Simulado Oficial Bombeiros Militar - História - Bombeiro MG - 2015

Resolva 3 questões de História Ensino Médio Banca IDECAN. Teste seus Conhecimentos em Provas Online com Gabarito.

  • 1.016 Resolveram
  • 48% Acertos
  • 136 Gabaritaram
  • barra ótimo 136 Ótimo
  • barra qtd_bom 333 Bom
  • barra ruim389 Ruim
  • barra péssimo158 Péssimo
  • 1 - Questão 16521.   História - Nível Médio - Oficial Bombeiro Militar - Bombeiro Militar MG - IDECAN - 2015
  • Leia os textos a seguir.

    “A economia funciona por uma ordem natural inerente e pré-existente. De acordo com essa premissa, as atividades humanas devem ser mantidas em harmonia com as leis naturais. ‘Laissez faire, laissez passer’ (deixe fazer, deixe passar) – expressão creditada a Vincent de Gournay e que é o resumo de um conceito que determinava que os governos não deveriam interferir nas atividades humanas, sendo que estas estariam em conformidade com as leis naturais. Além disso, dão ênfase na agricultura — era consenso que a indústria, comércio e manufatura estavam subordinadas à agricultura, e, em menor proporção à mineração, por serem estas as fontes de riqueza, enquanto que os demais setores não detinham o fator produção, sendo, na concepção fisiocrata, meros transformadores.”
    (MACHADO, Luiz, 2011.)

    “Segundo esse pensador, o Estado poderia, em ocasiões pontuais, intervir para evitar a ocorrência de monopólios ou de cartéis comerciais, uma vez que o mercado para se autorregular necessita de competitividade, livre concorrência, a fim de atender os anseios da sociedade, tanto na produção quanto na qualidade dos produtos ofertados e até mesmo no preço destes. Afinal, a intervenção direta do Estado na economia acarretaria na redução do bem estar-social.”
    (Disponível em: http://www.webartigos.com/artigos/a-ideia-central-do-pensamento-economico.)

    Ao analisar os dois textos e tendo em vista o contexto em que surgiram, é possível identificá-los corretamente como pensamentos pertencentes às seguintes correntes filosóficas, respectivamente:
  • 2 - Questão 16522.   História - Nível Médio - Oficial Bombeiro Militar - Bombeiro Militar MG - IDECAN - 2015
  • “As grandes navegações foram um conjunto de viagens marítimas que expandiram os limites do mundo conhecido até então. Mares nunca antes navegados, terras, povos, flora e fauna começaram a ser descobertos pelos europeus. E muitas crenças passadas de geração a geração foram conferidas, confirmadas, ou desmentidas. Eram crenças de que os oceanos eram povoados por animais gigantescos ou que em outros lugares habitavam seres estranhos e perigosos. Ou que a terra poderia acabar a qualquer momento no meio do oceano, o que faria os navios caírem no nada.”
    (Disponível em: http://www.brazilsite.com.br/historia/desco/desco04.htm)

    As viagens pelo oceano Atlântico, que receberam na historiografia a denominação de Expansão Marítima Europeia, tiveram como pano de fundo:
  • 3 - Questão 16523.   História - Nível Médio - Oficial Bombeiro Militar - Bombeiro Militar MG - IDECAN - 2015
  • Quanto aos princípios fundamentais da República Federativa do Brasil, marque a afirmativa correta.

Para corrigir este simulado é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples e rápido!

Comentar Simulado

Para comentar este simulado é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples e rápido!

Não elaboramos as questões, apenas as transcrevemos de provas já aplicadas em concursos públicos anteriores.