Simulado Soldado Bombeiro Militar - Português - CBM RJ - 2012

Simulado para Soldado Bombeiro Militar - Bombeiro Militar RJ com 5 Questões de Português. Prova com Exercícios de Ensino Médio da Banca FUNCEFET com Gabarito.

  • 410 Resolveram
  • 37% Acertos
  • 8 Gabaritaram
  • barra ótimo 24 Ótimo
  • barra qtd_bom 89 Bom
  • barra ruim249 Regular
  • barra péssimo48 Ruim

Para corrigir este simulado é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!

  • 1 - Questão 16451.   Português - Nível Médio - Soldado Bombeiro Militar - Bombeiro Militar RJ - FUNCEFET - 2012
  • O código determina que os órgaos responsáveis pelo trânsito respondam objetivamente por danos causados aos cidadaos "em virtude de açao, omissão ou erro do direito do transito seguro ” . ó obrigacao moral de todos nos, na condicao de motoristas e pedestres, apontarmos deficiencias e irregularidades existentes em nossas vias publicas que possam colocar em risco o transito seguro. São nossas vidas e saóde que estao em jogo. Ao fazer isso devemos receber uma resposta conforme determina o Código de Transito Brasileiro:

    "Art. 72. Todo cidadao ou entidade civil tem direito de solicitar, por escrito, aos orgãos ou entidades do Sistema Nacional de Transito, sinalização, fiscalizaçao e implantaçao de equipamentos de seguranca, bem como sugerir alteracões em normas, legislação e outros assuntos pertinentes a esse Código.”

    As Aspas ocorrentes no fragmento acima sao empregadas para:
  • 2 - Questão 16452.   Português - Nível Médio - Soldado Bombeiro Militar - Bombeiro Militar RJ - FUNCEFET - 2012
  • Infelizmente, são poucos os cidadãos e cidadas que utilizam esse meio direto de reivindicar e participar de forma a elevar os padrães de seguranca e conforto de nosso trânsito. Ja no Artigo 1o. do novo código fica caracterizada a responsabilidade objetiva das autoridades publicas que constituem o Sistema Nacional de Transito pela seguranca dos que transitam em nossas vias póblicas. ó bom lembrar que, na definiçao de via, fica claramente estabelecido que nela tambem se incluem as calcadas:” O emprego das duas vírgulas ocorrentes no período " ó bom lembrar que, na definicao de via, fica claramente estabelecido que nela tambem se incluem as calçadas” justifica-se porque
  • 3 - Questão 16453.   Português - Nível Médio - Soldado Bombeiro Militar - Bombeiro Militar RJ - FUNCEFET - 2012
  • No seguinte período retirado do excerto selecionado do texto "Motoristas e Pedestres - em busca de uma convivencia pacifica”, " ó um privilegio dado somente aos indivíduos capazes física e psicologicamente” , encontra(m)-se
  • 4 - Questão 16454.   Português - Nível Médio - Soldado Bombeiro Militar - Bombeiro Militar RJ - FUNCEFET - 2012
  • Educaçao no transito tem duas vertentes: primeira, conhecimento teorico de regras e treinamento pratico nas ruas; segunda, criacao de valores que envolvem amor a vida e ao proximo. A primeira pode ser ministrada em escolas e em cursos especiais; a segunda, vem de dentro do indivíduo e resulta de sua vida familiar. Tambem pode ser desenvolvida posteriormente, mas exige trabalho mais complexo que a simples divulgacao de normas, regulamentos e treinamento nas ruas. Nem sempre e bem sucedida. Resultado: pedestres e motoristas emocionalmente despreparados para uma convivência social harmoniosa, o pedestre, colocando sua propria vida em risco e o motorista, transformando-se em serio perigo para a sociedade. Testes psicologicos devem ser-lhe aplicados e negada a licenca de dirigir a todo cidadao que não revelar condicoes para faze-lo com tranquilidade e segurança. Afinal, dirigir não e um direito natural. E um privilegio dado somente aos indivíduos capazes física e psicologicamente.

    Leia o fragmento seguinte retirado do texto acima: "Tambem pode ser desenvolvida posteriormente, mas exige trabalho mais complexo que a simples divulgaçao de normas, regulamentos e treinamento nas ruas.” Identifique o grau em que se encontra nele empregado o adjetivo "complexo” .
  • 5 - Questão 16455.   Português - Nível Médio - Soldado Bombeiro Militar - Bombeiro Militar RJ - FUNCEFET - 2012
  • Não são poucos os pedestres que atravessam fora da faixa. As vezes o fazem porque a faixa e s tí muito longe. Ora, o novo código determina que a travessia seja feita pela faixa se esta estiver a uma distância de ate 50 metros. Em muitos locais a distância entre faixas e bem superior a 100 metros. Se o pedestre atravessar a via no meio, ele estara a mais de 50 metros das faixas e não estara infringindo o codigo. Muitos motoristas nao sabem disso; tampouco os pedestres. Mesmo que estivesse errado, o pedestre não deveria ser atropelado. E uma punicão que vai feri-lo seguramente, mas tambem pode torna-lo aleijado, ou ate mesmo mata-lo. Pedes­tres e motoristas desconhecem as leis da física e as consequencias da velocidade de impacto sobre o atropelado.

    No texto esta dito que acidentes de trânsito são causados principalmente porque

Comentar Simulado

Para comentar este simulado é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!