Simulado INSS - Português - Analista do Seguro Social - 2014

Simulado para Analista do Seguro Social - INSS com 5 Questões de Português. Prova com Exercícios de Ensino Superior da Banca FUNRIO com Gabarito.

  • 1.510 Resolveram
  • 49% Acertos
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  • barra ótimo 227 Ótimo
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  • barra ruim722 Ruim
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                                   ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO: DESAFIOS À DOCÊNCIA
                                                                                                                        Elis Regina Fogaça Silveira

           Segundo a Organização Mundial de Saúde, os superdotados formam de 1% a 3% da população. Há quem diga, porém, que essa porcentagem se refere apenas aos talentos que se destacam nas áreas intelectuais ou acadêmicas. Porém, se avaliarmos as competências dessas crianças, referentes à liderança, criatividade, psicomotricidade e artes, as estatísticas aumentarão consideravelmente.
            Esse grupo tem sido mal identificado no Brasil, demonstrando como existem tabus a serem rompidos, pelo desconhecimento do tema por parte não só da sociedade, mas também da escola e família. Já é fato que, se uma criança com Altas Habilidades não é estimulada intelectualmente, podem ocorrer alterações de comportamento como resposta à frustração vivenciada por ela. É comum que alunos se tornem entediados e retraídos diante da rotina escolar, e a falta de oportunidades do meio pode levar o sujeito à indiferença, à apatia e a reações agressivas, podendo chegar até mesmo a ocultar seus talentos.
            De acordo com as diretrizes da Secretaria de Educação Especial, a identificação da criança com Altas Habilidades deve ocorrer o mais cedo possível, já na pré-escola, visando ao pleno desenvolvimento de suas capacidades e ao seu ajustamento social. Cada aluno deve ser atendido em sua totalidade. A proposta é utilizar fontes múltiplas na identificação, não enfatizando resultados em testes de QI, mas considerando importante conhecer a história de vida familiar e escolar do aluno, seus interesses, suas preferências e padrões de comportamento social em variadas oportunidades e situações. O processo de identificação deve caracterizar um trabalho interdisciplinar e transdisciplinar, ressaltando um compromisso socioeducacional mais amplo.
            Sabe-se que a inteligência apresenta predisposição genética, mas o meio cultural é, sem dúvida, propulsor para o aperfeiçoamento das habilidades. Assim como os pássaros dependem das duas asas para levantar voo, as crianças portadoras de Altas Habilidades/Superdotação necessitam de um meio familiar e social acolhedores que possibilitem a sua integração.

[Texto adaptado]
Fonte: Aprender e ensinar: diferentes olhares e práticas.
Maria Beatriz Jacques Ramos & Elaine Turk Faria (orgs.).
Porto Alegre: PUCRS, 2011, p. 101.
  • 1 - Questão 10414.   Português - Nível Superior - Analista do Seguro Social - INSS - FUNRIO - 2014
  • Os procedimentos para identificar as crianças portadoras de altas habilidades incluem os seguintes pontos:

    I. aplicação de testes de QI;
    II. levantamento do histórico familiar;
    III. avaliação do histórico escolar;
    IV. confronto entre interesses e preferências;
    V. prescrição do comportamento social.

    Quantas dessas indicações estão coerentes com o que o texto diz explicitamente?
  • 2 - Questão 10415.   Português - Nível Superior - Analista do Seguro Social - INSS - FUNRIO - 2014
  • O texto defende o seguinte ponto de vista:
  • 3 - Questão 10416.   Português - Nível Superior - Analista do Seguro Social - INSS - FUNRIO - 2014
  • A Organização Mundial de Saúde diz que o número de superdotados em nosso planeta fica entre 1% e 3% da população. Pelas informações contidas no texto, sabe-se que a OMS considera superdotadas as crianças que se destacam nas seguintes áreas ou competências:
  • 4 - Questão 10417.   Português - Nível Superior - Analista do Seguro Social - INSS - FUNRIO - 2014
  • Que razão o texto apresenta para que alunos se tornem entediados e retraídos diante da rotina escolar?
  • 5 - Questão 10418.   Português - Nível Superior - Analista do Seguro Social - INSS - FUNRIO - 2014
  • Diz o texto que “o processo de identificação deve caracterizar um trabalho interdisciplinar e transdisciplinar, ressaltando um compromisso socioeducacional mais amplo.” Entende-se um trabalho interdisciplinar e transdisciplinar como aquele que

Comentários sobre "Simulado INSS - Português - Analista do Seguro Social - 2014"

    Neto Comely
    Por netocomely em 04/03/2016 às 17:03:10

    Errei duas por discordar das respostas destas questões.

    eduardo cesar da silva
    Por eduardodudu em 16/01/2015 às 16:53:21

    questões de boas interpretações.

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