Simulado Engenheiro Civil - Português - INSS - 2013

Simulado para Engenheiro Civil - INSS com 4 Questões de Português. Prova com Exercícios de Ensino Superior da Banca FUNRIO com Gabarito.

  • 643 Resolveram
  • 55% Acertos
  • 64 Gabaritaram
  • barra ótimo 64 Ótimo
  • barra qtd_bom 412 Bom
  • barra ruim134 Regular
  • barra péssimo33 Ruim

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TECNOLOGIA EDUCACIONAL E DIGITAL NO CENÁRIO CONTEMPORÂNEO
Elaine Turk Faria 

            O objetivo deste artigo é apresentar um estudo sobre as possibilidades e necessidade de utilização da tecnologia digital nas instituições de ensino, bem como da introdução da cultura tecnológica entre alunos e professores, onde se inclui a educação à distância e as disciplinas semipresenciais no ambiente acadêmico.
            Com frequência, lemos nos jornais, revistas e na literatura científica atual o quanto nossos jovens estão familiarizados com a tecnologia e têm facilidade no seu manuseio. Veem e Vrakking (2009) denominam os jovens desta época de “geração homo zappiens, que cresceu usando múltiplos recursos tecnológicos desde a infância”. Para estes autores, a geração homo zappiens é digital, e a escola é analógica. Reforçando essa posição, Marc Prensky, educador americano, escreveu um artigo em 2001 sobre os imigrantes digitais e os nativos digitais, em que faz uma divisão entre os que veem o computador como uma novidade e os que não imaginam a vida antes dele, pois têm contato com a tecnologia logo após o nascimento.
            Esta situação, vivenciada na sociedade contemporânea, tem implicações tanto nas escolas de educação básica quanto nas universidades, já que este é o novo perfil dos estudantes e dos acadêmicos. Consequentemente, os cursos de licenciatura, onde se inclui também o curso de Pedagogia, têm de preparar os futuros professores para atuarem neste contexto.

[Texto adaptado]
Fonte: Aprender e ensinar: diferentes olhares e práticas.
Maria Beatriz Jacques Ramos & Elaine Turk Faria (orgs.).
Porto Alegre: PUCRS, 2011, p. 13. 
  • 1 - Questão 15034.   Português - Nível Superior - Engenheiro Civil - INSS - FUNRIO - 2013
  • Ao mencionar os “imigrantes digitais” e os “nativos digitais”, o texto os identifica, respectivamente, como
  • 2 - Questão 15035.   Português - Nível Superior - Engenheiro Civil - INSS - FUNRIO - 2013
  • Uma fonte citada no texto denomina os jovens de nossos tempos como “geração homo zappiens, que cresceu usando múltiplos recursos tecnológicos desde a infância”. O neologismo “homo zappiens” combina as formas “homo sapiens” e “zap”, com o intuito de
  • 3 - Questão 15036.   Português - Nível Superior - Engenheiro Civil - INSS - FUNRIO - 2013
  • Os autores citados no texto dizem que a geração homo zappiens é digital e que a escola é analógica. Isso contrasta, respectivamente, as atitudes de
  • 4 - Questão 15037.   Português - Nível Superior - Engenheiro Civil - INSS - FUNRIO - 2013
  • No último parágrafo, a autora diz que “esta situação, vivenciada na sociedade contemporânea, tem implicações tanto nas escolas de educação básica quanto nas universidades, já que este é o novo perfil dos estudantes e dos acadêmicos”.

    Assinale a alternativa que reescreve o trecho acima sem comprometer o significado original.

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