Simulado SEE SP - Pedagogia - Supervisor Escolar - 2008 - ii

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  • barra qtd_bom 88 Bom
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  • 1 - Questão 10030.   Pedagogia - Nível Superior - Supervisor Escolar - SEE SP - CETRO - 2008
  • Hernández (1998) propõe o desafio de se repensar o saber escolar e a função da Escola, colocando no centro das reflexões a situação social em processo de mudança, característica do denominado pós-modernismo, que manifesta a existência de uma nova consciência artística, cultural e que provoca radicais transformações em nossa existência e em suas condições históricas. Com esse argumento, o autor justifica sua tese de que
  • 2 - Questão 10031.   Pedagogia - Nível Superior - Supervisor Escolar - SEE SP - CETRO - 2008
  • Souza, Paulo Renato (2005), analisando a atuação do Ministério da Educação, no período de 1995 a 2002, afirma que, em sua percepção, a iniciativa mais importante de sua gestão foi
  • 3 - Questão 10032.   Pedagogia - Nível Superior - Supervisor Escolar - SEE SP - CETRO - 2008
  • Souza, Paulo Renato (2005), escrevendo sobre a importância das Parcerias Público-Privadas na Educação, das quais cita como exemplar o Comunidade Solidária, aponta que o trabalho realizado nesse setor gerou a produção de novas tecnologias de gestão social, como ferramenta que potencializa o desempenho de programas e projetos sociais. Afirma que o único critério legítimo para definir as formas de relacionamento entre governo e sociedade é
  • 4 - Questão 10033.   Pedagogia - Nível Superior - Supervisor Escolar - SEE SP - CETRO - 2008
  • Segundo Freitas (2003), as dificuldades da progressão continuada e dos ciclos para se instituírem e para alterarem as regras do jogo da escola devem-se, primordialmente
  • 5 - Questão 10034.   Pedagogia - Nível Superior - Supervisor Escolar - SEE SP - CETRO - 2008
  • Castro e Tiezzi, em artigo da coletânea Os Desafios da Educação no Brasil (2005), ao tratarem da reforma e implantação do Ensino Médio, analisam limites e desafios enfrentados para se atingir a plena universalização do acesso e qualidade desejável ao término da educação básica.

    I. A segunda metade da década de 80 inaugura um novo ciclo da educação brasileira com a democratização do acesso ao Ensino Fundamental e extraordinária expansão do nível médio.
    II. A existência de ampla e diversificada educação profissional pós-médio é condição essencial para que os sistemas educacionais viabilizem uma educação permanente.
    III. A gestão inovadora da escola implica na formação continuada de seus gestores e no desenvolvimento de uma cultura de planejamento escolar de avaliação institucional e de aprendizagem dos alunos.
    IV. A melhoria do processo pedagógico dentro das escolas exige ações de fomento e assistência técnica pela esfera administrativa central.
    V. Sensibilização dos professores para que desenvolvam habilidades de leitura e de produção dos mais diversos tipos de textos, cada qual em sua área curricular.

    Está de acordo com os autores, apenas o contido em
  • 6 - Questão 10035.   Pedagogia - Nível Superior - Supervisor Escolar - SEE SP - CETRO - 2008
  • Castro e Tiezzi, em artigo da coletânea Os Desafios da Educação no Brasil (2005) apontam que o Exame Nacional do Ensino Médio é um instrumento que contribui para a implementação da reforma do Ensino Médio, difundindo seus objetivos para todo o Brasil, pois
  • 7 - Questão 10036.   Pedagogia - Nível Superior - Supervisor Escolar - SEE SP - CETRO - 2008
  • O processo educativo, realizado a partir de um projeto educacional, pressupõe que todas as atividades sejam desenvolvidas em função de uma mesma intencionalidade. Nesse processo, os Supervisores ocupam lugar fundamental, não podendo perder de vista alguns pressupostos relacionados com o processo total da Educação:

    I. a educação formal é um processo que deve objetivar principalmente a inserção dos sujeitos educandos no universo da cultura simbólica e do trabalho profissional.
    II. o projeto educacional se viabiliza mesmo quando o projeto político global da sociedade se contrapõe aos valores universalizados da democracia e da cidadania.
    III. ensino e pesquisa são processos epistêmicos permanentemente vinculados entre si, de tal modo que um não se faça sem o outro.
    IV. o pedagógico deve ser fundamentalmente mediação do político, expressão-síntese da condição de cidadania e de democracia.
    V. o Supervisor de Ensino, comprometido com a consolidação da força centrífuga do projeto educacional, deve atuar como força de resistência e de transformação. Está de acordo com as idéias de Severino, na coletânea Escola: espaço de construção da cidadania (1994), apenas o contido em
  • 8 - Questão 10037.   Pedagogia - Nível Superior - Supervisor Escolar - SEE SP - CETRO - 2008
  • A nova Proposta Curricular do Estado de São Paulo (2008) para os Ensinos Fundamental e Médio, colocada em prática neste ano pela Secretaria de Estado da Educação, caracteriza-se, dentre outros, por conceber, no currículo
  • 9 - Questão 10038.   Pedagogia - Nível Superior - Supervisor Escolar - SEE SP - CETRO - 2008
  • As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Culturas Afro-Brasileira e Africana constituem-se de orientações, princípios e fundamentos para o planejamento, execução e avaliação da Educação e
  • 10 - Questão 10039.   Pedagogia - Nível Superior - Supervisor Escolar - SEE SP - CETRO - 2008
  • Para Candau (2002), vem crescendo a consciência da positividade do caráter multicultural de cada país do continente latino-americano. Daí decorre a importância da educação intercultural para a afirmação de sociedades democráticas e igualitárias. Todavia, a perspectiva de interculturalidade apresenta uma grande complexidade, não pode ser trivializada. Nessa direção, a autora defende que esse processo é

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Comentários sobre "Simulado SEE SP - Pedagogia - Supervisor Escolar - 2008 - ii"

    Renderson Albino Silva
    Por renderson2 em 10/08/2015 às 16:17:48

    Prova difícil, baseada em artigos e pensadores, mais muito bem feita.

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