Simulado SEE SP - Pedagogia - Supervisor Escolar - 2008 - vii

Simulado com 10 questões de Pedagogia Ensino Superior Banca CETRO. Teste seus Conhecimentos em Provas Online com Gabarito.

  • 311 Resolveram
  • 30% Acertos
  • 1 Gabaritaram
  • barra ótimo 3 Ótimo
  • barra qtd_bom 33 Bom
  • barra ruim233 Ruim
  • barra péssimo42 Péssimo
  • 1 - Questão 10079.   Pedagogia - Nível Superior - Supervisor Escolar - SEE SP - CETRO - 2008
  • A ação supervisora a serviço de um ensino de qualidade como direito de todos, explicitada pela Secretaria de Estado da Educação, envolve ação de
  • 2 - Questão 10080.   Pedagogia - Nível Superior - Supervisor Escolar - SEE SP - CETRO - 2008
  • Muramoto (2002), em seu texto sobre Formação de Supervisores, destaca que
  • 3 - Questão 10081.   Pedagogia - Nível Superior - Supervisor Escolar - SEE SP - CETRO - 2008
  • Celestino Alves da Silva Júnior (1994), em seus estudos sobre a práxis supervisora, na coletânea Escola: espaço de construção da cidadania, propôs alguns pontos fundamentais para a reordenação do processo de formação e de atuação profissional do Supervisor, dentre os quais é preciso considerar
  • 4 - Questão 10082.   Pedagogia - Nível Superior - Supervisor Escolar - SEE SP - CETRO - 2008
  • Analise as seguintes afirmativas quanto à Educação Profissional Técnica de nível médio.

    I. Os Planos de Cursos deverão conter: justificativa e objetivos; requisitos de acesso; perfil profissional de conclusão; organização curricular; critérios de avaliação; instalações e equipamentos; pessoal docente e técnico.
    II. A duração dos cursos poderá variar para diferentes indivíduos, ainda que o Plano de Curso tenha uma carga horária mínima definida para cada qualificação ou habilitação por área profissional.
    III. A Educação Profissional Técnica de nível médio poderá ser oferecida de forma articulada ao Ensino Médio, na mesma instituição de ensino, para concluintes do Ensino Fundamental, contando com matrícula única para cada aluno.
    IV. A Educação Profissional Técnica de nível médio é organizada por áreas profissionais, que incluem as respectivas caracterizações, competências e carga horária mínima de cada habilitação.
    V. Nos cursos, as situações ou modalidades e o tempo de prática profissional, inclusive estágio supervisionado, deverão ser incluídos na carga horária do curso pela escola.

    De acordo com a Resolução CNE/ CEB nº 4/99, Parecer CNE 16/99 e Decreto Federal nº 5.154/2004 são corretas apenas
  • 5 - Questão 10083.   Pedagogia - Nível Superior - Supervisor Escolar - SEE SP - CETRO - 2008
  • O Estatuto Padrão das Associações de Pais e Mestres - APM, estabelecido pelo Decreto nº 12.983/78 e suas alterações posteriores, determina que
  • 6 - Questão 10084.   Pedagogia - Nível Superior - Supervisor Escolar - SEE SP - CETRO - 2008
  • Muramoto (2002) afirma que a supervisão "deve abrir espaço, em nível de sistema, atuando no interescolar, para interferir no intra-escolar, de forma mediada". Considerando a divulgação dos resultados de avaliação externa de escolas estaduais, indique a ação supervisora coerente com essa afirmação.
  • 7 - Questão 10085.   Pedagogia - Nível Superior - Supervisor Escolar - SEE SP - CETRO - 2008
  • Analise o seguinte projeto:

    "Uma escola de Ensino Médio incluiu em seu plano anual de trabalho um projeto sobre "gravidez precoce", a ser desenvolvido em determinado período do ano. Desde o planejamento os professores ficaram envolvidos com o projeto. Apresentado aos alunos, houve acolhida rápida da maioria. Outros foram se envolvendo aos poucos. Os conteúdos de cada uma das áreas do currículo eram articulados, de modo que as atividades desenvolvidas e propostas aos alunos e os seus resultados, faziam parte do projeto. Foram realizados estudos, pesquisas, análises, identificação da incidência de gravidez precoce e de doenças sexualmente transmissíveis, associadas a espaços urbanos, população, faixa etária, hábitos e costumes, lazer, trabalho etc. A cada pesquisa e coleta de dados, impunham-se gráficos, análises, elaboração de relatórios. Os alunos ficaram entusiasmados estudando os órgãos do corpo humano, genética, tomando conhecimento dos cuidados necessários para a saúde e desenvolvimento do bebê, temas aprofundados por meio de palestras médicas e de psicólogos especialistas em desenvolvimento infantil. A ética nas relações e o respeito à vida permearam todo o projeto. Muitos relatórios foram escritos e reescritos; gráficos construídos e analisados; muita aprendizagem ocorreu."

    O Supervisor de Ensino, ao tomar conhecimento do projeto, emitiu seu parecer afirmando que

    I. embora o tema seja relevante, a forma escolhida para desenvolvê-lo acabou por não observar os conteúdos próprios das disciplinas do Ensino Médio, pois se trata de tema transversal, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, e como tal deve ser desenvolvido.
    II. o projeto envolve um tema polêmico que mexe com valores familiares; por esse motivo, não pode ser visto como conteúdo de todas as disciplinas ao mesmo tempo, pois pode passar aos pais e à comunidade a idéia de que os alunos perdem tempo com esse assunto, em detrimento de conteúdos mais importantes.
    III. o projeto atende às características da interdisciplinaridade e contribui para a constituição de uma nova cidadania, cujo exercício exige conhecimentos e informações necessários para um protagonismo responsável, além do que, permite evidenciar valores que se mostram fundamentais para a vida em sociedade.
    IV. o planejamento e a realização do projeto não foram precedidos de uma pesquisa para justificar a escolha do tema a partir do interesse e da necessidade daqueles alunos, razão pela qual é vedado ao Supervisor de Ensino dar um parecer favorável para sua continuidade. Considerando o projeto apresentado e o preconizado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (Parecer CNE nº 15/98) e nas Diretrizes para a Implementação do Ensino Médio no Sistema de Ensino do Estado de São Paulo (Indicação CEE nº 9/2000), identifique, nas alternativas apresentadas, o(s) parecer(es) mais adequado(s) a ser(em) emitido(s) pelo Supervisor de Ensino.
  • 8 - Questão 10086.   Pedagogia - Nível Superior - Supervisor Escolar - SEE SP - CETRO - 2008
  • De acordo com o disposto no Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo - Lei nº 10.261/68, com suas alterações, pode-se corretamente afirmar que
  • 9 - Questão 10087.   Pedagogia - Nível Superior - Supervisor Escolar - SEE SP - CETRO - 2008
  • Conforme o disposto na Constituição do Estado de São Paulo, de 5/10/89, com suas alterações supervenientes,
  • 10 - Questão 10088.   Pedagogia - Nível Superior - Supervisor Escolar - SEE SP - CETRO - 2008
  • Um Diretor de estabelecimento de ensino indaga ao Supervisor, no dia de sua visita à escola, se deve comunicar a outras instâncias (e quais seriam estas) os casos de alunos com número elevado de ausências. O Supervisor, com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Federal 9.394/96), deveria informá-lo que

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Comentários sobre "Simulado SEE SP - Pedagogia - Supervisor Escolar - 2008 - vii"

    Helena Cristina Rodrigues Farias
    Marcia Regina
    Por marcinha61 em 10/05/2017 às 14:14:12

    gostei muito, perguntas do dia a dia de uma escola

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