← Mais simulados

Simulado: ENEM - Ecologia e Ciências Ambientais - INEP - Questões

Simulado com Questões da Prova - ENEM - Ecologia e Ciências Ambientais - INEP. Ao Terminar de Resolver, Clique em Corrigir para ver o Gabarito.

29 resolveram
48% acertos
Difícil
0 gabaritaram
6 ótimo
8 bom
13 regular
2 péssimo

NO Brasil, cerca de 80% da energia elétrica advém de hidrelétricas, cuja construção implica o represamento de rios. A formação de um reservatório para esse fim, por sua vez, pode modificar a ictiofauna local. Um exemplo é o representante do Rio Paraná, onde se observou o desaparecimento de peixes cascudos quase que simultaneamente ao aumento do numero de peixes de espécies exóticas introduzidas, como o mapará e a corvina, as três espécies com nichos ecológicos semelhantes.
PETESSE, M, L.; PETRERE JR, M.Ciencia Hoje, São Paulo, n, 293, v. 49, jun. 2012 (adaptado).

Nessa modificação da ictiofauna, o desaparecimento de cascudos é explicado pelo(a)

Apesar de belos e impressionantes, corais exóticos encontrados na Ilha Grande podem ser uma ameaça ao equilíbrio dos ecossistemas do litoral do Rio de Janeiro. Originários do Oceano Pacífico, esses organismos foram trazidos por plataformas de petróleo e outras embarcações, provavelmente na década de 1980, e disputam com as espécies nativas elementos primordiais para a sobrevivência, como espaço e alimento. Organismos invasores são a segunda maior causa de perda de biodiversidade, superados somente pela destruição direta de hábitats pela ação do homem. As populações de espécies invasoras crescem indefinidamente e ocupam o espaço de organismos nativos.
LEVY, I. Disponível em: HTTP://cienciahoje.uol.com.br. Acesso em: 5 dez. 2011 (adaptado).

As populações de espécies invasoras crescem bastante por terem a vantagem de

Estudos de fluxo de energia em ecossistemas demonstram que a alta produtividade nos manguezais está diretamente relacionada às taxas de produção primária líquida e à rápida reciclagem dos nutrientes. Como exemplo de seres vivos encontrados nesse ambiente, temos: aves, caranguejos, insetos, peixes e algas.

Dos grupos de seres vivos citados, os que contribuem diretamente para a manutenção dessa produtividade no referido ecossistema são

Sabe-se que o aumento da concentração de gases como Co2, CH4 e N2O na atmosfera é um dos fatores responsáveis pelo agravamento do efeito estufa. A agricultura é uma das atividades humanas que pode contribuir tanto para a emissão quanto para o sequestro desses gases, dependendo do manejo da matéria orgânica do solo.
ROSA, A. H.; COELHO, J. C. R. Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola.
São Paulo, n. 5, nov. 2003 (adaptado).

De que maneira as práticas agrícolas podem ajudar a minimizar o agravamento do efeito estufa?

Plantas terrestres que ainda estão em fase de crescimento fixam grandes quantidades de Co2, utilizando para formar novas moléculas orgânicas, e liberam grande quantidade de o2. No entanto, em florestas maduras, cujas arvores já atingiram o equilíbrio, o consumo de o2 pela respiração tende a igualar sua produção pela fotossíntese. A morte natural de arvores nessas florestas afeta temporariamente a concentração de o2 e de Co2 próximo à superfície do solo onde elas caíram. A concentração de o2 próximo ao solo, no local da queda, será:

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.