Simulado Cadete - Interpretação de Texto - Bombeiro Militar GO - 2010

Resolva 4 questões de Português (Interpretação de Textos) Ensino Superior Banca SOUSÂNDRADE. Teste seus Conhecimentos em Provas Online com Gabarito.

  • 263 Resolveram
  • 44% Acertos
  • 22 Gabaritaram
  • barra ótimo 22 Ótimo
  • barra qtd_bom 129 Bom
  • barra ruim69 Ruim
  • barra péssimo43 Péssimo
O fosso que separa negros e brancos declarados no Brasil se estreitou em um ritmo sem precedentes desde meados da década passada. A diminuição dessa desigualdade pode ser constatada quando se verificam as estatísticas de aumento da renda e de escolaridade, que foi bem mais intenso no caso dos negros do que dos brancos. A diferença de salários entre eles, ainda grande, encolheu 14% desde 1995. No campo da educação, os resultados são ainda mais expressivos. Antes, apenas dois em cada 100 negros concluíam a faculdade. Agora, sete em 100 obtêm diploma de curso superior - um crescimento de 250%. A proporção de brancos formados cresceu menos: 115%. A redução do analfabetismo também foi maior entre os negros: 74%, contra 60% entre os brancos. [...]
A redução da iniquidade não tem nenhuma relação com a criação de cotas para negros em universidades ou no serviço público. Deve-se a outros fatores, como a universalização da educação fundamental e a melhoria da qualidade do ensino médio oficial. Essas conquistas foram obtidas quando o governo passou a dar prioridade ao ensino básico, o que ocorreu a partir de 1995. A mudança de orientação favoreceu aos estratos mais pobres, que concentram a maior proporção de negros. “No Brasil, a pobreza é predominantemente negra. Por isso, quando a distância entre pobres e ricos se estreita, eles são os mais beneficiados”, diz Marcelo Paixão, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Raquel Salgado IN: Especial. Revista Veja 02 abr 2009.
  • 1 - Questão 16472.   Português - Interpretação de Textos - Nível Superior - Cadete - Bombeiro Militar GO - SOUSÂNDRADE - 2010
  • Em relação ao texto, assinale a opção CORRETA.
  • 2 - Questão 16473.   Português - Interpretação de Textos - Nível Superior - Cadete - Bombeiro Militar GO - SOUSÂNDRADE - 2010
  • A partir das ideias do texto, julgue como verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ) as inferências abaixo.

    ( ) A conquista dos espaços pelos negros parte do princípio de que o preconceito é o único e grande entrave, no Brasil, para a ascensão dos negros.
    ( ) O processo civilizatório envolve, determinantemente, o desenvolvimento da educação, fator decisivo para reduzir as desigualdades entre negros e brancos.
    ( ) A criação de cotas para negros em universidades ou no serviço público, no Brasil, diminuiu consideravelmente a ascensão social do negro.

    A sequência CORRETA é:
  • 3 - Questão 16474.   Português - Interpretação de Textos - Nível Superior - Cadete - Bombeiro Militar GO - SOUSÂNDRADE - 2010
  • Examine os seguintes itens em que se encontram períodos sintáticos. Verifique qual (ou quais) pode(m) dar continuidade coerente e gramaticalmente correta ao texto B, considerando o contexto.

    I. A cada dia eles (os negros e os brancos) se confrontam na corrida em busca do emprego, que escolhe, preferencialmente, o branco.
    II. O crescimento do mercado de trabalho, fruto da extraordinária expansão da economia, proporcionou também a ascensão dos negros.
    III. O resultado desse enfrentamento entre negros e brancos não envolve questões sociais, mas apenas as raciais.

    Pode-se constatar que apenas
  • 4 - Questão 16475.   Português - Interpretação de Textos - Nível Superior - Cadete - Bombeiro Militar GO - SOUSÂNDRADE - 2010
  • Assinale a opção CORRETA a respeito das estruturas linguísticas do texto.

Para corrigir este simulado é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples e rápido!

Comentários sobre "Simulado Cadete - Interpretação de Texto - Bombeiro Militar GO - 2010"

    eduardo cesar da silva
    Por eduardodudu em 08/09/2015 às 15:07:24

    ótima prova.

Comentar Simulado

Para comentar este simulado é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples e rápido!

Não elaboramos as questões, apenas as transcrevemos de provas já aplicadas em concursos públicos anteriores.