← Mais simulados

Simulado: Supervisor de Pesquisas Gestão - IBGE - Gestão Estratégica - IBFC - Questões

Simulado com Questões da Prova - Supervisor de Pesquisas Gestão - IBGE - Gestão Estratégica - IBFC. Ao Terminar de Resolver, Clique em Corrigir para ver o Gabarito.

25 resolveram
49% acertos
Difícil
0 gabaritaram
0 ótimo
13 bom
12 regular
0 péssimo
Planejamento estratégico é o processo de definir os objetivos de longo prazo da organização. Um processo sistemático de planejamento estratégico é uma sequência de análises e decisões que compreendem alguns componentes. Assinale a alternativa que não apresente um desses componentes.
As estratégias da organização são respostas aos desafios e oportunidades do ambiente e dos sistemas internos. Sobre as categorias de estratégias, assinale a alternativa incorreta.

Sobre motivação, analise as afirmativas abaixo:

I. As teorias motivacionais podem ser classificadas em teorias de conteúdo ou de processo.

II. Uma teoria motivacional complexa e difícil de ser avaliada é a baseada na expectativa. Essa teoria examina os processos e as etapas seguidas por uma pessoa na busca e obtenção de resultados.

III. A teoria motivacional da equidade enfoca as percepções do indivíduo em relação ao nível de justiça e tratamento que ele recebe em comparação com outros indivíduos.

Assinale a alternativa correta.

Motivação são forças internas que atuam no empregado e que iniciam e direcionam comportamentos. O ponto de partida da motivação é o indivíduo. Assinale a alternativa que contém a ordem correta das teorias motivacionais de conteúdo e de processo, do ponto de vista de um gestor.
I. Buscar formas para satisfazer as necessidades. II. Componentes direcionado a metas. III. Necessidades. IV. Necessidades reavaliadas pelo emprego. V. Recompensar e punições. VI. Desempenho (avaliação das metas qualificadas).
___ é aquilo que é percebido pelos empregados e a forma como essa percepção cria um padrão de crenças, valores e expectativas. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
A Administração tem alguns fatores de influência, um deles é a Eficácia que é a contribuição dos resultados obtidos para o alcance dos objetivos estabelecidos pelas organizações em seus processos de planejamento. Sobre os aspectos da Eficácia, assinale a alternativa incorreta.
Planejamento é um dos elementos essenciais da administração. Sobre planejamento, assinale a alternativa incorreta.
A Administração nas organizações é dividida em níveis e estão ligados aos níveis decisórios. Sobre os níveis da organização, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Nível estratégico é o que consolida a interação entre os aspectos internos ou controláveis e os aspectos externos e não controláveis das organizações. II. Nível tático é o que trabalha com determinada área de resultado e não com toda a organização. III. Nível operacional é o que formaliza, principalmente através de documentos escritos, cumprindo os processos administrativos estabelecidos para o desenvolvimento das organizações.
Estão corretas as afirmativas:
___ é a relação equilibrada e otimizada entre os resultados alcançados e os objetivos propostos ao longo do tempo pelas organizações. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

Sobre as funções da Administração, analise as afirmativas abaixo:

I. Planejamento é a metodologia administrativa que permite diagnosticar e analisar situações atuais, de estabelecer resultados a serem alcançados pelas organizações e de delinear ações para alcançar esses resultados, bem como estabelecer leis e normas que servem de sustentação a esse procedimento administrativo.

II. Organização é a capacidade e habilidade administrativa de supervisionar e orientar os recursos alocados nas atividades das organizações, visando otimizar o processo decisório ao alcance dos resultados estabelecidos no planejamento.

III. Controle é a metodologia administrativa que procura medir e avaliar o desempenho e o resultado de ações, com a finalidade de realimentar com informações os tomadores de decisões, de forma que possam corrigir ou reforçar esse desempenho, para assegurar que os resultados estabelecidos pelo planejamento sejam alcançados.

Assinale a alternativa correta.

Liderança é uma tentativa de se usar influência para motivar os indivíduos a atingirem alguma meta. Analise as afirmativas abaixo sobre líder e liderança:
I. Líder centrado no trabalho é a pessoa que supervisiona e observa de perto o trabalho dos demais. II. Líder centrado no empregado é a pessoa que supervisiona o trabalho dos demais apenas no geral, tentando proporcionar-lhe uma sensação de autonomia e suporte. III. Estruturação são atos de liderança que implicam a estruturação de tarefas e as responsabilidades dos cargos dos afiliados.
Assinale a alternativa correta.

Avaliar o desempenho das organizações é algo muito importante. Todas as organizações são sistemas de recursos que perseguem objetivos. Sendo assim, o desempenho de uma organização pode ser avaliado pela medida em que os objetivos são realizados.

Assinale a alternativa que apresenta o nome que se dá ao realizar tarefas de maneira correta, sem erros sem atrasos, de maneira inteligente, com o mínimo de esforço e o maior aproveitamento dos recursos disponíveis.

Motivação para o trabalho é um estado psicológico de disposição, interesse ou vontade de perseguir ou realizar uma tarefa ou meta. Sobre esse assunto, analise as afirmativas abaixo:
I. A motivação para o trabalho é resultante de uma interação complexa entre os motivos internos das pessoas e os estímulos da situação ou ambiente. II. São exemplos de motivos internos: necessidade, interesse e recompensa. III. São exemplos de motivos externos: valores, incentivos e punições.
Assinale a alternativa correta.
Motivação e liderança são conceitos interligados e estudados na escola de relações humanas. Sobre liderança e o líder, analise as afirmativas abaixo:
I. Líder de um time é aquele capaz de coordenar esforços para a obtenção de um objetivo comum. II. O bom líder é aquele que consegue despertar o que há de melhor no outro, conciliando os interesses individuais e particulares com os objetivos comuns. III. Ao líder é delegado o poder e responsabilidade de facilitar a existência de condições propícias à realização do trabalho.
Assinale a alternativa correta.
A motivação humana é um tema tratado na administração. Maslow escreveu em seu livro Motivação e Personalidade sua teoria da hierarquização das necessidades humanas. A necessidade, que é o desejo dos indivíduos de renovar e reciclar seu potencial e tornar-se cada vez mais o que cada um seria capaz de ser é uma das necessidades da teoria da hierarquização das necessidades humanas de Maslow. Assinale a alternativa em que está o nome dessa necessidade descrita acima.
Liderança no trabalho é um tema que deve ser tratado dentro das empresas. Sobre esse tema analise as afirmativas abaixo:
I. Liderança situacional tem como premissa o nível de desenvolvimento dos membros da equipe. II. Liderança situacional tem como premissa a situação a ser enfrentada e resolvida. III. O único responsável por uma boa liderança é o líder.
Assinale a alternativa correta.

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.