Simulado: Soldado Bombeiro Militar - Biologia - CBM MG

3 questões Biologia, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar MG, FUMARC, Ensino Médio

Responda as 3 questões do simulado abaixo (Soldado Bombeiro Militar - Biologia - CBM MG). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

1.859 resolveram
49% acertos
Difícil
218 gabaritaram
218 ótimo
679 bom
718 regular
244 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1Questão 8447. Biologia, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar MG, FUMARC, Ensino Médio, 2013

Um estudante fez a seguinte descrição de um ser vivo: "organismo unicelular, com genoma disperso pelo citoplasma, ausência de compartimentos membranosos, autotrófico, utilizando energia luminosa como fonte primária.” Utilizando conhecimentos sobre as características dos seres vivos, a descrição feita pelo estudante é de um(a)

2Questão 8448. Biologia, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar MG, FUMARC, Ensino Médio, 2013

A mutação é um fenômeno que resulta da alteração na sequência de bases nitrogenadas da molécula de DNA. Quando ocorre uma mutação, o efeito pode ser deletério, isto é, o resultado é tão prejudicial que a sequência mutante tende a ser excluída, o que pode levar à exclusão do próprio indivíduo que a possui. No entanto, muitas vezes, uma mutação é silenciosa, não tendo efeito prático no resultado da síntese proteica.
A propriedade do código genético que está ligada a esse fato é:

3Questão 8449. Biologia, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar MG, FUMARC, Ensino Médio, 2013

Doenças sexualmente transmissíveis, conhecidas popularmente por DST, são patologias antigamente conhecidas como doenças venéreas. São doenças infecciosas que se transmitem, essencialmente (porém não de forma exclusiva), pelo contato sexual. O uso de preservativo (camisinha) tem sido considerado como a medida mais eficiente para prevenir a contaminação e impedir sua disseminação. Das DST listadas a seguir, a única que NÃO pode ser veiculada pelo sangue é a