Simulado DPE DF - Direito Administrativo - Analista Judiciário - 2014

Simulado para Analista Judiciário - DPE DF com 10 Questões de Direito Administrativo. Prova com Exercícios de Ensino Superior da Banca FGV com Gabarito.

  • 395 Resolveram
  • 34% Acertos
  • 4 Gabaritaram
  • barra ótimo 18 Ótimo
  • barra qtd_bom 85 Bom
  • barra ruim221 Ruim
  • barra péssimo71 Péssimo

Para corrigir este simulado é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!

  • 1 - Questão 10264.   Direito Administrativo - Nível Superior - Analista Judiciário - DPE DF - FGV - 2014
  • A Constituição prevê que a Administração Pública, sempre que for contratar obras, serviços, compras e alienações, deve realizar procedimento licitatório para escolha do contratado. O texto constitucional permite que o legislador ordinário crie exceções a obrigatoriedade de licitação. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir:

    I. A licitação será inexigível quando houver impossibilidade de competição.
    II. A enumeração, na lei, dos casos de dispensa e de inexigibilidade de licitação é feita de forma exaustiva.
    III. Considera-se crime, quando feita de forma dolosa, a dispensa de licitação nos casos em que seria obrigatória a licitação.

    Assinale se:
  • 2 - Questão 10265.   Direito Administrativo - Nível Superior - Analista Judiciário - DPE DF - FGV - 2014
  • O contrato de concessão de serviço público pode ser extinto em razão do descumprimento das obrigações assumidas pela concessionária. Tal forma de extinção, prevista no ordenamento jurídico, denomina-se:
  • 3 - Questão 10266.   Direito Administrativo - Nível Superior - Analista Judiciário - DPE DF - FGV - 2014
  • O ato administrativo, como forma de manifestação unilateral de vontade da Administração Pública, pode ser extinto de várias formas. A revogação é uma das formas de extinção e leva em consideração a reavaliação de critérios de conveniência e oportunidade. Sobre a revogação do ato administrativo, analise as afirmativas a seguir:

    I. O Poder Judiciário não pode revogar ato administrativo praticado por órgão de outro poder.
    II. A revogação produzirá efeito ex nunc.
    III. Em princípio, a revogação de um ato administrativo que revogava ato anterior não restaura o primeiro ato revogado.

    Assinale se:
  • 4 - Questão 10267.   Direito Administrativo - Nível Superior - Analista Judiciário - DPE DF - FGV - 2014
  • João conduzia seu veículo por via pública e parou no sinal vermelho. Enquanto aguardava, parado, o sinal de trânsito mudar para a cor verde, de repente, João escutou um barulho e percebeu que um ônibus, que realizava transporte público coletivo intramunicipal de passageiros, colidiu com a traseira de seu carro. A empresa de ônibus, concessionária do serviço público municipal, recusou-se a realizar qualquer pagamento a título de indenização, alegando que não restou comprovada a culpa do motorista e que João não era usuário do serviço público. Ao buscar assistência jurídica na Defensoria Pública, João foi informado de que, adotando a tese mais benéfica em sua defesa, atualmente predominante na jurisprudência, seria cabível o ajuizamento de ação indenizatória, com base na responsabilidade civil:
  • 5 - Questão 10268.   Direito Administrativo - Nível Superior - Analista Judiciário - DPE DF - FGV - 2014
  • Os bens públicos estão sujeitos a regime jurídico próprio, diferente daquele aplicado aos bens privados. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir:

    I. Os bens pertencentes às empresas públicas são considerados bens públicos.
    II. Consideram-se afetados os bens públicos que têm destinação pública.
    III. Os bens públicos são impenhoráveis.

    Assinale se:
  • 7 - Questão 10270.   Direito Administrativo - Nível Superior - Analista Judiciário - DPE DF - FGV - 2014
  • Francisco, servidor público titular de cargo efetivo municipal, lotado na secretaria municipal de administração, usou de seu cargo público para favorecer seu irmão André, que se preparava para prestar concurso para ingressar no serviço público municipal. Por trabalhar ao lado da sala da comissão de concurso, Francisco obteve com antecedência o gabarito das questões, passando tal informação privilegiada ao seu irmão, que fez as provas, foi o primeiro colocado e assim nomeado para o cargo de auxiliar administrativo. Descoberta a fraude, o Ministério Público ajuizou a ação pertinente por ato de improbidade administrativa porque a conduta contra os princípios da administração pública, violando os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade às instituições, notadamente frustrou a licitude de concurso público. Sobre o caso em tela, é correto afirmar que:
  • 8 - Questão 10271.   Direito Administrativo - Nível Superior - Analista Judiciário - DPE DF - FGV - 2014
  • O poder público estadual resolveu realizar obras necessárias para reforma e manutenção de uma rodovia. Para tal, fez-se necessária a utilização transitória de alguns imóveis privados contíguos à via pública, como meio à execução das obras, especialmente para serem alocadas as máquinas, equipamentos e barracões de operários. Todos os proprietários dos terrenos a serem utilizados concordaram com a providência, exceto o Senhor Antônio, que alegou que a Constituição da República lhe assegura o direito de propriedade. Ao buscar orientação jurídica, Antônio foi informado de que a propriedade deve atender à sua função social e, por força da prevalência do interesse público sobre o privado, a utilização de seu imóvel pelo Estado é obrigatória, inclusive com indenização ao final, no caso de comprovado prejuízo. A modalidade de intervenção do Estado na propriedade no caso em tela é chamada de:
  • 9 - Questão 10272.   Direito Administrativo - Nível Superior - Analista Judiciário - DPE DF - FGV - 2014
  • José é proprietário de um terreno localizado em zona urbana e resolveu edificar seu imóvel, iniciando a obra invadindo, inclusive, parte da calçada, sem previamente solicitar ou obter qualquer alvará de licença para construção. O poder público, por meio da autarquia Agência de Fiscalização do Distrito Federal, alegando o descumprimento do Art. 51 da Lei Distrital nº 2. 105 / 98 ( Código de Edificações do Distrito Federal) , determinou a demolição da construção, logo no início da obra, por se tratar de construção sem licença e em desacordo com a legislação, não sendo passível a alteração do projeto arquitetônico para adequação à legislação vigente. Em relação à postura da autarquia, é correto afirmar que:
  • 10 - Questão 10273.   Direito Administrativo - Nível Superior - Analista Judiciário - DPE DF - FGV - 2014
  • Durante muitos anos, dezenas de famílias viveram exercendo atividade de catadores de material reciclável em antigo vazadouro de lixo municipal, chamado pela população de “lixão”. Com a atual política nacional de resíduos sólidos, o vazadouro de lixo teve suas atividades encerradas e recebeu a devida remediação ambiental. Em seu lugar, o Município licenciou novo aterro sanitário, ecológica e ambientalmente equilibrado. As famílias que até então realizavam as atividades de catadores de material reciclado ficaram inicialmente sem trabalho, mas conseguiram formalizar uma cooperativa, formada exclusivamente por pessoas físicas de baixa renda, reconhecidas pelo poder público como catadores de materiais recicláveis. Atualmente, o Município pretende contratar tal cooperativa para coleta, processamento e comercialização de resíduos sólidos urbanos recicláveis ou reutilizáveis, em áreas com sistema de coleta seletiva de lixo, com o uso de equipamentos compatíveis com as normas técnicas, ambientais e de saúde pública. Esse contrato terá prazo de um ano, com valor total de quinhentos mil reais (compatível com o preço de mercado, diante das peculiaridades locais, tal como população e extensão do Município). Nesse caso, a respeito da necessidade e/ou modalidade de licitação, é correto afirmar que:

Comentários sobre "Simulado DPE DF - Direito Administrativo - Analista Judiciário - 2014"

    WELLINGTON LOPES DE SOUSA
    Por wls26 em 04/02/2015 às 01:33:46

    Prova bem elaborada. Questões cobraram conhecimentos do edital que foram além da mera "decoreba".

Comentar Simulado

Para comentar este simulado é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!