← Mais simulados

Simulado: Fundação Hospitalar de Saúde SE - Farmácia Hospitalar - CESPE - Questões

Simulado com Questões da Prova - Fundação Hospitalar de Saúde SE - Farmácia Hospitalar - CESPE. Ao Terminar de Resolver, Clique em Corrigir para ver o Gabarito.

3 resolveram
71% acertos
Fácil
0 gabaritaram
0 ótimo
3 bom
0 regular
0 péssimo
No primeiro semestre de 2008, a Controladoria Geral da União finalizou os trabalhos de fiscalização de recursos repassados pela União para a execução descentralizada de programas federais, como os da área de saúde. Foram identificados problemas de toda ordem, e a maior parte deles estava relacionada a condições inadequadas de armazenamento dos medicamentos, prazos de validade de medicamentos vencidos e compra feita por preços superiores aos do Banco de Preços do Ministério da Saúde. Com relação a esse assunto, à importância do armazenamento para a conservação dos medicamentos e às concentrações adequadas dos mesmos, julgue os itens a seguir. O consumo médio mensal de medicamentos é determinado pela soma do consumo do produto utilizado em um determinado período de tempo dividida pelo número de meses da sua utilização. Para tanto, devem ser consideradas todas as saídas de medicamentos, inclusive os empréstimos.
Julgue os itens de 99 a 105, acerca da conservação das características dos produtos e dos procedimentos técnicos e administrativos do armazenamento de medicamentos. O grau de umidade para armazenamento de medicamentos não deve ultrapassar 70%, medida que deve ser realizada por meio de higrômetros ou psicrômetros.
No que se refere a cálculo de dose de medicamentos, julgue os itens que se seguem. Para se separar um frasco de 2 kg de cloreto de sódio PA em frações com 25% do seu peso, deve-se fracionar essa substância em 4 frascos com 500 mg cada um.
Julgue os itens de 99 a 105, acerca da conservação das características dos produtos e dos procedimentos técnicos e administrativos do armazenamento de medicamentos. A circulação interna de ar nos depósitos de medicamentos deve ser constante para uniformizar a temperatura em todos os locais do ambiente.
No primeiro semestre de 2008, a Controladoria Geral da União finalizou os trabalhos de fiscalização de recursos repassados pela União para a execução descentralizada de programas federais, como os da área de saúde. Foram identificados problemas de toda ordem, e a maior parte deles estava relacionada a condições inadequadas de armazenamento dos medicamentos, prazos de validade de medicamentos vencidos e compra feita por preços superiores aos do Banco de Preços do Ministério da Saúde. Com relação a esse assunto, à importância do armazenamento para a conservação dos medicamentos e às concentrações adequadas dos mesmos, julgue os itens a seguir. Os estoques de medicamentos devem ser inspecionados com frequência para verificar se mesmo os que se encontram no prazo de validade estão sofrendo alguma degradação.
Julgue os itens de 99 a 105, acerca da conservação das características dos produtos e dos procedimentos técnicos e administrativos do armazenamento de medicamentos. Para a adequada conservação do medicamento, é necessário observar, na embalagem, se ele necessita de condições adequadas de armazenagem.
Um profissional da área de saúde que trabalha na farmácia de um hospital de grande porte exerce as seguintes atividades: dispensação de medicamentos aos pacientes atendidos no ambulatório e aos internados; recebimento e armazenamento dos medicamentos adquiridos pelo hospital; registro dos eventos adversos dos medicamentos dispensados aos pacientes, observando as normas de biossegurança necessárias a um hospital. Considerando esse contexto, julgue os itens a seguir, que apresentam propostas de medidas ou atitudes a serem adotadas por esse profissional, em cada situação apresentada. Estando diante de uma situação desconhecida, antes de tomar qualquer atitude, o profissional deverá procurar, no setor, a ajuda de pessoas especializadas ou recorrer à comissão de biossegurança do hospital.
Um profissional da área de saúde que trabalha na farmácia de um hospital de grande porte exerce as seguintes atividades: dispensação de medicamentos aos pacientes atendidos no ambulatório e aos internados; recebimento e armazenamento dos medicamentos adquiridos pelo hospital; registro dos eventos adversos dos medicamentos dispensados aos pacientes, observando as normas de biossegurança necessárias a um hospital. Considerando esse contexto, julgue os itens a seguir, que apresentam propostas de medidas ou atitudes a serem adotadas por esse profissional, em cada situação apresentada. Ao levar medicamentos às áreas de internação do hospital, esse profissional não precisará utilizar avental e luvas de borracha.
No primeiro semestre de 2008, a Controladoria Geral da União finalizou os trabalhos de fiscalização de recursos repassados pela União para a execução descentralizada de programas federais, como os da área de saúde. Foram identificados problemas de toda ordem, e a maior parte deles estava relacionada a condições inadequadas de armazenamento dos medicamentos, prazos de validade de medicamentos vencidos e compra feita por preços superiores aos do Banco de Preços do Ministério da Saúde. Com relação a esse assunto, à importância do armazenamento para a conservação dos medicamentos e às concentrações adequadas dos mesmos, julgue os itens a seguir. Sabendo que as ampolas de estoque do almoxarifado do hospital contêm 6.000.000 UI, uma equipe de enfermagem solicitou envio de quantidade suficiente para 24 horas de tratamento com penicilina para um paciente que teria de receber 2.000.000 UI a cada 4 horas. Nessa situação, é correto afirmar que a equipe de enfermagem deverá receber 2 ampolas para o tratamento desse paciente.
Julgue os itens de 99 a 105, acerca da conservação das características dos produtos e dos procedimentos técnicos e administrativos do armazenamento de medicamentos. A temperatura dos almoxarifados de medicamentos deve ser medida diariamente e registrada em mapas de controle.
Julgue os itens de 99 a 105, acerca da conservação das características dos produtos e dos procedimentos técnicos e administrativos do armazenamento de medicamentos. Medicamentos sólidos, como comprimidos, podem ser armazenados em caixas empilhadas diretamente no chão, desde que não seja em área próxima a banheiros.
No que se refere a cálculo de dose de medicamentos, julgue os itens que se seguem. O volume de 1,5 mL de uma solução comercial dessa substância de ciprofloxacina a 80 mg/mL contém 120 mg.
Um profissional da área de saúde que trabalha na farmácia de um hospital de grande porte exerce as seguintes atividades: dispensação de medicamentos aos pacientes atendidos no ambulatório e aos internados; recebimento e armazenamento dos medicamentos adquiridos pelo hospital; registro dos eventos adversos dos medicamentos dispensados aos pacientes, observando as normas de biossegurança necessárias a um hospital. Considerando esse contexto, julgue os itens a seguir, que apresentam propostas de medidas ou atitudes a serem adotadas por esse profissional, em cada situação apresentada. Durante a dispensação de medicamentos do programa de tuberculose do MS, o profissional deve conversar demoradamente com o paciente, para distraí-lo.
Um profissional da área de saúde que trabalha na farmácia de um hospital de grande porte exerce as seguintes atividades: dispensação de medicamentos aos pacientes atendidos no ambulatório e aos internados; recebimento e armazenamento dos medicamentos adquiridos pelo hospital; registro dos eventos adversos dos medicamentos dispensados aos pacientes, observando as normas de biossegurança necessárias a um hospital. Considerando esse contexto, julgue os itens a seguir, que apresentam propostas de medidas ou atitudes a serem adotadas por esse profissional, em cada situação apresentada. Após identificar que existem medicamentos fora do prazo de validade, o profissional deverá enviar tais medicamentos para descarte no lixo hospitalar.
Julgue os itens de 99 a 105, acerca da conservação das características dos produtos e dos procedimentos técnicos e administrativos do armazenamento de medicamentos. A incidência direta de luz sobre os medicamentos, principalmente de raios solares, acelera a velocidade das reações químicas e aumenta a velocidade de degradação dos fármacos.
Julgue os itens de 99 a 105, acerca da conservação das características dos produtos e dos procedimentos técnicos e administrativos do armazenamento de medicamentos. Os medicamentos devem ser armazenados em locais ventilados; a maioria deles à temperatura ambiente de 20 ºC, aceitando-se uma variação entre 15 ºC e 25 ºC.

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.