Simulado Caixa - Medicina do Trabalho - Médico do trabalho - 2014 - iii

Resolva 9 questões de Medicina (Medicina do Trabalho) Ensino Superior Banca CESPE. Teste seus Conhecimentos em Provas Online com Gabarito.

  • 59 Resolveram
  • 58% Acertos
  • 3 Gabaritaram
  • barra ótimo 5 Ótimo
  • barra qtd_bom 33 Bom
  • barra ruim20 Ruim
  • barra péssimo1 Péssimo
  • 4 - Questão 12110.   Medicina - Medicina do Trabalho - Nível Superior - Médico do trabalho - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014
  • Julgue os itens seguintes, acerca de acompanhamento médico de portadores de doenças crônicas e epidemiologia em medicina do trabalho.

    Entre os indicadores em segurança do trabalho, a taxa de frequência de acidentes do trabalho difere do índice de gravidade, apesar de ambos terem como base (denominador) o número total de homens/hora trabalhadas. Para se determinar o índice de gravidade, deve-se levar em conta o número de horas perdidas com acidentes do trabalho e não o número de acidentes do trabalho.
  • 5 - Questão 12111.   Medicina - Medicina do Trabalho - Nível Superior - Médico do trabalho - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014
  • Julgue os itens seguintes, acerca de acompanhamento médico de portadores de doenças crônicas e epidemiologia em medicina do trabalho.

    Os estudos transversais, também chamados de seccionais, são aqueles que medem a prevalência de doenças. Esses estudos são importantes para a avaliação da situação de saúde da população, pois estimam a demanda para implantação de serviços de saúde.
  • 7 - Questão 12113.   Medicina - Medicina do Trabalho - Nível Superior - Médico do trabalho - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014
  • Em 2011, quando José estava com sessenta e dois anos de idade, aposentou-se como pedreiro por tempo de serviço. Três meses após sua aposentadoria, ele começou a trabalhar em outra empresa, como auxiliar de serviços gerais. Após alguns meses de trabalho, José sofreu uma queda no local de trabalho e fraturou o membro inferior direito, e, devido a esse acidente, foi afastado do serviço por quarenta e cinco dias. Após quinze dias de seu retorno às atividades, ele sofreu um acidente de carro, não relacionado ao trabalho, que lhe causou uma nova fratura no mesmo membro antes afetado, que demandou a realização de uma cirurgia e o afastamento de José do trabalho por mais noventa dias. Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

    A segunda licença de José também deve ser entendida como provocada por acidente de trabalho, devido aos fatos de ter havido a gravação da fratura anterior e de a segunda fratura ter ocorrido antes de se completarem sessenta dias do término do benefício anterior.
  • 8 - Questão 12114.   Medicina - Medicina do Trabalho - Nível Superior - Médico do trabalho - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014
  • Em 2011, quando José estava com sessenta e dois anos de idade, aposentou-se como pedreiro por tempo de serviço. Três meses após sua aposentadoria, ele começou a trabalhar em outra empresa, como auxiliar de serviços gerais. Após alguns meses de trabalho, José sofreu uma queda no local de trabalho e fraturou o membro inferior direito, e, devido a esse acidente, foi afastado do serviço por quarenta e cinco dias. Após quinze dias de seu retorno às atividades, ele sofreu um acidente de carro, não relacionado ao trabalho, que lhe causou uma nova fratura no mesmo membro antes afetado, que demandou a realização de uma cirurgia e o afastamento de José do trabalho por mais noventa dias.

    Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

    Durante o período da primeira licença, José fazia jus a continuar recebendo sua aposentadoria e, a partir do décimo sexto dia de afastamento do trabalho, a receber também o auxílio-doença acidentário.
  • 9 - Questão 12115.   Medicina - Medicina do Trabalho - Nível Superior - Médico do trabalho - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014
  • Acerca da legislação trabalhista e previdenciária, julgue os próximos itens.

    O treinamento da comissão interna de prevenção de acidentes (CIPA) deve ter carga horária de vinte horas e contemplar, pelo menos, os seguintes temas: estudo do ambiente, das condições de trabalho e dos riscos originados do processo produtivo; metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho; noções sobre a síndrome da imunodeficiência adquirida e medidas de prevenção; princípios gerais de higiene do trabalho e de medidas de controle dos riscos; organização da CIPA e outros assuntos necessários ao exercício das atribuições da comissão.

Para corrigir este simulado é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples e rápido!

Comentar Simulado

Para comentar este simulado é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples e rápido!

Não elaboramos as questões, apenas as transcrevemos de provas já aplicadas em concursos públicos anteriores.