← Mais simulados

Simulado: IBGE - Biblioteconomia - Organização e Tratamento da Informação - Questões

Simulado com Questões da Prova - IBGE - Biblioteconomia - Organização e Tratamento da Informação. Ao Terminar de Resolver, Clique em Corrigir para ver o Gabarito.

3 resolveram
42% acertos
Difícil
0 gabaritaram
0 ótimo
1 bom
2 regular
0 péssimo

Analise as afirmações abaixo.

I - Nos esquemas de classificação, o arranjo alfabético é secundário na forma de um índice que remete para o arranjo principal, que é hierárquico.

II - No tesauro, o arranjo implícito dos termos é alfabético, mas existe uma estrutura hierárquica explícita incorporada à lista alfabética por meio de remissivas.

III - A lista de cabeçalhos de assuntos é similar ao tesauro por ser de base alfabética, mas difere dele porque incorpora uma estrutura hierárquica imperfeita e por não distinguir claramente as relações hierárquicas das associativas.

IV - Os esquemas de classificação, as listas de cabeçalhos de assuntos e os tesauros são tipos de vocabu- lário que controlam sinônimos, distinguem homógrafos e agrupam termos afins, mas empre- gam métodos um tanto diferentes para alcançar esses objetivos.

V - A indexação derivativa envolve o esforço de representar a substância da análise conceitual mediante o emprego de termos extraídos de alguma forma de vocabulário controlado.

Estão corretas APENAS as afirmações

A estrutura de uma tese, dissertação ou trabalho acadêmico compreende elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. De acordo com essa estrutura, definida na NBR 14724, da ABNT, constituem elementos textuais:

O ISBN, utilizado para identificação internacional de cada livro ou cada edição dos livros de um editor, e o ISSN, para identificação internacional do título-chave de uma publicação periódica, são códigos numéricos. São responsáveis pela atribuição desses códigos, respectivamente,

Segundo os Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos, a entidade que representa o produto do trabalho intelectual ou artístico, que implica a representação de todos os objetos físicos possuidores das mesmas características tanto de conteúdo intelectual como de forma física e que abrange diversos materiais como livros, manuscritos, mapas, filmes e kits de multimídia denomina-se

De acordo com a NBR 6027 da ABNT, que especifica a localização do sumário em publicações periódicas, é INCORRETO afirmar que o sumário

Quanto às regras de aplicação do ISSN, observe as proposições abaixo.

I - Quando uma publicação é editada em diferentes meios físicos, com o mesmo título ou não, diferen- tes números ISSN devem ser atribuídos.

II - No caso em que há mudança no meio físico da publicação (por exemplo, uma publicação impressa torna-se uma publicação on line), um novo ISSN é atribuído.

III - Será atribuído ISSN para publicações eletrônicas que apresentarem apenas resumos de artigos sem a possibilidade de ler o texto completo.

IV - A uma publicação com múltiplas formas físicas (por exemplo, uma publicação impressa com um CD-ROM incluído ou uma gravação de vídeo) só será atribuído um ISSN.

V - O mesmo ISSN não pode ser utilizado para diferentes formatos de arquivo (ASCII, PostScript,Hipertexto, PDF) da mesma publicação on line.

Estão corretas APENAS as proposições:

O resumo na língua do texto é elemento obrigatório em artigo de publicação periódica científica impressa, e suascaracterísticas estão especificadas na NBR 6022, da ABNT.
A norma determina, por exemplo, que esse resumo

A legenda bibliográfica, segundo a NBR 6021, da ABNT, para um artigo publicado na Revista Brasileira de Geografia do IBGE, no Rio de Janeiro, entre as páginas 7 e 24 do fascículo de número 1, do volume 59, correspondente aos meses de janeiro a junho de 2005, é

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.