Simulado Técnico de enfermagem - Português II - FURNAS - prova 2009

Simulado para Técnico de enfermagem - FURNAS com 4 Questões de Português. Prova com Exercícios de Ensino Médio da Banca FUNRIO com Gabarito.

  • 2.511 Resolveram
  • 24% Acertos
  • 16 Gabaritaram
  • barra ótimo 16 Ótimo
  • barra qtd_bom 590 Bom
  • barra ruim1.080 Ruim
  • barra péssimo825 Péssimo

Para corrigir este simulado é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!

Para responder às questões 11 a 14, considere a letra da canção “Dom João”, de Octavio Burnier e Reinaldo Pimenta:

Deus salve Dom João!
Sete cavaleiros perguntaram por quê,
Sete navegantes perguntaram pra quê
E sete corvos responderam nunca mais.
Sete corvos rindo: nunca mais.

Deus salve Dom João!
Sete cavaleiros responderam talvez,
Sete navegantes responderam depois
E sete corvos responderam nunca mais.
Sete corvos rindo: nunca mais.

Nas memórias, nos corações,
Beijos do mesmo amor.
Nas bocas dos canhões,
Morrem gritos de sangue e dor.

Salve o rei e sua espada cega e gentil!
Salve o rei e o meu silêncio valendo ouro,
Seu tesouro, meu azar.
Meu desdouro, seu tesouro, azar.
Meu azar de ouro, seu bazar.
Meu agouro ouro, seu azar.
  • 1 - Questão 1741.   Português - Nível Médio - Técnico de enfermagem - FURNAS - FUNRIO - 2009
  • O eu poético da canção emprega a primeira pessoa do singular apenas na última estrofe, mas se percebe a subjetividade do texto desde o início da canção pelo uso de alguns recursos linguísticos, como
  • 2 - Questão 1742.   Português - Nível Médio - Técnico de enfermagem - FURNAS - FUNRIO - 2009
  • Na estrofe final da canção, observa-se a exploração da camada sonora das palavras, sendo correto afirmar que
  • 3 - Questão 1743.   Português - Nível Médio - Técnico de enfermagem - FURNAS - FUNRIO - 2009
  • As duas primeiras estrofes se valem de verbos, substantivos e expressões adverbiais de mesmo tipo, mostrando um paralelismo sintático e semântico que atua na construção do sentido. Qual das descrições abaixo interpreta corretamente esse recurso?
  • 4 - Questão 1744.   Português - Nível Médio - Técnico de enfermagem - FURNAS - FUNRIO - 2009
  • Se considerarmos o contexto em que as palavras “cavaleiros” e “navegantes” estão empregadas, vamos reconhecer que ambas fazem parte do mesmo campo semântico de “rei”. No entanto, se as considerarmos isoladamente, desvinculadas do contexto da letra de “Dom João”, será correto dizer que “navegante” pode servir como hiperônimo para os seguintes hipônimos:

Comentários sobre "Simulado Técnico de enfermagem - Português II - FURNAS - prova 2009 "

    Edna de Almeida Delfino
    Por enfermagem2010 em 24/01/2016 às 15:17:49

    Cara bastante dificil.Interpretaçaõ total.

    Bruna Soares Fonseca
    Por brunafonseca000 em 03/03/2015 às 22:20:52

    Estilística, ritmo e sonoridade são características de provas de análise literária.

    eduardo cesar da silva
    Por eduardodudu em 16/01/2015 às 17:11:21

    essa é osso!

    Ariádene
    Por ariadene em 16/01/2015 às 14:24:05

    Bem dificil mesmo!!mas nao chutei...exige mt atenção p interpretar...acertei 3 das 4...terminei o ensino médio há anos!! Rs

    Maria de Lourdes Pires
    Por lariam em 11/11/2014 às 21:17:21

    Nossa, é prova pra nível superior, com doutorado, mestrado e especializado...

    Elba Maria dos Santos
    Por elba2014 em 14/05/2014 às 22:42:05

    Gostei do simulado foi muito bom p testar meus conhecimentos mas vou continuar estudando tenho prova por esses dias mandem mais deste preciso me preparar bem.

    taynã nunes barbosa
    Por taynan123 em 26/01/2014 às 23:52:59

    matei 3 tô indo bem ^^. Mas tenho muito que melhorar.

    Pedro Carlos
    Por pcrc em 03/09/2013 às 14:52:53

    50%, mas são questões cansativas que exigem muita atenção...o texto é de difícil interpretação!

    Toxic Force
    Por necroso em 19/04/2013 às 14:30:41

    Rpz só acertei 50%. Nunca tinha ouvido falar em "hiperônimo". Ficou de aprendizado. :)

    deives silva
    Por agrolouco em 01/04/2013 às 00:15:11

    acertei as duas ultimas

    Izaura Lino Shaustz
    Por izashaustz em 21/01/2013 às 12:52:28

    e muito complicado para minha cabeça! kkkkk

    gisele moraes
    Por giselegih em 12/01/2013 às 19:43:13

    acertei 2 .... dificil

    jaqueline de paula de oliveira
    Por jake17 em 14/11/2012 às 14:59:13

    tava um pouco dificil mais conseguei acerta quase todas,porque umas questoes eu ja sabia as respostas

    Ana Cláudia Pereira Paulo Camelo
    Por anaclaudia24 em 19/10/2012 às 10:25:24

    Credo, acertei só uma kkk fui ruim.

    Cristiano Silveira
    Por lombardinho em 17/10/2012 às 14:56:14

    Acertei duas.

    Complicado...

    Douglas Soares Da Rocha
    Por douglasvycy em 10/10/2012 às 16:51:39

    eu acertei as tres primeiras e com muita dificuldade,nossa foi complica tive que ter bastante atençao e ler o texto varias outras vezes

    Hidelbrando Oliveira da rocha
    Por hidelbrando em 22/05/2012 às 15:31:09

    ô louco, complicado!!

    vanusa almeida santos
    Por vanusaalmeida em 02/05/2012 às 18:22:36

    NOSSA SÓ ACERTEI UMA..........KKKKKK QCOISA É ESSA?

    Jonathan Augusto Ferreira Nunes
    Por augusthan em 30/04/2012 às 20:23:55

    É prova para Professores !!!
    Que prova mais estranha é essa, hein...

    cintia
    Por sisi01 em 27/04/2012 às 13:50:27

    Achei difícil,mas consegui.Gabaritei.

    Rosa Araujo
    Por eurysousa10 em 18/04/2012 às 10:52:41

    gabaritei, mas tive muita dificuldade.

    neyres aparecido da silva
    Por neyres2009 em 07/04/2012 às 15:35:05

    Gabaritei mais essa....

    joao vitor
    Por jv2012 em 18/03/2012 às 14:19:23

    errei a 4

    Camila Freitas Rocha da Silva
    Por milarocha em 27/02/2012 às 19:23:02

    só acertei uma!!!...

    ELIANI ALVES DA SILVA
    Por elianialves em 06/02/2012 às 18:19:15

    isso é para gabaritar professores e não estudantes!

    jose gregorio dos santos filho
    Por greg em 11/01/2012 às 00:56:37

    nossa errei tudo que nivel

    Ronaldo Silva
    Por ronaldo12123 em 22/09/2011 às 06:27:55

    75% sem chutar. Mas reconheço que foi muito difícil.

    ana de campos
    Por anah em 07/07/2011 às 11:29:22

    acho que nem com pós- doutorado eu gabaritava.

    sylviocavalcante
    Por syviocavalcante em 29/05/2011 às 10:48:04

    Isto não é prova , isto é para academia brasieira de letas

    LUIZ BERNARDINO VIEIRA
    Por lubevi em 6/11/2010 às 14:47:16

    Adoro esse simulado.

    Valdeir Santana Mamedio
    Por valdeir em 2/11/2010 às 21:52:22

    Acertei 75%, só no chute.
    Não entendi nada!

    Bruno Brito
    Por bcobain em 2/11/2010 às 15:18:31

    Que prova nojenta. Tinha que ser da FUNRIO

Comentar Simulado

Para comentar este simulado é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!