Simulado ANTAQ - Engenharia Naval - Técnico em Regulação - 2009 - ii

Simulado para Técnico em Regulação - ANTAQ com 10 Questões de Engenharia Naval. Prova com Exercícios de Ensino Médio da Banca CESPE com Gabarito.

  • 30 Resolveram
  • 52% Acertos
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  • barra ótimo 5 Ótimo
  • barra qtd_bom 13 Bom
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  • 1 - Questão 9488.   Engenharia Naval - Nível Médio - Técnico em Regulação - ANTAQ - CESPE - 2009
  • Julgue os itens a seguir relativos à evolução do transporte aquaviário, à legislação marítima e a movimentação de carga.

    Segundo a Lei n.º 7.652/1988, as embarcações brasileiras, inclusive as da Marinha de Guerra, estão sujeitas à inscrição na capitania dos portos em cuja jurisdição for domiciliado o proprietário ou armador. O domicílio, no caso de embarcação da marinha, é interpretado como a base naval da frota a qual pertence a embarcação.
  • 3 - Questão 9490.   Engenharia Naval - Nível Médio - Técnico em Regulação - ANTAQ - CESPE - 2009
  • Julgue os itens a seguir relativos a instalações portuárias.

    O hinterland pode ser definido segundo vários parâmetros. O cliente escolhe um porto avaliando a proximidade física, as tarifas portuárias, a competitividade dos serviços de transporte terrestre, o tipo de embarcação que frequenta o porto ou uma combinação desses fatores.
  • 4 - Questão 9491.   Engenharia Naval - Nível Médio - Técnico em Regulação - ANTAQ - CESPE - 2009
  • Julgue os itens a seguir relativos a instalações portuárias.

    Nos canais de acesso aos portos, a prática marítima aconselha a adoção de uma altura de segurança sob a quilha da embarcação tipo denominada pé de piloto. Essa medida engloba as influências da variação de densidade da água do mar, o squat e o efeito da onda.
  • 5 - Questão 9492.   Engenharia Naval - Nível Médio - Técnico em Regulação - ANTAQ - CESPE - 2009
  • Julgue os itens a seguir relativos a instalações portuárias.

    A dimensão da bacia de evolução é função do comprimento e manobrabilidade da embarcação tipo, assim como do tempo disponível para a manobra ser efetuada. A dimensão considerada ideal reserva espaço para a inscrição, no seu interior, de um círculo cujo diâmetro é igual ao comprimento entre perpendiculares da embarcação tipo.
  • 6 - Questão 9493.   Engenharia Naval - Nível Médio - Técnico em Regulação - ANTAQ - CESPE - 2009
  • Com relação a apoio marítimo e tipos de mercadorias, navegação e tipos de navios, julgue os itens subsequentes.

    Cheio e em baixo (full and down) é a condição da embarcação com excesso de carga. Nessas condições, é excedida a tonelagem de registro.
  • 7 - Questão 9494.   Engenharia Naval - Nível Médio - Técnico em Regulação - ANTAQ - CESPE - 2009
  • Com relação a apoio marítimo e tipos de mercadorias, navegação e tipos de navios, julgue os itens subsequentes.

    Ao comandante da embarcação cabe assumir pessoalmente a direção da embarcação, sempre que necessário, exceto quando o prático estiver a bordo
  • 8 - Questão 9495.   Engenharia Naval - Nível Médio - Técnico em Regulação - ANTAQ - CESPE - 2009
  • Com relação a apoio marítimo e tipos de mercadorias, navegação e tipos de navios, julgue os itens subsequentes.

    Deslocamento bruto ou deslocamento máximo é o peso do volume de água deslocada pela embarcação completamente carregada com passageiros, respectivas bagagens, combustível, dotações e carga. O deslocamento bruto implica nenhuma água nos tanques de lastro.
  • 9 - Questão 9496.   Engenharia Naval - Nível Médio - Técnico em Regulação - ANTAQ - CESPE - 2009
  • Com relação a apoio marítimo e tipos de mercadorias, navegação e tipos de navios, julgue os itens subsequentes.

    Na medida da arqueação das embarcações é utilizada a tonelada Moorson ou tonelada de arqueação, que vale 100 pés cúbicos (2,832 m3). A arqueação bruta (gross tonnage) é sinônimo de tonelagem bruta.

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