Simulado EsPCEx - Geografia - Cadete do Exército - 2013

Resolva 8 questões de Geografia Ensino Médio Banca EB. Teste seus Conhecimentos em Provas Online com Gabarito.

  • 1.421 Resolveram
  • 37% Acertos
  • 13 Gabaritaram
  • barra ótimo 37 Ótimo
  • barra qtd_bom 437 Bom
  • barra ruim675 Ruim
  • barra péssimo272 Péssimo
  • 1 - Questão 11476.   Geografia - Nível Médio - Cadete do Exército - EsPCEx - EB - 2013
  • “O Brasil é o décimo país que mais investe em energia limpa no mundo, segundo o relatório Who is winning the Clean Energy Race (Quem está ganhando a corrida da energia limpa, em tradução livre). (…) Os dados, que não incluem energia nuclear, mostram gastos de 8 bilhões de dólares pelo País, no setor em 2011, contra os 6,9 bilhões do ano anterior.”

    Sobre as fontes de energia limpa utilizadas em nosso País, podemos afirmar que:

    I) são assim chamadas pois trata-se de fontes de energia não poluentes, não emissoras de carbono, além de renováveis.

    II) por ser um país privilegiado em termos de radiação solar, a participação da energia solar na matriz energética brasileira é a maior dentre as fontes de energia renováveis utilizadas.

    III) apesar do elevado custo de instalação, a energia eólica é uma fonte de energia limpa a custo zero que, no Brasil, é utilizada principalmente para bombeamento de água na irrigação.

    IV) embora a biomassa proveniente da cana seja considerada uma fonte de energia limpa, sua utilização como fonte de energia vem se reduzindo, uma vez que as queimadas durante a colheita da cana-de-açúcar geram grande poluição do ar.

    Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas.
  • 2 - Questão 11477.   Geografia - Nível Médio - Cadete do Exército - EsPCEx - EB - 2013
  • “…o povoamento do território brasileiro se fez baseado na formação de áreas de atração e áreas de repulsão de população. E, na atualidade, a distribuição espacial da população também obedece a essa dinâmica.” (ADAS, 2004, p.300)

    Sobre as características do fenômeno migratório no território brasileiro podemos afirmar:

    I) assim como o Nordeste, na década de 1950, o Centro-Oeste e a Amazônia, a partir da década de 1990, também passam a ser considerados áreas de repulsão populacional.

    II) na década de 1990, com a reativação de alguns setores da economia nordestina, como o turismo e a instalação de diversas empresas, estabeleceu-se um fluxo de retorno de população para o Nordeste.

    III) observa-se que a participação da população migrante na população local tem maior ex- pressão nas regiões de fronteira agropecuária, onde a expansão da produção agrícola tem gerado o aumento do emprego e da renda.

    IV) segundo o IBGE, em São Paulo, o aumento do saldo migratório, registrado entre 1991 e 2000, revela que ocorreu aumento no fluxo de entrada de migrantes e significativa diminuição das saídas do estado.

    V) tendências mais recentes da mobilidade da população no Brasil apontam para o aumento das migrações intrarregionais e dos fluxos urbano-urbano.

    Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas.
  • 3 - Questão 11478.   Geografia - Nível Médio - Cadete do Exército - EsPCEx - EB - 2013
  • A seleção brasileira de futebol, vinda de Berlim (15°E de Greenwich), precisa chegar à cidade do Rio de Janeiro (45°W de Greenwich) às 13h do dia 25/10/2013, horário local. Considere que o avião fará o percurso leste-oeste e que o tempo de voo contínuo será de 10 (dez) horas. Para que a seleção chegue ao Rio de Janeiro, no horário predeterminado, o voo deverá partir de Berlim às _______do dia __________.

    Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima.
  • 4 - Questão 11479.   Geografia - Nível Médio - Cadete do Exército - EsPCEx - EB - 2013
  • Sobre as vias de circulação e suas interferências, no espaço econômico dos países, pode-se afirmar que:

    I) apesar da tendência de forte crescimento do modal rodoviário em países de dimensões continentais, as ferrovias continuam a deslocar parcela significativa das cargas.

    II) os elevados custos de deslocamento por via aérea fazem com que o volume e o valor monetário das mercadorias transportadas sejam desprezíveis em relação ao transportado pelos demais modais de transporte.

    III) a fim de aumentar a velocidade e reduzir os custos de deslocamento, observa-se que os sistemas de transporte modernos caracterizam-se pela complementariedade entre os diferentes modais de transporte.

    IV) a rugosidade espacial representada por ferrovias arcaicas, que dão acesso aos portos de um país, reduz o poder de consumo de sua população.

    V) a opção do governo brasileiro pelo transporte rodoviário justifica-se pelo fato de as ferro- vias e hidrovias serem lentas e inadequadas para o transporte de cargas a longas distâncias.

    Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas.
  • 5 - Questão 11480.   Geografia - Nível Médio - Cadete do Exército - EsPCEx - EB - 2013
  • “A África desafia a lei da transição demográfica.” (Mundo – Geografia e Política Internacional, Ano II, nº 5, p.9, apud MAGNOLI & ARAÚJO, 2005, p.143).

    A falta de investimentos nos países da África subsaariana tem acarretado grande atraso no processo de transição demográfica desses países. Esse atraso é caracterizado pela(s).
  • 6 - Questão 11481.   Geografia - Nível Médio - Cadete do Exército - EsPCEx - EB - 2013
  • Apesar de exceções como as metrópoles de São Francisco, Los Angeles e Dallas, “(...) o ritmo frenético da urbanização e o aparecimento de novas megacidades nas últimas décadas são fenômenos característicos do mundo subdesenvolvido”

    Sobre o acelerado crescimento das cidades nos países subdesenvolvidos, podemos afirmar que:

    I) a urbanização desses países repete o processo vivido pela Europa, pois o crescimento de suas grandes cidades tem sido tão rápido quanto foi o das cidades europeias.

    II) as novas megacidades nesses países crescem principalmente sobre a base da expansão dos empregos no Setor Terciário.

    III) o processo de urbanização gerou uma complexa hierarquia urbana, nesses países, na qual as metrópoles convivem com uma rede densa de cidades médias, que concentra a maior parte da população urbana.

    IV) o acelerado crescimento das megacidades gerou, nesses países, o chamado déficit habitacional, o qual figura como um dos mais graves problemas característicos das metrópoles.

    Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas.
  • 7 - Questão 11482.   Geografia - Nível Médio - Cadete do Exército - EsPCEx - EB - 2013
  • Segundo o IBGE, em 2007, o nível de urbanização brasileira já era de 83,5%, índice superior ao da maior parte dos países europeus. Alguns estudiosos acreditam que o Brasil apresenta, na verdade, nível de urbanização menor do que revelam as estatísticas do IBGE. De acordo com os estudiosos, essa elevada urbanização apontada pelas estatísticas deve-se ao fato de a legislação do País considerar como urbanas as localidades que;
  • 8 - Questão 11483.   Geografia - Nível Médio - Cadete do Exército - EsPCEx - EB - 2013
  • Imagens mostram que 57% da área original desse domínio morfoclimático brasileiro já estão desmatados. Sua biodiversidade também está ameaçada, fato que o aponta como um dos dois “hotspots” (MYERS, 1988, apud TERRA; ARAÚJO; GUIMARÃES, 2009, p.186)identificados no País. A utilização de tecnologias modernas para corrigir os solos ácidos possibilitou a intensificação da produção agrícola, o que vem acelerando a devastação desse domínio. O texto acima refere-se ao domínio morfoclimático do (a).

Para corrigir este simulado é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples e rápido!

Comentar Simulado

Para comentar este simulado é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples e rápido!

Não elaboramos as questões, apenas as transcrevemos de provas já aplicadas em concursos públicos anteriores.