← Mais simulados

Simulado: IBGE - Biblioteconomia - Indexação - CESGRANRIO - Questões

Simulado com Questões da Prova - IBGE - Biblioteconomia - Indexação - CESGRANRIO. Ao Terminar de Resolver, Clique em Corrigir para ver o Gabarito.

3 resolveram
14% acertos
Muito difícil
0 gabaritaram
0 ótimo
0 bom
1 regular
2 péssimo

A qualidade da indexação refere-se à consideração de diversos fatores: Indexador (I), Vocabulário (V), Documento (D), Processo (P) e Ambiente (A). Preencha as lacunas com as iniciais de cada um dos fatores que influenciam a qualidade da indexação.

( ) produtividade exigida
( ) calefação e refrigeração
( ) complexidade e extensão
( ) qualidade da estrutura
( ) conhecimento do assunto

A ordem correta das letras, de cima para baixo, é

O material cartográfico pode ser indexado pela descrição bibliográfica e por

Na indexação notacional de mapas, são utilizados, em maior escala, os esquemas de classificação

Na indexação pré-coordenada, o tipo de índice articulado de assunto, criado por Tim Craven, em cuja forma mais simples o indexador emprega colchetes angulares para indicar uma frase encaixada numa frase maior e que será usada para gerar entradas de índice, é o

Um enunciado de indexação, formado por termos relacionados entre si por meio de operadores, é denominado

Analise as afirmações abaixo.

I - Nos esquemas de classificação, o arranjo alfabético é secundário na forma de um índice que remete para o arranjo principal, que é hierárquico.

II - No tesauro, o arranjo implícito dos termos é alfabético, mas existe uma estrutura hierárquica explícita incorporada à lista alfabética por meio de remissivas.

III - A lista de cabeçalhos de assuntos é similar ao tesauro por ser de base alfabética, mas difere dele porque incorpora uma estrutura hierárquica imperfeita e por não distinguir claramente as relações hierárquicas das associativas.

IV - Os esquemas de classificação, as listas de cabeçalhos de assuntos e os tesauros são tipos de vocabulário que controlam sinônimos, distinguem homógrafos e agrupam termos afins, mas empregam métodos um tanto diferentes para alcançar esses objetivos.

V - A indexação derivativa envolve o esforço de representar a substância da análise conceitual mediante o emprego de termos extraídos de alguma forma de vocabulário controlado.

Estão corretas APENAS as afirmações

Um usuário, a partir de suas necessidades de informação, dá inicio ao processo de busca e recuperação da informação. O Bibliotecário de Referência, ao qual nesse momento cabe a responsabilidade de indexador, se vale da compreensão da demanda para trazer da base de dados, na forma do pedido de informação, a resposta mais adequada possível às necessidades desse usuário. Lancaster ressalta que são fatores importantes para essa atividade:

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.