Simulado SEE AC - Pedagogia - Professor - 2010 - i

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  • 1.281 Resolveram
  • 42% Acertos
  • 13 Gabaritaram
  • barra ótimo 51 Ótimo
  • barra qtd_bom 397 Bom
  • barra ruim601 Ruim
  • barra péssimo232 Péssimo
  • 1 - Questão 10120.   Pedagogia - Nível Médio - Professor - SEE AC - FUNCAB - 2010
  • De acordo com Moreira (1999, p.153), David Ausubel, no que se refere à teoria da aprendizagem significativa, “recomenda o uso de organizadores prévios que sirvam de âncora para a nova aprendizagem e levem a o desenvolvimento de conceitos que facilitem a aprendizagem subsequente.” Para Ausubel, a principal função do organizador prévio é:
  • 2 - Questão 10121.   Pedagogia - Nível Médio - Professor - SEE AC - FUNCAB - 2010
  • Considerando um ensino tradicional, de posição neoliberal positivista, utiliza-se a avaliação escolar “como instrumento de coerção e controle social, muitas vezes justificando-se naturalmente a seleção social, a discriminação e até a punição de determinados grupos.” (Loch, 2003, p.131) Em outro extremo desta questão está a “avaliação formativa”. Esta segunda, em termos de representação social, “é muitas vezes percepcionada como uma modalidade de avaliação subjetiva, querendo isto significar, para alguns, que ela é a modalidade de avaliação menos rigorosa ou mais sujeita a fatores não controláveis por parte dos diferentes atores escolares.” (Afonso, 2003, p.93). Resgatando o conceito da avaliação formativa, afirma-se que fazem parte de suas características ser:
  • 3 - Questão 10122.   Pedagogia - Nível Médio - Professor - SEE AC - FUNCAB - 2010
  • Sobre o papel dos subsunçores na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, pode-se afirmar que:
  • 4 - Questão 10123.   Pedagogia - Nível Médio - Professor - SEE AC - FUNCAB - 2010
  • O ainda não saber é fronteira, um entre-lugar (Bhabha, op. cit.), espaço/tempo intervalar, onde o novo se configura; revela a negociação entre o e o , anunciando conhecimentos em processo de construção e/ou conhecimentos que se mostram possíveis e/ou necessários.(...) Refletindo sobre este pensamento que, de acordo com Esteban, no texto de sua autoria: Avaliar: ato tecido pelas imprecisões do cotidiano , coloca em diálogo o e o tecendo novos conhecimentos e propondo o como alternativa ao antagonismo entre saber e não saber, podemos enxergar a avaliação como prática de:
  • 5 - Questão 10124.   Pedagogia - Nível Médio - Professor - SEE AC - FUNCAB - 2010
  • Afirmações como: “Não faz sentido, por exemplo, ver o crescimento de uma semente numa animação se podemos ter a experiência real.” (Nova Escola, Um guia sobre o uso de tecnologias na sala de aula. Ed. 223. Junho/2009.) e “O uso de diferentes linguagens de mídia na escola pode ser um caminho para promover mudanças de atitudes e de metodologias de trabalho. O professor se especializar para melhorar sua didática é insuficiente hoje (...)” (Nova Escola.A conexão que faz a diferença . Gestão escolar. Abril/2008), nos levam a refletir sobre a aplicabilidade das novas tecnologias como recursos didát icos na educação. Especializar-se com o fim de utilizar novas tecnologias não é suficiente, é preciso não só saber utilizá-las, mas também é necessário saber como e quando aplicá-las. Professores com uma prática bancária e autoritária, por exemplo, tendem a distorcer o uso didático das novas tecnologias em educação utilizando-as para:

    I. Reproduzir o conhecimento formal especificado no currículo.

    II. Explorar novas formas de aprendizagem tornando-asmais significativas.

    III. Reforçar o ensino tradicional e sua prática unilateral.

    IV. Adequar a sua apresentação de conteúdos à nova realidade.

    V. Incentivar a interação do aluno com o conhecimento.

    Estão corretas apenas as afirmativas:
  • 6 - Questão 10125.   Pedagogia - Nível Médio - Professor - SEE AC - FUNCAB - 2010
  • Sobre o projeto político-pedagógico, leia as afirmativas abaixo, marcando V para as verdadeiras e F para as falsas.

    ( ) A elaboração do projeto pedagógico deve ser pautada em estratégias que deem voz a todos os atores da comunidade escolar.

    ( ) O projeto político-pedagógico deve ser revisto anualmente, não sendo necessário e aconselhável mudá-lo ao longo do ano.

    ( ) É preciso que todos conheçam bem a realidade da comunidade em que se inserem para, em seguida, estabelecer o plano de intenções – um pano de fundo para o desenvolvimento da proposta.

    ( ) A gestão administrativa estabelece o que e como se ensina, as formas de avaliação da aprendizagem, a organização do tempo e o uso do espaço na escola, entre outros pontos.

    ( ) É importante garantir que o projeto tenha objetivos pontuais e estabeleça metas permanentes para médio e longo prazos

    A sequência correta é:
  • 7 - Questão 10126.   Pedagogia - Nível Médio - Professor - SEE AC - FUNCAB - 2010
  • De acordo com as Orientações Curriculares para o Ensino Fundamental – CADERNO 1 – Língua portuguesa, o professor, para avaliar a linguagem oral do aluno em situações que favoreçam o progressivo domínio de registros formais , deve seguir as seguintes recomendações, EXCETO:

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Comentários sobre "Simulado SEE AC - Pedagogia - Professor - 2010 - i"

    MAGALI
    Por magaligois em 09/09/2016 às 22:51:56

    Muito bom, estou no ranking das gabaritadas.

    Vívia Santos Andrade
    Por andradepedagogia em 03/01/2018 às 18:34:54

    Boa tarde!
    Não tive muito êxito, isso significa que tenho que estudar mais. Mas as questões são ótimas!

    Gislayne Alves de Oliveira
    Por gisa96 em 25/05/2018 às 22:55:42

    Acertei so 4 de 7 questões. Tenho que estudar mais.

    edilania da silva braga
    Por bdilania em 08/01/2019 às 18:32:15

    Questões bem elaboradas possibilitando um real diagnósticos onde devemos estudar mais.minha sugestão é que disponibilizem mais simulados

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