Simulado Assistente de Trânsito - DETRAN MA - Português - 2013

Resolva 7 questões de Português Ensino Médio Banca FGV. Teste seus Conhecimentos em Provas Online com Gabarito.

  • 1.442 Resolveram
  • 63% Acertos
  • 136 Gabaritaram
  • barra ótimo 405 Ótimo
  • barra qtd_bom 633 Bom
  • barra ruim337 Ruim
  • barra péssimo67 Péssimo
A EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

      A comunicação é uma arma poderosa na batalha cotidiana pela queda dos números de acidentes, servindo ao mesmo tempo como instrumento de educação e conscientização. Campanhas de mobilização pelo uso de cinto de segurança, das práticas positivas na direção, da não utilização de bebidas alcoólicas ao dirigir, do uso da faixa de pedestres, entre outras, são comprovadamente eficientes. É crescente a preocupação com o ensino dos princípios básicos do trânsito desde a infância e ele pode acontecer no espaço escolar, com aulas específicas, ou também nos ambientes especialmente desenvolvidos para o público infantil nos departamentos de trânsito. Com a chegada do Código Brasileiro de Trânsito (CBT), em 1998, os condutores imprudentes passaram a frequentar aulas de reciclagem, com o propósito de reeducação.
      Como se vê, alguma coisa já vem sendo feita para reduzir o problema. Mas há muito mais a fazer. A experiência mundial mostra que as campanhas para alertar e convencer a população, de forma periódica, da necessidade de obedecer regras básicas de trânsito, não são suficientes para frear veículos em alta velocidade e evitar infrações nos semáforos. O bolso, nessas horas, ajuda a persuadir condutores e transeuntes a andar na linha. A Capital Federal é um exemplo de casamento bem- sucedido entre comunicação de massa e fiscalização. Um conjunto de ações foi responsável por significativa queda no número de vítimas fatais do trânsito na cidade. O governo local, a partir da década de 1990, adotou uma série de medidas preventivas. Foram veiculadas campanhas de conscientização, foi adotado o controle eletrônico de velocidade e foi implementado o respeito às faixas de pedestres. Essas providências, associadas a promulgação do novo Código de Trânsito, levaram a uma expressiva redução nos índices de mortalidade por 10 mil veículos em Brasília - de 14,9 em 1995 para 6,4 em 2002. Nesse período, apesar do crescimento da frota de 436 mil para 469 mil veículos, o número de mortes por ano caiu de 652 em 1995 para 444 em 2002.
      Foi um processo polêmico. O governo foi acusado de estar encabeçando uma indústria de multas, devido ao grande número de notificações aplicadas. Reclamações à parte, o saldo das ações se apresentou bastante positivo. Recentemente as estatísticas mostram que o problema voltou a se agravar. O número de vítimas fatais de acidentes no trânsito passou de 444 em 2002 para 512 em 2003. Pesquisas do DETRAN apontam que um dos principais motivos desse aumento e o uso de álcool por motoristas.

(Pedro Ivo Alcantara. www.ipea.gov.br)
  • 1 - Questão 14865.   Português - Nível Médio - Assistente de Trânsito - Detran MA - FGV - 2013
  • "A comunicação é uma arma poderosa na batalha cotidiana pela queda dos números de acidentes"

    Assinale a alternativa que apresenta a reescritura do segmento de texto acima que não respeita as regras do emprego de vírgulas.
  • 2 - Questão 14866.   Português - Nível Médio - Assistente de Trânsito - Detran MA - FGV - 2013
  • "A comunicação é uma arma poderosa na batalha cotidiana pela queda dos números de acidentes, servindo ao mesmo tempo como instrumento de educação e conscientização. Campanhas de mobilização pelo uso de cinto de segurança, das práticas positivas na direção, da não utilização de bebidas alcoólicas ao dirigir, do uso da faixa de pedestres, entre outras, são comprovadamente eficientes".

    No caso desse segmento do texto, o segundo período, em relação ao primeiro, funciona como
  • 4 - Questão 14868.   Português - Nível Médio - Assistente de Trânsito - Detran MA - FGV - 2013
  • "É crescente a preocupação com o ensino dos princípios básicos do trânsito desde a infância e ele pode acontecer no espaço escolar, com aulas específicas, ou também nos ambientes especialmente desenvolvidos para o público infantil nos departamentos de trânsito. Com a chegada do Código Brasileiro de Trânsito (CBT), em 1998, os condutores imprudentes passaram a frequentar aulas de reciclagem, com o proposito de reeducação".

    As duas ocorrências do conectivo "com", sublinhadas no fragmento acima, indicam, respectivamente,
  • 5 - Questão 14869.   Português - Nível Médio - Assistente de Trânsito - Detran MA - FGV - 2013
  • As campanhas pelo uso do cinto de segurança, das práticas positivas de direção, da não utilização de bebidas alcoólicas e do uso da faixa de pedestres se dirigem prioritariamente a
  • 6 - Questão 14870.   Português - Nível Médio - Assistente de Trânsito - Detran MA - FGV - 2013
  • "Como se vê, alguma coisa já vem sendo feita para reduzir o problema” .

    Assinale a alternativa cujo comentário apresenta uma inadequação.
  • 7 - Questão 14871.   Português - Nível Médio - Assistente de Trânsito - Detran MA - FGV - 2013
  • "A experiência mundial mostra que as campanhas para alertar e convencer a população, de forma períodica, da necessidade de obedecer regras básicas de trânsito, não são suficientes para frear veículos em alta velocidade e evitar infrações nos semáforos” .

    A partir desse segmento do texto, é correto deduzir que

Para corrigir este simulado é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples e rápido!

Comentários sobre "Simulado Assistente de Trânsito - DETRAN MA - Português - 2013"

    CLAUDIA VIEIRA DA CUNHA
    Por claudiavieira em 22/01/2016 às 15:18:53

    E eu , a bobeira foi pior, errei 2. Sempre a mesma falta de atenção.

    diego silva de souza
    Por kiverdego em 14/04/2016 às 14:39:26

    deficit de atencao acontece.

    vou levar lanches pra prova

    algo que ative a memoria, a exemplo de chas sucos e etc.

Comentar Simulado

Para comentar este simulado é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples e rápido!

Não elaboramos as questões, apenas as transcrevemos de provas já aplicadas em concursos públicos anteriores.