UFBA - Radiologia - Técnico em Radiologia - 2014 - ii

Responda as 8 questões abaixo (UFBA - Radiologia - Técnico em Radiologia - 2014 - ii). Ao terminar, clique no botão para ver sua nota e o gabarito. Boa prova!

8 questões Radiologia, Técnico em Radiologia, UFBA, IADES, Médio

978 resolveram
54% média
Regular
19 gabaritaram
90 Ótimo
573 Bom
268 Regular
47 Péssimo
Considerando que a grade antidifusora é um dispositivo criado pelo Dr. Gustavo Bucky, assinale a alternativa que indica a função dessa grade.
A tomografia computadorizada (TC) é um excelente método de aquisição de imagens. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.
O posicionamento é fundamental para se obter uma imagem de qualidade na radiografia. Acerca desse tema, assinale a alternativa que indica o posicionamento do raio central (RC) em uma radiografia com incidência PA de tórax.
É o equipamento responsável pela detecção externa das radiações gama emitidas pelos radionuclídeos que marcam os fármacos que foram administrados aos pacientes em medicina nuclear.

Considerando que o equipamento descrito é utilizado em medicina nuclear, é correto afirmar que a definição apresentada se refere ao (à)
A ressonância magnética nuclear (RMN) permite fazer exames bem detalhados de alguns órgãos do corpo humano. Com relação à técnica de RMN, assinale a alternativa correta.
A tomografia computadorizada é utilizada para realização de biopsias e punções. A respeito das técnicas, dos protocolos, dos princípios de funcionamento e da proteção radiológica, assinale a alternativa correta.
O elemento radioativo Iodo-131 é muito utilizado na medicina nuclear, por ter meia-vida curta, cerca de oito dias, ou seja, a atividade ingerida pelo paciente será reduzida à metade. Passados mais oito dias, cairá à metade desse valor, ou seja, 1/4 da atividade inicial, e assim sucessivamente. Sabendo que a atividade inicial do Iodo era de 5.000 GBq, sua atividade cairá para 312,5 GBq depois de
O técnico em radiologia deve ter cautela e atenção nas manipulações de radioisótopos por se tratar de fontes radioativas. A respeito desse tema, assinale a alternativa que indica a classificação da área da sala de manipulação dos radiofármacos.

Veja também...