← Mais simulados

Simulado: Perito Legista - Polícia Civil RJ - Genética Forense - FGV - Questões

Simulado com Questões da Prova - Perito Legista - Polícia Civil RJ - Genética Forense - FGV. Ao Terminar de Resolver, Clique em Corrigir para ver o Gabarito.

17 resolveram
22% acertos
Difícil
0 gabaritaram
0 ótimo
0 bom
9 regular
8 péssimo

No processo de divisão celular de células somáticas eucarióticas, o número de telômeros, observado em cada cromossomo durante a anáfase, é:

Uma população pode evoluir (mudar as frequências de genes) sem que necessariamente a seleção natural esteja agindo sobre ela. Uma situação que ilustra esse tipo de evolução é a deriva gênica que leva à fixação de certos alelos devido a eventos aleatórios não previsíveis.

Um fator que reconhecidamente favorece a evolução por deriva gênica é:

Assinale a afirmativa que descreve corretamente o aparelho de Golgi.

Uma célula humana contendo 22 autossomos e um cromossomo Y é:

Para um marcador genético bi-alélico, assinale a alternativa que indica o número de genótipos possível.

Há muitas vantagens em usar polimorfismos de único nucleotídeo (SNPs) em investigações de paternidade ou de identidade em comparação com o método de STR. No entanto, uma desvantagem é a necessidade de analisar pelo menos 40-50 marcadores de SNP em vez de 13-15 lócus com o método de STR.

A principal razão para se usar quase três vezes mais SNPs deve-se:

A quantidade de DNA de uma célula diplóide na fase G1 do ciclo celular é x. Então, na metáfase da meiose I, a quantidade de DNA da mesma célula será:

Dentre os aminoácidos mais comuns, assinale a nativa que apresente aqueles que exibem carga líquida negativa em pH fisiológico (próximo ao neutro).

Nos humanos, a fenilcetonúria é causada por um alelo recessivo. Um casal normal teve um filho com fenilcetonúria. Se esse casal tiver mais dois filhos, a probabilidade de que ambos tenham fenilcetonúria, será de:

Se em uma reação de sequenciamento pelo método de Sanger, o análogo didesoxi do CTP (ddCTP) fosse acrescentado à mistura de reação em uma concentração maior que aquela do dCTP, isso poderia afetar os resultados da seguinte forma:

Medidas cinéticas mostram que o DNA de um nucleossomo isolado tem conformações muito dinâmicas que rapidamente mudam do estado enovelado compacto para o estado relaxado.
No entanto, nas células existem reações bioquímicas que podem manter os nucleossomos nos dois estados de maneira mais duradoura.

Essas reações envolvem:

Deixe seu comentário (1)

Participe, faça um comentário.