Simulado Assistente de Alunos - UFRN - Pedagogia - 2015 - i

Resolva 8 questões de Pedagogia Ensino Médio. Teste seus Conhecimentos em Provas Online com Gabarito.

  • 409 Resolveram
  • 41% Acertos
  • 4 Gabaritaram
  • barra ótimo 10 Ótimo
  • barra qtd_bom 156 Bom
  • barra ruim191 Ruim
  • barra péssimo52 Péssimo
  • 1 - Questão 12591.   Pedagogia - Nível Médio - Assistente de Alunos - UFRN - 2015
  • A atividade do assistente de estudantes exige uma comunicação pedagógica adequada e interações com outros atores da instituição educativa. A comunicação, de um modo geral, é uma forma de interação humana, a partir da qual as pessoas interagem no contexto da atividade, dentro de determinados sistemas de relações. Leia as afirmações a seguir, relativas à comunicação.

    I Nos modelos clássicos da comunicação, alguns de seus elementos são: emissor, codificação, canal, decodificação e receptor.
    II A comunicação, é essencialmente, um processo de transmissão de informação.
    III A comunicação tem um caráter motivado, orientada para a satisfação de necessidades das pessoas.
    IV A rigidez e a flexibilidade são mecanismos da comunicação.

    Das afirmações, estão corretas
  • 2 - Questão 12592.   Pedagogia - Nível Médio - Assistente de Alunos - UFRN - 2015
  • A Resolução nº 193/2010-CONSEPE, de 21 de setembro de 2010, dispõe sobre o atendimento educacional a estudantes com necessidades especiais da UFRN. Em relação a essa resolução, é correto afirmar:
  • 3 - Questão 12593.   Pedagogia - Nível Médio - Assistente de Alunos - UFRN - 2015
  • Numa discussão entre dois professores sobre o atendimento de estudantes com necessidades especiais na UFRN, um dele faz as seguintes afirmações:

    I Os estudantes com necessidades educacionais especiais, para obter concessão de apoio e serviços junto à Comissão Permanente de Apoio ao Estudante com Necessidade Educacional Especial, deverão sempre ter sua condição diagnosticada por um laudo médico.

    II Para os estudantes com necessidades educacionais especiais, o plano de ensino de componentes curriculares deverá ser adaptado em relação à avaliação.

    III A Comissão Permanente de Apoio ao Estudante com Necessidade Educacional Especial deve apoiar a UFRN em ações de formação continuada de professores , visando à melhoria da qualidade do atendimento a esses estudantes.

    IV Os estudantes com necessidades educacionais especiais não podem ter, sob qualquer circunstância, prorrogado o prazo máximo do curso.

    Das afirmações, estão corretas
  • 4 - Questão 12594.   Pedagogia - Nível Médio - Assistente de Alunos - UFRN - 2015
  • A formação de atitudes e valores, no contexto da formação universitária, deve ser considerada como uma das finalidades da educação superior. Nesse sentido, o assistente de estudantes deve ter, dentre outras, essa preocupação. Leia as afirmações a seguir sobre as atitudes, os valores e sua formação.

    I As atitudes são complexas, pois envolvem tanto conhecimentos quanto afetos (sentimentos e preferências) e condutas.
    II Os valores orientam as ações.
    III A formação de atitudes deve ser objeto de ensino em uma ou duas disciplinas específicas do currículo.
    IV A informação é o elemento mais importante e é suficiente na formação de valores.

    Das afirmações, estão corretas
  • 5 - Questão 12595.   Pedagogia - Nível Médio - Assistente de Alunos - UFRN - 2015
  • Ensino, aprendizagem e formação são três categorias da formação profissional universitária na UFRN. Em relação a essas categorias do Projeto Pedagógico dessa instituição, é correto afirmar:
  • 6 - Questão 12596.   Pedagogia - Nível Médio - Assistente de Alunos - UFRN - 2015
  • A UFRN, como parte de sua política de acesso, inclusão e permanência de estudantes com deficiência física, deve considerar as legislações internacionais, as nacionais e as específicas da instituição em relação aos estudantes com esse tipo de deficiência. Considere as afirmações a seguir, relativas a esses estudantes.

    I São consideradas pessoas com deficiência física aquelas cuja condição de deficiência apresentada é decorrente do comprometimento do aparelho nervoso.
    II As barreiras arquitetônicas e de transporte podem influenciar diretamente no desenvolvimento funcional e social de estudantes com deficiência física.
    III Não se deve forçar a ajuda à pessoa com deficiência física. Ofereça -a e, se a pessoa precisar, ela aceitará e lhe dirá o que fazer.
    IV É importante falar indiretamente com o estudante com deficiência física , por intermédio de outras pessoas, quando ele estiver sentado.

    Das afirmações, estão corretas
  • 7 - Questão 12597.   Pedagogia - Nível Médio - Assistente de Alunos - UFRN - 2015
  • A deficiência visual, para fins educacionais, é considerada a perda total ou parcial, congênita ou adquirida da visão, variando de acordo com o nível ou acuidade visual. Considere as afirmações a seguir em relação à atenção a estudantes com esse tipo de necessidade especial.

    I Os estudantes com deficiência visual podem ser considerados em iguais condições educacionais em relação aos demais estudantes.
    II O uso de palavras relacionadas com a visão não é adequado na presença de estudantes com deficiência visual.
    III As palavras “aqui, ali, aí” devem ser usadas com toda naturalidade com os estudantes com deficiência visual.
    IV É importante que professores e assistentes de estudantes tenham conhecimentos acerca do tipo de deficiência visual dos estudantes e das implicações que ela acarreta.

    Das afirmações, estão corretas
  • 8 - Questão 12598.   Pedagogia - Nível Médio - Assistente de Alunos - UFRN - 2015
  • A Lei nº 10.861, de 14 de abrir de 2004, institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior-SINAES. Em relação ao SINAES, é correto afirmar:

Para corrigir este simulado é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples e rápido!

Comentários sobre "Simulado Assistente de Alunos - UFRN - Pedagogia - 2015 - i"

    Nilza Maria da Conceição
    Por nilzauern em 25/12/2015 às 18:18:54

    parabéns a toda equipe do site!!!!! muito bom poder contar com o trabalho de vocês.

Comentar Simulado

Para comentar este simulado é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples e rápido!

Não elaboramos as questões, apenas as transcrevemos de provas já aplicadas em concursos públicos anteriores.