Simulado MAPA - Veterinária - Veterinário - 2014 - i

Simulado para Veterinário - MAPA com 8 Questões de Veterinária. Prova com Exercícios de Ensino Superior da Banca CONSULPLAN com Gabarito.

  • 399 Resolveram
  • 42% Acertos
  • 6 Gabaritaram
  • barra ótimo 16 Ótimo
  • barra qtd_bom 165 Bom
  • barra ruim164 Ruim
  • barra péssimo54 Péssimo

Para corrigir este simulado é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!

  • 1 - Questão 11106.   Veterinária - Nível Superior - Veterinário - MAPA - CONSULPLAN - 2014
  • Com o objetivo de facilitar a compreensão das expressões utilizadas nos princípios e diretrizes para a aplicação da avaliação de risco microbiológico, a comissão do Codex Alimentarius adotou algumas definições. A expressão “risco”, segundo a comissão do Codex Alimentarius, refere-se ao(à)
  • 2 - Questão 11107.   Veterinária - Nível Superior - Veterinário - MAPA - CONSULPLAN - 2014
  • Newcastle é uma enfermidade aguda, infectocontagiosa viral, causada por RNA-vírus do gênero Avulavirus. De distribuição mundial e altamente contagiosa, acomete aves domésticas e silvestres e, também, o homem, impactando economicamente na avicultura e se tornando um problema de saúde pública. Em aves, as manifestações clínicas respiratórias, nervosas, diarreia, edema da cabeça e mortalidade variam conforme a patogenicidade do vírus. A Instrução Normativa 32/2002, da Secretaria de Defesa Agropecuária, estabelece as normas técnicas de vigilância, controle e erradicação da doença de Newcastle e da influenza aviária.

    Quanto às normas constantes na IN nº 32/2002 – SDA/MAPA, analise as afirmativas.

    I. Estabelece o sacrifício de todas as aves com o diagnóstico positivo dentro do estabelecimento.
    II. Realiza a imediata investigação no estabelecimento, após a denúncia ou notificação, conduzida por um médico veterinário do serviço oficial.
    III. Restringe a movimentação de aves e seus produtos em uma área na Zona de Proteção de 3 km e transfere os animais de uma Zona de Vigilância de 10 km em torno do estabelecimento infectado.
    IV. Estabelece o controle da movimentação de pessoas nas áreas de risco.

    Estão corretas apenas as afirmativas
  • 3 - Questão 11108.   Veterinária - Nível Superior - Veterinário - MAPA - CONSULPLAN - 2014
  • Dentre as características desejáveis pela indústria de carne em um bovino estão o peso de carcaça, o acabamento de gordura e a maturidade/idade do animal, que, somados a outros fatores, são parâmetros para atender a Cota Hilton. O sistema brasileiro de classificação de carcaças bovinas padronizou a cronologia dentária como maturidade. Ao se avaliar a porção incisiva da mandíbula de um bovino e identificar a erupção do segundo par de dentes médios permanentes, este animal será incluído na categoria
  • 4 - Questão 11109.   Veterinária - Nível Superior - Veterinário - MAPA - CONSULPLAN - 2014
  • Os antioxidantes são adicionados às rações animais para ajudar a preservar as suas características, retardando a deterioração, o ranço ou a descoloração. Para maximizar seu efeito, os antioxidantes devem ser adicionados à ração
  • 5 - Questão 11110.   Veterinária - Nível Superior - Veterinário - MAPA - CONSULPLAN - 2014
  • Durante a inspeção post mortem de bovinos, evidenciou-se um rim hipertrofiado, apresentando um desenho em sua superfície muito característico, que lembra um “favo de mel”, com uma zona central castanha-escura e uma zona periférica castanha-amarelada. Esta coloração do rim evidencia o acúmulo de hemossiderina, pigmento férrico derivado da hemoglobina. O glânglio linfático renal possuía a mesma infiltração, sendo apenas estas as alterações evindenciadas na carcaça. A hemossiderose pode ocorrer em consequência de estados infecciosos, doenças parasitárias evoluindo com hemólise, intoxicações e estados dismetabólicos. Dentre as seguintes decisões sanitárias, indique a correta quanto ao achado na linha de inspeção do caso descrito.
  • 6 - Questão 11111.   Veterinária - Nível Superior - Veterinário - MAPA - CONSULPLAN - 2014
  • “A utilização de matérias-primas contaminadas para a produção de ração animal, bem como a contaminação que pode ocorrer durante a fabricação, o transporte ou o armazenamento destas rações podem trazer sérios riscos à saúde animal. O fornecimento de alimentos contaminados para equinos pode causar danos ao fígado que, em exames patológicos, podem ser observados em tamanho diminuído, firme e ictérico, com necrose e fibrose centrolobular. As lesões causadas por estes contaminantes também podem ser especificamente caracterizadas, em equídeos, por uma necrose de liquefação na substância branca dos hemisférios cerebrais, conhecida por leucoencefalomalácia equina.” Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, a substancia tóxica e a origem provável do quadro patológico de intoxicação alimentar descrito.
  • 7 - Questão 11112.   Veterinária - Nível Superior - Veterinário - MAPA - CONSULPLAN - 2014
  • A encefalopatia espongiforme bovina (EEB) foi identificada pela primeira vez na Grã-Bretanha, em 1986, porém, dados epidemiológicos e revisões de preparados histológicos mostram a possível ocorrência no ano de 1985 ou, ainda, que alguns casos possam ter ocorrido ainda na década de 70. Sobre a encefalopatia espongiforme bovina, é correto afirmar que
  • 8 - Questão 11113.   Veterinária - Nível Superior - Veterinário - MAPA - CONSULPLAN - 2014
  • A Instrução Normativa 50 (IN 50/13), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, altera a lista de doenças passíveis de aplicação de medidas de defesa sanitária animal, conforme prevê o art. 61 do Decreto nº 24.458/34. As doenças presentes na Lista de Notificação Obrigatória ao Serviço Veterinário Oficial devem ser notificadas, obrigatoriamente, por qualquer cidadão, bem como por todo profissional que atue na área de diagnóstico, ensino ou pesquisa em saúde animal. A IN 50/13 divide as notificações em: imediata – para casos suspeitos ou diagnosticados de doenças erradicadas ou nunca registrada no País; imediata – para qualquer caso suspeito; imediata – para qualquer caso confirmado; e, mensais – para qualquer caso confirmado. Assinale a alternativa que apresenta somente doenças que necessitam de notificação imediata ao Serviço Veterinário Oficial quando da ocorrência de qualquer caso suspeito.

Comentários sobre "Simulado MAPA - Veterinária - Veterinário - 2014 - i"

    Nayla Martins
    Por nayla1 em 17/11/2017 às 12:47:33

    Nivel de dificuldade médio

Comentar Simulado

Para comentar este simulado é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!