Advogado - CEDERJ - Direito Civil - 2013

Responda as 5 questões abaixo (Advogado - CEDERJ - Direito Civil - 2013). Ao terminar, clique no botão para ver sua nota e o gabarito. Boa prova!

5 questões Direito Civil, Advogado, CEDERJ, CEPERJ, Superior

76 resolveram
42% média
Difícil
5 gabaritaram
9 Ótimo
26 Bom
30 Regular
11 Péssimo
Expedito recebe uma gratificação especial por atividades que desempenhou quando estava em atividade. Sua percepção ocorreu por mais de vinte anos. Após esse período, surgiu nova lei extinguindo o benefício. Diante da nova lei, o Departamento do Pessoal realizou uma auditoria e determinou o cancelamento de todos os pagamentos referentes à citada gratificação. Trata-se aqui de violação do denominado:
Jerusa está grávida, e perdeu o poder familiar, sendo falecido o seu esposo, gerador da vida em gestação. Há necessidade de proteger os interesses do nascituro, que não tem ainda personalidade jurídica. O sistema do Código Civil impõe, neste caso, a designação, de um:
Samanta adquire de Taumaturgo um bem imóvel. Ao definirem as condições, estabelecem que o pagamento ocorrerá mediante transferência de títulos da dívida pública para a vendedora. Considera-se pagamento equivalente a dinheiro o efetuado através de:
Paulo e Pedro estabelecem uma relação de comodato sobre um bem. Tal contrato surgiu diante das inúmeras possibilidades ofertadas pelo sistema legal. No Direito Civil, surge a denominada posse direta através do seu exercício pelo:
Pedro adquire um imóvel sob regime enfitêutico. Após muito pesquisar, verifica que a enfiteuse pode ser extinta. Preenchidos os requisitos legais, deve Pedro exercer o denominado direito de: