← Mais simulados

Simulado: Analista CGU - Computação - Redes de Computadores - ESAF - Questões

Simulado com Questões da Prova - Analista CGU - Computação - Redes de Computadores - ESAF. Ao Terminar de Resolver, Clique em Corrigir para ver o Gabarito.

2 resolveram
36% acertos
Difícil
0 gabaritaram
0 ótimo
0 bom
2 regular
0 péssimo

A respeito da segurança de serviços Internet TCP/IP (Transmission Control Protocol / Internet Protocol) é correto afirmar que

Os objetivos da auditoria de redes de computadores são certificar-se da

Em algumas topologias de rede, onde as estações estão ligadas a um elemento concentrador, com implementação interna desconhecida e com interface compatível com as estações, é possível que estes implementem arquiteturas que possibilitem a troca de mensagens entre várias estações simultaneamente. Assim, duas estações podem obter taxas efetivas de transmissão bem maiores que aquelas obtidas quando a taxa de transmissão nominal do elemento concentrador é compartilhada entre todas as estações. O elemento concentrador que permite esse tipo de configuração é denominado

O modelo OSI possui sete níveis de protocolos, cada um tem seus objetivos e implementam serviços específicos. O objetivo do nível de enlace é

Analise as seguintes afirmações relacionadas a redes de comunicação de dados e ao modelo OSI:

I. No modelo OSI, durante a transmissão no modo "não-orientado à conexão" o fornecedor do serviço relaciona um pedido com todos os outros feitos antes, mas não permite seu relacionamento com os outros feitos depois.

II. No modelo OSI, o serviço fornecido por uma camada pode ser "orientado à conexão" ou "não-orientado à conexão". No modo de transmissão "orientado à conexão" o serviço é dividido em três fases de operação: estabelecimento da conexão; transferência de dados e liberação da conexão.

III. No modelo OSI, durante a recepção no modo "orientado à conexão" o fornecedor do serviço não relaciona um pedido com os outros ocorridos antes dele e nem permite seu relacionamento com os que ocorrerem depois dele.

IV. No modelo OSI, durante a transmissão no modo "não-orientado à conexão básica", cada unidade de dados é roteada de forma independente das demais e não ocorre seqüenciamento nem controle de fluxo.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

O DHCP possibilita a distribuição de endereços IP para máquinas na rede. Com relação aos tipos de distribuição possíveis com o uso do DHCP é correto afirmar que

Analise as seguintes afirmações relacionadas a redes de computadores e segurança da informação:

I. Protocolos como POP3 e FTP enviam senhas criptografadas através da rede, tornando essa informação impossível de ser obtida por um invasor que use a detecção de rede.

II. O IPsec pode ser usado para implementar uma verificação de conexão adicional. É possível configurar regras de diretiva que exijam uma negociação de IPsec bem-sucedida a fim de conceder acesso a um conjunto de aplicativos.

III. Na Espionagem na rede (sniffing) os invasores tentam capturar o tráfego da rede com diversos objetivos, entre os quais podem ser citados obter cópias de arquivos importantes durante sua transmissão e obter senhas que permitam estender o seu raio de penetração no ambiente invadido.

IV. Ataques de negação de serviço são ataques direcionados a um usuário específico da Internet.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

Analise as seguintes afirmações relacionadas a protocolos, tipos e meios de transmissão, modos de operação e gerenciamento em redes de computadores:

I. Em uma rede de computadores, os endereços 255 são usados quando é necessário enviar uma mensagem para mais de um destino simultaneamente. Com esse recurso, denominado Broadcast, quando se envia uma mensagem para o endereço 192.168.255.255 ela é entregue a todas as placas na rede 192.168.0.0.

II Quando um datagrama multicast é enviado para uma rede, todas as máquinas, independentemente de seu endereço IP, devem receber, tratar e responder, acusando o recebimento e, quando for o caso, o atendimento da solicitação.

III. O protocolo IP usa endereços IP para identifi car as placas, enquanto os protocolos MAC usam endereços MAC. Em alguns casos os protocolos ARP (Address Resolution Protocol) e RARP (Reverse Address Resolution Protocol) são utilizados para traduzir endereços IP em endereços MAC ou vice-versa.

IV. O uso dos protocolos ARP e RARP é necessário quando, em um mesmo segmento de rede, um mesmo endereço IP é utilizado simultaneamente por mais de uma placa de rede ativa. Nesses casos, a identificação correta da máquina na rede é feita com a união dos endereços MAC e IP.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

Analise as seguintes afirmações relacionadas à topologia e elementos de interconexão de redes de computadores:

I. O poder de crescimento, no que diz respeito à distância máxima entre dois nós, em uma rede com topologia em barra dependerá exclusivamente da taxa de transmissão utilizada.

II. A topologia em barra apresenta uma configuração multiponto onde todas as estações ou nós conectamse ao meio físico de transmissão, permitindo que cada um desses nós possam "ouvir" as informações transmitidas.

III. Os transceptores utilizados para conectar os nós ao meio de transmissão em redes com topologia em barra geram descontinuidade de impedância, causando reflexões e limitando em 16 a quantidade de nós que podem fazer parte do mesmo segmento físico.

IV. Na topologia em barra a ligação das estações ao meio de comunicação é realizada através de um transceptor, que tem como funções básicas transmitir e receber sinais, bem como reconhecer a presença destes sinais no meio.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

Analise as seguintes afirmações relacionadas à topologia de redes:

I. Uma rede em anel consiste de estações conectadas através de um caminho fechado. O anel não interliga diretamente às estações. Neste caso, uma série de repetidores interligados fisicamente são encarregados de conectarem estações à rede.

II. Em algumas configurações em anel a transmissão é unidirecional, permitindo que os repetidores sejam projetados de forma a transmitir e receber dados simultaneamente, diminuindo assim o retardo da transmissão.

III. Em redes em anel com transmissão unidirecional, quando uma mensagem é enviada por um nó ela entra no anel e fica circulando na rede até que complete um número de voltas igual ao número de nós existentes. Após isso, recebe a marcação indicativa de "a ser descartada" e, no próximo ciclo, será descartada pelo nó que colocou a referida marcação.

IV. A maior vantagem do uso de redes com topologia em anel é que a quebra ou falha em qualquer dos repetidores não compromete o funcionamento da rede. Essa característica torna a rede com topologia em anel uma das mais confiáveis e seguras.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

Portas são identificadores de processos na camada de transporte Internet TCP/IP (Transmission Control Protocol / Internet Protocol), isto é, a porta origem identifica o processo que enviou dados e a porta destino identifica o processo que recebe os dados – informações indicadas no cabeçalho de cada segmento TCP e pacote UDP (User Datagram Protocol). Sendo assim, em termos das questões relacionadas ao contexto das portas, é incorreto afirmar que

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.