Simulado Oficial Bombeiro Militar - Geografia - Bombeiro Militar MG - 2015

Simulado com 5 questões de Geografia Ensino Médio Banca IDECAN. Teste seus Conhecimentos em Provas Online com Gabarito.

  • 1.197 Resolveram
  • 46% Acertos
  • 25 Gabaritaram
  • barra ótimo 184 Ótimo
  • barra qtd_bom 344 Bom
  • barra ruim598 Ruim
  • barra péssimo71 Péssimo

Para corrigir este simulado é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples e rápido!

  • 1 - Questão 16516.   Geografia - Nível Médio - Oficial Bombeiro Militar - Bombeiro Militar MG - IDECAN - 2015
  • “A teoria da tectônica de placas é recente, mas sua formulação baseia-se em mais de 100 anos de especulações, pesquisas geológicas e debates. Com a formulação da teoria da tectônica de placas surge uma nova explicação para um dos mais antigos e controvertidos temas da geologia – o da deriva continental. A ideia de que os continentes não foram fixos durante toda a história da Terra e, sim, de que sofreram movimentos relativos sobre a sua superfície só agora se torna mais compreensível e aceita com a explicação do ponto de vista da tectônica de placas.”

    (Popp, José Henrique. Geologia Geral. 6ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2010 p. 11.)

    Sobre a teoria da tectônica de placas, analise.

    I. Procura demonstrar que a superfície semirrígida da crosta sofre movimentos sobre uma porção inferior, quente e fluida, denominada astenosfera.
    II.A superfície semirrígida da crosta sofre movimentos; com isso, as rochas superficiais sofrem deformações, produzindo estruturas características, conhecidas como produtos do tectonismo.
    III.O fenômeno da tectônica de placas processa-se em escala global, mas se encontra evidenciado segundo direções preferenciais ou regionais.

    Estão corretas as alternativas
  • 2 - Questão 16517.   Geografia - Nível Médio - Oficial Bombeiro Militar - Bombeiro Militar MG - IDECAN - 2015
  • Sabendo-se que em Tóquio, cidade localizada a aproximadamente 140° Leste do meridiano de referência, Greenwich, são 17 horas, horário oficial, e desprezando quaisquer ajustes de fusos entre os países, bem como outras adaptações, que horas (horário oficial) serão na cidade de Porto Alegre, localizada a cerca de 51° a Oeste do meridiano de Greenwich?
  • 3 - Questão 16518.   Geografia - Nível Médio - Oficial Bombeiro Militar - Bombeiro Militar MG - IDECAN - 2015
  • A importância de se estudar a atmosfera é muito grande, pelos efeitos que ela causa em nossas vidas, sejam efeitos  naturais ou causados pela atividade humana. Essas mudanças no clima do Planeta e os transtornos, principalmente  da temperatura, promovem transformações no padrão do tempo. Com base na importância de estudar a atmosfera e  as mudanças no clima, pode-se afirmar que essas transformações afetam: 

    I.   O suprimento de alimentos. 
    II.   O regime de precipitações. 
    III.  O recebimento de radiação solar. 
    IV.  O aumento dos recursos naturais vitais. 

    Estão corretas as alternativas
  • 4 - Questão 16519.   Geografia - Nível Médio - Oficial Bombeiro Militar - Bombeiro Militar MG - IDECAN - 2015
  • “Várias características do ambiente em que se processa o intemperismo influem diretamente nas reações de alteração, no que diz respeito à sua natureza, velocidade e intensidade. São os chamados fatores de controle do intemperismo, basicamente representados pelo material parental, clima, topografia, biosfera e tempo.”

    (Teixeira, W & Toledo, M.C.M de & Fairchild, T. R e Taioli, F. Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de Textos, 2003 p. 150.)

    Dos fatores mencionados anteriormente, assinale o que, isoladamente, mais influencia no intemperismo.
  • 5 - Questão 16520.   Geografia - Nível Médio - Oficial Bombeiro Militar - Bombeiro Militar MG - IDECAN - 2015
  • Desde sua independência, o Paquistão convive em uma contínua instabilidade interna e intensos quadros de violência,  levando geopolíticos a considerarem a área como um barril de pólvora. Diante do exposto, analise.

    I. A instabilidade interna é explicada pelas grandes diversidades etnoculturais. 
    II. A radicalização religiosa, aliada à crescente  influência de grupos extremistas,  tem  levado o país a uma espiral sem  fim de violências. 
    III. O extremismo religioso se alimenta das enormes desigualdades sociais e da proliferação da miséria. 
    IV. A  renúncia  do  general  Pervez  Musharraf,  que  governava  o  país  desde  1999,  e  a  instauração  do  governo  civil,  contribuíram para uma estabilidade interna no país. 

    Estão corretas as afirmativas