Política Monetária (COPOM), composto por membros da Diretoria do Banco Central do Brasil, é quem fixa a meta para a taxa SELIC.

III. O Conselho Monetário Nacional (CMN), órgão normativo máximo do SFN, tem como atribuição a emissão do papel-moeda e da moeda metálica e a execução dos serviços do meio circulante.

Quais estão corretas?
Com referência ao multiplicador bancário, pode-se afirmar que

I. quanto maior for o depósito compulsório (reservas compulsórias), menor será o multiplicador bancário, mantidas constantes as demais circunstâncias.

II. quanto menor for o encaixe técnico (reservas voluntárias) dos bancos, menor será o multiplicador bancário, mantidas constantes as demais circunstâncias.

III. quanto maior for a taxa SELIC, maior tende a ser o multiplicador bancário, mantidas constantes as demais circunstâncias.

Quais afirmações estão corretas?
No Sistema Financeiro Nacional, existem operações que podem criar, destruir ou manter o volume dos meios de pagamento. Considere os seguintes exemplos.

I. Um exportador (empresa não financeira) vende dólares a um banco comercial brasileiro e recebe em troca um depósito a vista.

II. Um banco de investimento compra títulos públicos pertencentes a um banco de desenvolvimento, com pagamento em papel-moeda.

III. Um banco comercial vende um imóvel a uma caixa econômica e recebe o pagamento em papel-moeda.

Quais constituem operações de criação de meios de pagamento no SFN?
De acordo com a Resolução n° 2.682/1999, do Banco Central do Brasil, pode-se afirmar que

I. uma empresa com saldo vencido e não pago há mais de 360 dias deve ser classificada em nível de risco "F".

II. uma empresa classificada em nível de risco "A" deve ter 0,5% do seu saldo devedor provisionado pela instituição financeira para crédito de liquidação duvidosa.

III. uma operação classificada em nível de risco "H" deve ter 100% do seu saldo devedor provisionado pela instituição financeira para crédito de liquidação duvidosa.

Quais afirmações estão corretas?
Analise as seguintes afirmações sobre a estrutura atual do Sistema Financeiro Nacional (SFN).

I. O sistema de distribuição de títulos e valores mobiliários inclui, entre outros participantes, as bolsas de valores, as corretoras e os agentes autônomos de investimentos.

II. Os bancos de investimento, as sociedades de crédito, investimento e financiamento e os bancos múltiplos sem carteira comercial são instituições bancárias.

III. Os bancos múltiplos devem possuir pelo menos duas carteiras, sendo uma delas, obrigatoriamente, comercial ou de investimento.

Quais estão corretas?
Considerando a classificação dos mercados financeiros, avalie as seguintes afirmações.

I. Segundo a necessidade dos clientes, os mercados financeiros são classificados em mercado a vista, a termo, futuro e de opções.

II . Segundo o grau de formalização, os mercados financeiros são classificados em mercado primário e secundário.

III. Quando considerados os tipos de ativos negociados, os mercados financeiros são classificados em mercado de crédito, de capitais, cambial e monetário.

Quais estão corretas?
Analise as seguintes afirmações sobre o funcionamento do mercado de capitais.

I. A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) tem, entre outras finalidades, a fiscalização das bolsas de valores, assim como das emissões de ações e debêntures.

II. A principal função do mercado de capitais é promover financiamento ao capital de giro das companhias abertas.

III. A emissão de ações é uma fonte de capital de terceiros para as empresas.

Quais estão corretas?
Considerando os ativos financeiros emitidos pelos participantes dos mercados financeiros, quais, dentre as seguintes instituições, captam recursos via emissão de letras de câmbio, letras imobiliárias, e certificados de depósitos bancários, respectivamente?
Considerando os conceitos e as definições de underwriting, analise as seguintes afirmações.

I. Para que uma empresa possa efetuar emissão pública de ativos financeiros, não e necessário obter o registro de companhia aberta.

II. A empresa emissora de ativos financeiros deve encarregar uma instituição financeira, o underwriter, da colocação desses títulos no mercado, em caso de emissão pública.

III. O underwriting representa a transferência de recursos dos investidores diretamente para a empresa.

Quais estão corretas?

Deixe seu comentário (2)

Foto de perfil vazia
Por Angiane Bastilho Vargas em 23/02/2019 21:17:27
Estudei errado só pode fui muito mal.
Foto de perfil vazia
Por Geise Manuela Bortoluzzi Boscardin em 01/12/2015 23:06:13
Na maioria das vezes erramos por falta de interpretação...

Participe, faça um comentário.