INSS - Gestão de Pessoas - Analista do Seguro Social - 2014

Responda as 5 questões abaixo (INSS - Gestão de Pessoas - Analista do Seguro Social - 2014). Ao terminar, clique no botão para ver sua nota e o gabarito. Boa prova!

5 questões Conhecimentos Específicos , Gestão de Pessoas, Analista do Seguro Social, INSS, FUNRIO, Superior

394 resolveram
19% média
Muito difícil
5 gabaritaram
10 Ótimo
18 Bom
210 Regular
156 Péssimo
O Modelo de __________________________ proporciona diretrizes para os gerentes decidirem qual grau de participação os subordinados devem ter no processo de tomada de decisão. Procura identificar qual o estilo mais eficaz e qual o grau de participação apropriado dos subordinados na tomada de decisão organizacional através de três componentes: os estilos de participação dos líderes, um conjunto de questões de diagnóstico da situação e uma série de regras de decisão (SOBRAL; PECI, 2008, p. 176)

Qual das alternativas abaixo completa coerentemente a lacuna?
Algumas decisões são tão complexas, envolvem tantas variáveis, incertezas e riscos que, mesmo que se procure estruturar o processo decisório, sempre haverá necessidade de flexibilizar o processo e de se confiar no julgamento e intuição de pessoas que se presumem experientes, honestas e equilibradas. Decisões com essas características são denominadas DECISÕES NÃO ESTRUTURÁVEIS. No caso de decisões não estruturáveis, na escolha de alternativas são usados, geralmente, dois tipos de treinamento (LACOMBE; HEILBORN, 2003, p. 446), a saber:
Lacombe; Heilborn (2003) mencionam três importantes autores de trabalhos na área e assim os apresentam:

I - Estudou os métodos de influência e as limitações da autoridade, concluindo ser preciso adequar a forma de exercício da autoridade ao grau de dependência do subordinado
II - Desenvolveu estudos relacionados a tipos de supervisão; lealdade aos colegas; liberdade de comunicação e sua percepção; correlação entre comunicação e produção; variáveis causais; intervenientes e finais; e sistemas de gestão empresarial.
III - Estudou como as pessoas evoluem de um estágio de imaturidade pessoal e profissional para a maturidade.

Quem foram, respectivamente, os autores desses estudos?
As teorias de conteúdo de motivação enfocam as necessidades internas dos trabalhadores que motivam seu comportamento. Essas teorias partem do pressuposto de que as pessoas agem para satisfazer suas necessidades. A Teoria das Três Necessidades proposta por David McClelland é uma teoria mais contemporânea de conteúdo da motivação (SOBRAL; PECI, 2008. p. 322-333).

Quais são as três necessidades propostas por McClelland?
Vários autores estudaram os papéis de um gerente. Dentre os estudiosos das atividades gerenciais, podemos encontrar Henry Mintzberg e Fred Luthans. O estudo de Mintzberg concluiu que os gerentes desempenham dez papéis, divididos em três categorias. Luthans concluiu que as atividades dos gerentes podem ser classificadas em quatro categorias (MAXIMIANO, 2000, p. 35).

As categorias propostas por Luthans são as seguintes: