← Mais simulados

Simulado: Analista CGU - Engenharia Civil - Hidráulica e Hidrologia - ESAF - Questões

Simulado com Questões da Prova - Analista CGU - Engenharia Civil - Hidráulica e Hidrologia - ESAF. Ao Terminar de Resolver, Clique em Corrigir para ver o Gabarito.

0 resolveram
0% acertos
n/d
0 gabaritaram
0 ótimo
0 bom
0 regular
0 péssimo

Energia vem da palavra grega enérgeia, que quer dizer “força em ação”. Existem diversas fontes de energia na natureza: a luz do sol, o vento ou a água, por exemplo, são fontes que produzem energia limpa, não poluente. Mas, atualmente, a maior parte da energia utilizada pela humanidade provém de combustíveis fósseis – petróleo, carvão mineral, xisto etc. O uso desses combustíveis em larga escala tem provocado o aquecimento global, degelo nos polos, chuvas ácidas e envenenamento da atmosfera e de todo meio ambiente. Sobre o tema, analise as afirmações abaixo.

I. As fontes de energia renováveis são praticamente inesgotáveis e provocam impacto ambiental muito baixo.

II. As fontes renováveis são apropriadas para geração autônoma, benefi ciando, por exemplo, as comunidades rurais e a produção agrícola, mas apresentam custo mais elevado quando comparadas às fontes convencionais.

III. As fontes renováveis podem comprometer o balanço térmico e a composição atmosférica do planeta.

IV. A energia nuclear pode ser apontada como uma solução definitiva e viável para a produção de energia.

É correto apenas o que se afirma em

A cota do reservatório do sistema público de abastecimento de água, de maneira a atender satisfatoriamente os pontos de consumo e não submeter à tubulação da rede a tensões excessivas, é definido em função da seguinte variável:

A drenagem é uma técnica que visa retirar o excesso de água do solo. Tem como objetivos garantir a aeração do solo, controlar erosões e salinidade, incorporar novas áreas agrícolas e aumentar a produtividade. Entre as opção abaixo, marque a correta.

A irrigação é uma técnica que consiste em aplicar a quantidade de água necessária ao solo nos momentos adequados, para que a espécie vegetal cultivada possa expressar todo seu potencial produtivo. Entre as diferentes técnicas de se irrigar uma área, listadas abaixo, assinale a opção incorreta.

A coleta e o transporte das águas residuárias desde a origem até o lançamento final constituem o fundamento básico do saneamento de uma população. O sistema de esgotamento sanitário usualmente apresenta a seguinte configuração:

Em uma Estação de Tratamento de Água (ETA), a água passa por várias etapas: coagulação, fl oculação, decantação, filtração, desinfecção, fluoretação e correção de pH. Entre as opções abaixo, assinale a incorreta.

Considerando-se a declividade da tubulação de um trecho da rede coletora de esgoto, pode-se afirmar que

Reservatório de amortecimento de cheias é uma estrutura que acumula temporariamente as águas pluviais, com a função de amortecer as vazões de cheias e reduzir os riscos de inundações a jusante. Os sistemas para reuso das águas pluviais permitem seu armazenamento em reservatórios de amortecimento ou microrreservatórios. A água armazenada pode ser utilizada para diversos fins. Entre as opções abaixo, marque a incorreta.

Com relação às obras de dragagem e derrocamento, é incorreto afirmar que

Os canais são condutos naturais ou artifi ciais, destinados a escoar as águas com uma superfície livre. São construídos tanto ao longo dos próprios cursos d’água da rede hidrográfi ca, modifi cados de acordo com as necessidades, como escavados em terra seca. Entre os diversos tipos citados abaixo, assinale a opção incorreta.

As turbinas hidráulicas são projetadas especifi camente para transformar a energia hidráulica de um fl uxo de água em energia mecânica na forma de torque e velocidade de rotação. Com relação aos tipos de turbinas, pode-se afirmar que

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.