Simulado Polícia Militar MT - Geografia - Oficial da Polícia Militar - 2012

Simulado para Oficial da Polícia Militar - Polícia Militar MT com 7 Questões de Geografia. Prova com Exercícios de Ensino Superior da Banca UNEMAT com Gabarito.

  • 366 Resolveram
  • 32% Acertos
  • 3 Gabaritaram
  • barra ótimo 13 Ótimo
  • barra qtd_bom 47 Bom
  • barra ruim190 Regular
  • barra péssimo116 Ruim

Para corrigir este simulado é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!

  • 1 - Questão 17573.   Geografia - Nível Superior - Oficial da Polícia Militar - Polícia Militar MT - UNEMAT - 2012
  • Sobre o Pantanal Mato-grossense, analise as seguintes assertivas:

    I. Ocupa cerca de 40% da área total do Estado de Mato Grosso e, fitofisionomicamente, é o resultado da convergência entre as Florestas Amazônica, Atlântica e a Caatinga na porção nordeste do território Mato-grossense.

    II. Em terras Mato-grossenses, compreende uma área inundável na porção sudoeste do Estado, cujo rio principal é o Paraguai.

    III. Possui diferentes formações vegetais distribuídas em áreas permanentes alagadas, periodicamente inundadas, de solos alagadiços durante a cheia, que não secam completamente nas vazantes, e áreas altas não inundadas.

    IV. Na região, o regime pluviométrico é da ordem de 2600 a 3000mm anuais, porém, como a chuva é mal distribuída ao longo do ano, o regime da água pouco interfere na sua regulação ecológica.

    V. A ocupação sem planejamento em áreas de cabeceira, resíduos de agrotóxico resultante de práticas agrícolas e a atividade turística constituem problemas ambientais enfrentados na região.

    Assinale a alternativa correta.
  • 2 - Questão 17574.   Geografia - Nível Superior - Oficial da Polícia Militar - Polícia Militar MT - UNEMAT - 2012
  • Segundo o Dicionário de Geografia (GIOVANNETTI e LACERDA, 1996), oceano é uma “vasta porção de massa líquida e salgada que cobre 70,78% da superfície terrestre [e] essa grande extensão de água se divide em cinco porções, porém a inclusão do oceano Antártico tem gerado controvérsias, pois segundo os especialistas, trata-se da junção das águas do Pacífico, Atlântico e Índico. Assim, temos: oceano Pacífico, oceano Atlântico, oceano Índico e oceano Glacial Ártico” (p. 147). Por outro lado, nesta mesma obra, lê-se que mar é “parte dos oceanos que se caracteriza pela forma particular de suas costas, pelo tamanho e pelo modelo do relevo” (p. 124).

    Considerando a localização dos mares, é correto afirmar que:
  • 3 - Questão 17575.   Geografia - Nível Superior - Oficial da Polícia Militar - Polícia Militar MT - UNEMAT - 2012
  • Um dos movimentos do planeta é o de rotação, em que a Terra gira sobre seu próprio eixo, definindo os dias e as noites.

    O movimento de rotação da Terra ocorre:
  • 4 - Questão 17576.   Geografia - Nível Superior - Oficial da Polícia Militar - Polícia Militar MT - UNEMAT - 2012
  • “Solo que tem como característica uma concentração muito alta de sais solúveis, especialmente o cloreto de sódio, sendo encontrado nas baixadas das regiões áridas e semiáridas, ou próximo ao mar”. (GIOVANNETTI, G. Dicionário de Geografia, 1996, p. 198).

    A que tipo de solo o texto se refere?
  • 5 - Questão 17577.   Geografia - Nível Superior - Oficial da Polícia Militar - Polícia Militar MT - UNEMAT - 2012
  • Bastante comum no atual processo de urbanização, este fenômeno diz respeito ao processo de unificação física e ou funcional entre duas ou mais cidades. (MAGNOLI & ARAÚJO, 2005).

    O fenômeno geográfico que corresponde à dinâmica urbana acima aludida é:
  • 6 - Questão 17578.   Geografia - Nível Superior - Oficial da Polícia Militar - Polícia Militar MT - UNEMAT - 2012
  • Uma das propriedades físicas dos minerais é a sua dureza, que “exprime a resistência que um mineral oferece à penetração de uma ponta aguda que tenta riscar o mineral. [...] esta ponta tanto pode ser de aço ou vidro, como pode ser de outro mineral qualquer” (LEINZ e AMARAL, 2001). A escala de MOHS é utilizada para comparar a dureza dos diferentes minerais, sendo que os intervalos não obedecem à proporcionalidade dos números, servindo simplesmente para ordenar os minerais.

    Considerando a escala de MOHS, assinale a alternativa correta referente à dureza dos minerais citados, do menos duro ao mais duro.
  • 7 - Questão 17579.   Geografia - Nível Superior - Oficial da Polícia Militar - Polícia Militar MT - UNEMAT - 2012
  • “A fome, no Brasil, não pode ser atribuída à natureza, como em outros países. No Brasil, a injusta concentração da riqueza e da renda e a ausência de políticas públicas sustentáveis explicam a pobreza e a miséria da maioria do nosso povo (...) temos terra em abundância e gente bastante querendo trabalhar e produzir”. (www.mst.com.br, in TAMDIJAM & MENDES, 2004).

    O comentário acima faz referência à concentração fundiária no contexto agrário brasileiro.

    Sobre este assunto, analise as assertivas.

    I. A concentração de terras no Brasil é uma questão recente e se iniciou na década de 1960, por ocasião da instalação do governo militar.

    II. Dados oficiais mostram que o Brasil é um país com alta concentração de terras, cujos números apontam para mais de 0, 8 no índice Gini usado pela ONU.

    III. A região com a maior concentração de terras é o Nordeste, com números que ultrapassam 80% no índice Gini usado pela ONU.

    IV. A região com a menor concentração de terras é a Centro-Oeste, com números inferiores a 50% no índice Gini usado pela ONU.

    V. De acordo com o índice Gini usado pela ONU, as regiões com maior e menor concentração de terras no Brasil são, respectivamente, o Nordeste e o Sul.

    Assinale a alternativa correta.

Comentar Simulado

Para comentar este simulado é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!