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Simulado: Administrador - Polícia Federal - Administração de Recursos Materiais - 2013 - i

Questões da Prova - Administrador - Polícia Federal - Administração de Recursos Materiais - 2013 - i. Ao Terminar de Resolver o Simulado, Clique em Corrigir para ver o Gabarito.

259 resolveram
55% acertos
Médio
8 gabaritaram
15 ótimo
150 bom
89 regular
5 péssimo

A respeito da classificação, que consiste em um processo de associação de materiais com características semelhantes, julgue os itens a seguir.

O método de classificação denominado curva ABC é utilizado na administração de estoques para definir políticas de vendas, estabelecer prioridades, programar produção.
A respeito da classificação, que consiste em um processo de associação de materiais com características semelhantes, julgue os itens a seguir.

A abrangência, a flexibilidade e a praticidade são os principais atributos para a classificação de materiais.
A respeito da classificação, que consiste em um processo de associação de materiais com características semelhantes, julgue os itens a seguir.

Os fatores que determinam o tipo de organização de materiais são classificados de acordo com o tipo de consumo, a perecibilidade, a periculosidade, a possibilidade de fazer ou comprar, o tipo de estocagem, a dificuldade de aquisição e o mercado fornecedor.
Acerca da gestão de estoques, importante função da administração de materiais, julgue os itens que se seguem.

Caso o objetivo da empresa seja o “estoque zero”, deve-se utilizar o método just in time, uma técnica de gestão de materiais e de produção no momento exato, em que ambos os elementos (gestão e produção) são controlados por meio mecânico ou informatizado, com enfoque no estoque, no fornecedor e na qualidade.
Acerca da gestão de estoques, importante função da administração de materiais, julgue os itens que se seguem.

Os tipos de estoque incluem o estoque real — quantidade (saldo) de material existente em estoque —, o estoque virtual — estoque real acrescido das encomendas em andamento — e o estoque de cobertura — relação entre estoque e consumo, que indica quanto tempo o estoque suportará o consumo sem que haja reposição.
Em relação ao cadastro de fornecedores utilizado para dar curso à função compras, julgue o item abaixo.

Para se criar um cadastro de fornecedores, podem ser utilizados os seguintes critérios: políticos — geralmente definidos pela administração da empresa, a fim de estabelecer prioridades para cadastramento de empresas da região, de empresas de pequeno ou médio porte —; técnicos — que envolvem carências de abastecimento, na procura de novas alternativas de fornecimento, a fim de evitar exclusividades —; e legais — aplicados exclusivamente às empresas estatais, autárquicas e do serviço público em geral.
A respeito de compras e serviços no setor público, julgue os itens subsecutivos.

Para otimizar o processo de compras no setor público, especificamente quanto à aquisição de materiais de consumo, no edital de licitação deverá ser descrito detalhadamente o objeto a ser contratado, visto que a riqueza de especificações evita uma contratação inócua e, dessa forma, preserva-se o interesse público.

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