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Simulado Prefeitura de Florianópolis SC - Biblioteconomia - Bibliotecário - 2014 - iii

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  • 131 Resolveram
  • 41% Acertos
  • 4 Gabaritaram
  • barra ótimo 6 Ótimo
  • barra qtd_bom 54 Bom
  • barra ruim49 Ruim
  • barra péssimo22 Péssimo
  • 2 - Questão 11833.   Biblioteconomia - Nível Superior - Bibliotecário - Prefeitura de Florianópolis SC - FGV - 2014
  • Um manual de indexação deve integrar o rol de documentação oficial de uma biblioteca, estar descrito em ordem lógica de etapas a serem seguidas para a análise de assuntos, fornecer as regras, diretrizes e procedimentos para o trabalho do indexador e, principalmente, conter os elementos constituintes da(o):
  • 3 - Questão 11834.   Biblioteconomia - Nível Superior - Bibliotecário - Prefeitura de Florianópolis SC - FGV - 2014
  • Na construção de tesauros, quando um conceito pode ser representado por vários símbolos distintos ou quando se quer reduzir, por questões pragmáticas, os níveis de implicação conceitual, estabelecem-se as relações de equivalência semântica. Tais relações permitirão controlar os três conjuntos de dispersões semânticas, características da linguagem natural, as dispersões léxicas, as simbólicas e as sintáticas. Exemplos de dispersão sintática são:
  • 5 - Questão 11836.   Biblioteconomia - Nível Superior - Bibliotecário - Prefeitura de Florianópolis SC - FGV - 2014
  • Na Classificação Decimal de Dewey, qualquer nota referente à natureza de uma classe aplica-se a todas as classes subordinadas, inclusive aos temas logicamente subordinados que são classificados em números coordenados. Trata-se do seguinte fenômeno:
  • 7 - Questão 11838.   Biblioteconomia - Nível Superior - Bibliotecário - Prefeitura de Florianópolis SC - FGV - 2014
  • A consideração das coleções da biblioteca é o fruto de uma política sistemática de aquisições, que busca a completude, a acumulação e todas as formas de saber e de criação confiadas à escrita, aptas a serem em seguida redistribuídas pela classificação nas grandes categorias literárias [...]. Este projeto enciclopédico não é senão a aplicação hiperbólica do programa intelectual da escola aristotélica (JACOB, C. Ler para escrever, p. 50). O trecho, transcrito de “O poder das bibliotecas”, de Baratin e Jacob (2000), descreve a formação de bibliotecas compreensivas, que se tornou inviável e que levou à definição de políticas de formação e desenvolvimento de coleções. A causa dessa mudança é atribuída à(ao):

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