Simulado SEE AC - Geografia - Professor - 2010

Simulado com 6 questões de Geografia Ensino Médio Banca FUNCAB. Teste seus Conhecimentos em Provas Online com Gabarito.

  • 426 Resolveram
  • 44% Acertos
  • 11 Gabaritaram
  • barra ótimo 49 Ótimo
  • barra qtd_bom 168 Bom
  • barra ruim110 Ruim
  • barra péssimo99 Péssimo
  • 1 - Questão 10104.   Geografia - Nível Médio - Professor - SEE AC - FUNCAB - 2010
  • “Ao mesmo tempo que os salários dos trabalhadores industriais tendema baixar, verifica- se, ainda que com menor ímpeto, uma imigração de gente pobre proveniente de áreas rurais modernas, de áreas rurais tradicionais e de outras áreas urbanas. As grandes cidades são propícias a receber e acolher gente pobre e lhes oferecer alguma espécie de ocupação (não propriamente empregos). Mas as grandes cidades também criam gente pobre: a extrema variedade de capitais nelas presentes, tanto fixos como variáveis, assegura a possibilidade de uma extrema variedade do trabalho.”(SANTOS, Milton & SILVEIRA, María Laura. Brasil: território e Sociedade no início do século XXI. Ed Record,RJ e SP, 2001, p. 286).
    Segundo Milton Santos, podemos distinguir, nas grandes cidades, o seguinte modo de vida:
  • 2 - Questão 10105.   Geografia - Nível Médio - Professor - SEE AC - FUNCAB - 2010
  • “A prática da agricultura tem mais de 10 mil anos e é por causa dela que a humanidade chegou onde chegou (...). Já a agronomia foi organizada há apenas 200 anos, com a atribuição de estudar cientificamente a agricultura e também abastecer a sociedade cada vez mais urbanizada. Em menos de dois séculos, a agronomia contribuiu para uma profunda alteração nas formas de produção agrícola. De prática e saberes milenares que visavam sustentar a vida humana com produção de alimentos, a agricultura passou a ser um sistema intrincado de relações e negócios, que objetiva agora não apenas produzir alimento, mas mercadoria agrícola e lucro. Assim, um saber agrícola acumulado pela experiência vai se transformando na mão da agronomia, através de experimentos, em conhecimento científico – é o engenheiramento do mundo natural.” (...) (SILVA, Gislene. “Agrônomos, ser ou não ser.” In: Globo Rural, ano 16, n 188.Rio de Janeiro, EdGlobo, junho de 2001)

    Além de uma defesa da profissão dos agrônomos, o texto salienta a evolução técnico científica dos espaços agrícolas. Tal evolução é a responsável pela seguinte transformação no campo brasileiro:
  • 3 - Questão 10106.   Geografia - Nível Médio - Professor - SEE AC - FUNCAB - 2010
  • “A tarefa de formação própria ao ensino da Geograf ia é a de cont r ibui r para o desenvolvimento de um modo de pensar geográfico, que compõe um modo de pensar sobre o mundo e a realidade que nos cerca. Para tanto, não basta apresentar os conteúdos geográficos para que os alunos o assimilem, é preciso trabalhar com esses conteúdos, realizando o tratamento didático, para que se transformem em ferramentas simbólicas do pensamento (...). Todo esse processo requer que a Geografia ensinada seja confrontada com a cultura geográfica do aluno, com a chamada geografiacotidiana , paraqueesse confronto/encontro possa resultar em processos de significações e ampliação da cultura do aluno.”(CAVALCANTI, Lana de Souza. Ensino de Geografia e diversidade: construção de conhecimentos geográficos escolares e atribuição de significados pelos diversos sujeitos do processo de ensino. In: CASTELLAR, Sonia. Educação Geográfica: teorias e práticas docentes. São Paulo, Ed Contexto, 2005. p. 72)

    O conceito da Geografia que melhor possibilita o referido confronto/encontro é:
  • 4 - Questão 10107.   Geografia - Nível Médio - Professor - SEE AC - FUNCAB - 2010
  • Na década de 70, o governo brasileiro organizou o Projeto RADAM – Radar na Amazônia, através do Ministério de Minas e Energia, com o objetivo de pesquisar e localizar recursos naturais. Na época, o uso do radar side- looking airborne radar – SLAR – representou um avanço tecnológico, pois sendo um sensor ativo, a imagem podia ser obtida tanto durante o dia como à noite e em condições de nebulosidade. O RADAM priorizou a coleta de dados sobre recursos minerais, uso da terra, solos, vegetação e cartografia da Amazônia e áreas adjacentes da região Nordeste. O Projeto RADAM possibilitou novas identificações das macrounidades do relevo brasileiro elaboradas pelo professor e pesquisador Jurandyr L. Sanches Ross. O estado do Acre sofreu modificações na sua identificação geral. Assinale a alternativa correta que apresenta, respectivamente, a antiga e a atual denominação geral do estado do Acre em relação ao relevo.
  • 5 - Questão 10108.   Geografia - Nível Médio - Professor - SEE AC - FUNCAB - 2010
  • O contexto de crise econômica e social no mundo moderno revelou uma dinâmica fundamental através dos problemas de degradação ambiental. Uma espécie de sensibilidade ecológica, na qual a ecologia é uma das principais expressões, passa a incorporar cada vez mais a ideia de que o problema está mais nas relações desiguais entre os homens do que propriamente nas relações entre sociedade e natureza.O estado do Acre emerge como território protagonista desta visão, através de territorialidades que proporcionaram a criação da primeira unidade de conservação denominada:
  • 6 - Questão 10109.   Geografia - Nível Médio - Professor - SEE AC - FUNCAB - 2010
  • Um dos objetivos do ensino de Ciências, apresentado no Caderno 1, do 3º ano do Ensino Fundamental é “Caracterizar diferentes seres vivos conforme seus aspectos externos, sua alimentação e características dos ciclos de vida, considerando possíveis usos pelo ser humano.” Para atingir tal objetivo, o mesmo Caderno propõe algumas atividades. Entre as atividades citadas abaixo, uma está encaminhando o aluno para alcançar o objetivo proposto. Depois da análise feita, assinale a alternativa que contém tal atividade.

Para corrigir este simulado é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples e rápido!

Comentários sobre "Simulado SEE AC - Geografia - Professor - 2010"

    Bruna vitorino
    Por brunavitorino21 em 06/01/2015 às 22:50:42

    67% de aproveitamento, algumas me pegou, faz mais de 5 anos que não estudo geo...

Comentar Simulado

Para comentar este simulado é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples e rápido!

Não elaboramos as questões, apenas as transcrevemos de provas já aplicadas em concursos públicos anteriores.