Simulado SEE AC - História e Geografia de Estados e Municípios - Professor - 2010

Simulado com 5 questões de Conhecimentos Específicos (História e Geografia de Estados e Municípios) Ensino Médio Banca FUNCAB. Teste seus Conhecimentos em Provas Online com Gabarito.

  • 842 Resolveram
  • 55% Acertos
  • 50 Gabaritaram
  • barra ótimo 226 Ótimo
  • barra qtd_bom 284 Bom
  • barra ruim315 Ruim
  • barra péssimo17 Péssimo
  • 1 - Questão 10110.   Conhecimentos Específicos - História e Geografia de Estados e Municípios - Nível Médio - Professor - SEE AC - FUNCAB - 2010
  • “Quando, a partir de 1860, começaram a acontecer as primeiras viagens de exploração se constatou, não só a presença indígena, mas a grande riqueza natural dos rios acreanos, despertando a cobiça dos exploradores. Já em 1870 tinha início uma verdadeira corrida do ouro que fez com que em poucos anos os rios acreanos fossem tomados de assalto. Milhares de homens vindos de todas as partes do Brasil e do mundo passaram a subir os rios estabelecendo imensos seringais em suas margens. Era a febre provocada pelo ouro negro, a borracha extraída da seringueira que depois de defumada era exportada para abastecer as indústrias europeias e norte-americanas, cada vez mais ávidas por esse produto.” (NEVES, Marcos Vinícius. História Nativa do Acre. In: Povos do Acre: História indígena da Amazônia Ocidental. Governo do Estado do Acre, Rio Branco, 2002, p. 13)
    O fragmento acima sobre o processo de colonização da Amazônia Ocidental e, mais precisamente na região do Acre, deixa claro que:
  • 2 - Questão 10111.   Conhecimentos Específicos - História e Geografia de Estados e Municípios - Nível Médio - Professor - SEE AC - FUNCAB - 2010
  • Nas últimas décadas do século XIX e início do XX, a região amazônica sofreu grande influência dos principais acontecimentos mundiais. Pode ser destacada a ampliação e a diversificação da produção industrial na Europa e nos Estados Unidos, porém ainda nas primeiras décadas do século XX, a região do Acre sofreu um declínio econômico que representou também a diminuição do ritmo de crescimento populacional. Este declínio econômico ocorreu, principalmente, pelo seguinte fator:
  • 3 - Questão 10112.   Conhecimentos Específicos - História e Geografia de Estados e Municípios - Nível Médio - Professor - SEE AC - FUNCAB - 2010
  • Mesmo com toda expansão econômica, principalmente da agropecuária, o estado do Acre mantém 89% do seu território coberto por florestas, segundo Zoneamento Ecológico- Econômico de 2004.A paisagem típica da Floresta Amazônica, é composta por ecossistema com elevada biodiversidade, formada por vegetação densa e com árvores de grande porte. Contudo, existem biomas no Brasil com paisagens naturais semelhantes. O Bioma que possui a maior semelhança com a Amazônia em relação à paisagem natural da vegetação é:
  • 4 - Questão 10113.   Conhecimentos Específicos - História e Geografia de Estados e Municípios - Nível Médio - Professor - SEE AC - FUNCAB - 2010
  • “A história dos povos indígenas no Acre a partir da chegada dos não índios é marcada por um tempo desfavorável. Os não índios, visando a exploração capitalista das riquezas dessas terras forçaram os indígenas a colaborar no processo de extração da goma elástica durante o período áureo da borracha. Os contatos se deram muitas vezes de forma conflituosa, caracterizando as conhecidas “correrias”.(SILVA, Maria Rodrigues da. Uma história de conflitos. In: Povos do Acre: história indígena da Amazônia Ocidental.Rio Branco, FEM, 2002, p. 52)

    O fragmento acima caracteriza o conflito entre o colonizador e os diferentes grupos étnicos pré- existentes no território do Acre. A violência não física foi um dos instrumentos utilizados no processo de colonização, sendo melhor exemplificado pela(o):
  • 5 - Questão 10114.   Conhecimentos Específicos - História e Geografia de Estados e Municípios - Nível Médio - Professor - SEE AC - FUNCAB - 2010
  • “Aparentemente é fácil caracterizar uma região. À Amazônia, por exemplo, está associada a imagem de uma área com clima quente e úmido, coberta por uma floresta tropical úmida, banhada por uma intrincada e extensa bacia hidrográfica (...). Esse verdadeiro consenso que existe a respeito do que seja a Amazônia é uma imagem que foi contraditoriamente construída ao longo da História. É, na verdade,mais uma imagem sobre a região do que da região. Desse modo, a identificação de uma determinada porção do território num mapa como uma região não é tão ingênua ou tão simples como pode parecer à primeira vista e quanto sugeremos livros didáticos de geografia.”(PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. Amazônia, Amazônias. São Paulo, Ed Contexto, 2001,p p. 17- 18)

    O aspecto destacado pelo autor é de que:

Para corrigir este simulado é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples e rápido!

Comentários sobre "Simulado SEE AC - História e Geografia de Estados e Municípios - Professor - 2010"

    Antonio Jairo Silva de Figueiredo
    Por jaif56 em 18/01/2019 às 14:15:20

    Excelente material para estudo!

Comentar Simulado

Para comentar este simulado é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples e rápido!

Não elaboramos as questões, apenas as transcrevemos de provas já aplicadas em concursos públicos anteriores.