Simulado Soldado da Polícia Militar - Estados e Municípios - Polícia Militar PB - 2008

Simulado para Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar PB com 7 Questões de Conhecimentos Específicos (História e Geografia de Estados e Municípios). Prova com Exercícios de Ensino Médio com Gabarito.

  • 789 Resolveram
  • 35% Acertos
  • 9 Gabaritaram
  • barra ótimo 26 Ótimo
  • barra qtd_bom 146 Bom
  • barra ruim408 Regular
  • barra péssimo209 Ruim

Para corrigir este simulado é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!

  • 1 - Questão 17510.   Conhecimentos Específicos - História e Geografia de Estados e Municípios - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar PB - 2008

  • Criada de direito em 1574, quando da constituição de capitania real, a Paraíba somente começou a existir de fato em 1585.

    Analise as proposições a seguir:

    I- O retardamento da conquista explica-se pela resistência dos índios potiguaras, aliados aos franceses traficantes de pau-brasil.

    II- Nossa Senhora das Neves, terceira cidade do Brasil, por tratar- se de sede de capitania real, já nasceu cidade, desconhecendo o estágio de vila.

    III- O primeiro capitão-mor da Paraíba foi Martim Leitão que instalou a fortaleza de Santa Catarina.

    IV- A sesmaria que originou o latifúndio, monocultor, com a cana- de-açúcar no litoral e brejo, e o binômio pecuária-algodão, no sertão, responsabilizou-se pela ocupação da Paraíba.

    Está(ão) CORRETA(S):
  • 2 - Questão 17511.   Conhecimentos Específicos - História e Geografia de Estados e Municípios - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar PB - 2008
  • Fiadora e guardiã da sociedade, a Igreja sempre dispôs de bastante prestígio.

    Acerca das ordens religiosas da capitania da Paraíba e de seus mosteiros podem ser destacados os seguintes elementos:

    I- Os jesuítas foram os primeiros missionários que chegaram à capitania da Paraíba e acompanharam todas as lutas da colonização.

    II- Os franciscanos construíram o Convento de São Francisco o qual se constituiu num núcleo de catequese para encaminhar os brasilíndios ao trabalho útil e orientado.

    III- Os beneditinos foram expulsos da capitania da Paraíba, porque se posicionaram contra a Santa Inquisição e não usavam métodos de educação tão rígidos como os jesuítas.

    IV- Os missionários carmelitas fundaram o mosteiro de São Bento onde iniciaram os trabalhos missionários.

    Dentre eles, estão CORRETOS:
  • 3 - Questão 17512.   Conhecimentos Específicos - História e Geografia de Estados e Municípios - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar PB - 2008
  • Sobre a dominação holandesa na Paraíba, analise as proposições a seguir:

    I- Tomada a capitania da Paraíba, os holandeses estabeleceram suas defesas militares na fortaleza de Santa Catarina que seria a praça forte com múltiplas funções: posto de vigilância; ponto de apoio para a defesa; arsenal de guerra; prisão militar; palco de torturas; execuções de traidores; caixa forte batava; refúgio flamengo; e sede do governo durante a ocupação.

    II- A capital da Paraíba, até então Filipéia, passou a denominar-se Frederica. A administração holandesa foi implantada nesta cidade, de forma a garantir a dominação e o controle sobre a produção açucareira local.

    III- A Companhia das Índias, após o retorno de Maurício de Nassau a sua pátria, executou uma política agressiva: confiscou fazendas e engenhos, perseguiu católicos e aumentou impostos.

    Está(ão) CORRETA(S):
  • 4 - Questão 17513.   Conhecimentos Específicos - História e Geografia de Estados e Municípios - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar PB - 2008
  • “Quanto à parte central do território paraibano, a do Planalto da Borborema, começou a ser explorada na década de 1660(...) Em 1697 Teodósio de Oliveira Ledo aldeia um grupo de índios ariús(ou ariás), habitantes da ribeira do Piranhas, numa grande campina, nos limites da região dos cariris. Fundou aí o núcleo que deu origem a Campina Grande(...) O processo de ocupação desta área – o Agreste – esteve relacionado a dois fatores que estão interligados.” (Regina Célia Gonçalves. In: A questão urbana na Paraíba, 1999, p.25.)

    Estes fatores são:
  • 5 - Questão 17514.   Conhecimentos Específicos - História e Geografia de Estados e Municípios - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar PB - 2008
  • Apesar da rigidez da estrutura econômico-social baseada no latifúndio e no trabalho escravo, as massas populares sempre procuraram assinalar intensa participação na História da Paraíba.

    Faça a associação das duas colunas.

    1 - Revolução de 1817
    2 - Confederação do Equador
    3 - Revolução Praieira – 1848/49
    4 - Revolta de Quebra-Quilos
    5 - Ronco da Abelha

    ( ) Revolta que ficou assim conhecida pela modificação que provocou no sistema de pesos e medidas.
    ( ) Revolta contra a atitude autoritária de D. Pedro I. O objetivo do seu líder era reunir as províncias do Nordeste em uma república
    ( ) Foi o último movimento revolucionário do Império. Teve início com os choques entre liberais e conservadores de Olinda
    ( ) A revolta deu-se nos sertões de Pernambuco, Alagoas, Ceará e Paraíba com o intuito de fazer o controle sobre os trabalhadores, visto que, com o fim do tráfico negreiro, os homens livres tiveram que trabalhar.
    ( ) Movimento de caráter republicano e separatista. Teve início em Pernambuco e logo se estendeu às províncias de Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.

    Assinale a alternativa que indica a seqüência CORRETA
  • 6 - Questão 17515.   Conhecimentos Específicos - História e Geografia de Estados e Municípios - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar PB - 2008
  • “Alguns historiadores taxaram esse movimento de Revolução dos Padres, devido ao grande numero de religiosos que a integraram. Na Paraíba, as coisas tiveram essa mesma feição, explicável pelo preparo intelectual dos sacerdotes, aptos à assimilação das idéias liberais. Além da Paraíba, o movimento teve a adesão de Alagoas, Rio Grande do Norte e Ceará.” MELLO, J. Otávio de A. História da Paraíba. A UNIÃO, João Pessoa, 2002, p. 102.

    O texto refere-se à:
  • 7 - Questão 17516.   Conhecimentos Específicos - História e Geografia de Estados e Municípios - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar PB - 2008
  • A participação ativa da Paraíba na rebelião de outubro, como componente da Aliança Liberal, conferiu às lideranças locais, que já integravam o aparelho administrativo, a permanência no poder, com exceção do então governador Álvaro de Carvalho que se manteve alheio às conspirações revolucionárias.

    O texto refere-se:

Comentar Simulado

Para comentar este simulado é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!