Soldado Combatente da Polícia Militar - Matemática - Polícia Militar ES - 2013

Responda as 8 questões do simulado abaixo (Soldado Combatente da Polícia Militar - Matemática - Polícia Militar ES - 2013). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

8 questões Matemática, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar ES, EXATUS PR, Ensino Médio

452 resolveram
45% acertos
Difícil
16 gabaritaram
48 ótimo
167 bom
148 regular
89 péssimo

1Questão 17127. Matemática, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar ES, EXATUS PR, Ensino Médio, 2013

O comandante de um destacamento militar ordenou que seus subordinados se organizassem em filas. A primeira fila era composta por 14 soldados, a segunda por 18 soldados, a terceira por 22 soldados, e assim, sucessivamente. Sabe-se que o número de soldados deste destacamento é igual a 1550. Dessa forma, é correto afirmar que serão formadas:

2Questão 17128. Matemática, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar ES, EXATUS PR, Ensino Médio, 2013

Quatro amigos, Abel, Bruno, Caio e Daniel, são colecionadores de figurinhas. Sabe-se que Abel possui metade da quantidade de figurinhas de Daniel mais um terço da quantidade de figurinhas de Caio; que Bruno possui o dobro da quantidade de figurinhas de Caio mais a quarta parte da quantidade de figurinhas de Daniel; que Daniel tem 60 figurinhas, e que Abel e Bruno possuem a mesma quantidade de figurinhas. Os quatro amigos possuem, juntos:

3Questão 17129. Matemática, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar ES, EXATUS PR, Ensino Médio, 2013

Em determinada empresa, a cada 75 minutos de trabalho os funcionários fazem uma pausa de 15 minutos para descanso. Um funcionário em sua jornada de trabalho fez 4 pausas e encerrou seu turno de trabalho às 17h30min. Considerando que não há pausa para descanso após a última sessão de 75 minutos de trabalho, é correto afirmar que esse funcionário iniciou seu turno de trabalho às:

4Questão 17130. Matemática, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar ES, EXATUS PR, Ensino Médio, 2013

Lucas possui um veículo que consome um litro de combustível a cada 11 km. Ao iniciar uma viagem, abasteceu o veículo completando o tanque de combustível e, após a parada para o almoço, verificou que havia consumido 40% do combustível. Para chegar ao seu destino, foi consumido mais 35% do combustível que havia quando ele iniciou a viagem, e ainda restaram 15 litros de combustível. A distância percorrida por Lucas nessa viagem foi de:

5Questão 17131. Matemática, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar ES, EXATUS PR, Ensino Médio, 2013

Dados um cilindro circular reto e um cone circular reto de mesma altura e mesmo raio, é correto afirmar que o volume do cone é igual a:

6Questão 17132. Matemática, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar ES, EXATUS PR, Ensino Médio, 2013

No Brasil, o indivíduo que dirigir alcoolizado está sujeito às normas da lei nº 11.705 do código de trânsito brasileiro, a “lei seca”. Tal lei estabelece, entre outras, a pena de detenção para o motorista que conduzir veículo sob efeito do álcool (etanol) a uma concentração superior a 0,34 mg de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões (descontado o erro máximo admissível de 0,04 mg/L).

Considere que a concentração de álcool está relacionada de forma diretamente proporcional à massa corporal do indivíduo e que, para um homem de 60 kg por exemplo, ingerir 0,34 mg de álcool equivale a tomar 700 ml de determinado tipo cerveja. Caso a massa corporal desse homem fosse de 80 kg, a concentração de álcool por litro de ar seria de:

7Questão 17133. Matemática, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar ES, EXATUS PR, Ensino Médio, 2013

Numa urna, o número de bolas verdes é igual ao dobro do número de bolas pretas, o número de bolas roxas é igual à metade do número de bolas rosas, o número de bolas laranjas é igual ao triplo do número de bolas pretas e 65 bolas não são rosas. Se não existem bolas de outras cores e apenas 5 bolas são roxas, então o número de bolas nessa urna é igual a:

8Questão 17134. Matemática, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar ES, EXATUS PR, Ensino Médio, 2013

Uma equipe composta por 12 operários, trabalhando 10 horas por dia, realiza determinada obra em 45 dias.

Considerando-se o mesmo ritmo de trabalho, se essa equipe fosse constituída por 15 operários, e a carga horária de trabalho fosse de 8 horas por dia, a mesma obra seria realizada em: