Polícia Militar PR - Matemática - Soldado da Polícia Militar - 2013

Responda as 6 questões abaixo (Polícia Militar PR - Matemática - Soldado da Polícia Militar - 2013). Ao terminar, clique no botão para ver sua nota e o gabarito. Boa prova!

6 questões Matemática, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PR, FAFIPA, Médio

994 resolveram
32% média
Difícil
26 gabaritaram
69 Ótimo
215 Bom
264 Regular
446 Péssimo
A sequência de palavras abaixo relacionadas segue uma lógica que é, para Inês, diferente da lógica adotada por Luis.

POLÍCIA
AÇOITE
APRENDI
JALECO

Uma quinta palavra que daria continuidade lógica a esta sequência, de modo a atender à lógica adotada por Inês e, também, à lógica adotada por Luis, é:
Em uma progressão aritmética (P.A.) crescente de dezesseis termos positivos, x é o primeiro termo, y é o quarto termo e z é o último termo. Sabe-se que x, y e z formam, nessa ordem, uma progressão geométrica cuja soma é 42 e x.z = 64. Nessas condições, é correto afirmar que o décimo termo da P.A. é:
Em um determinado final de semana, dentre 100 policiais de um batalhão, apenas 16 estarão de folga e não serão escalados nem para o sábado, nem para o domingo. Sabe-se que 16 policiais serão escalados para o domingo, mas não para o sábado, e 75% dos policiais que serão escalados para o sábado também serão escalados para o domingo. Nessas condições, o total de policiais que atuarão no sábado, mas não atuarão no domingo é:
Considere as sentenças a seguir:

S1: Bombeiros prendem traficantes.
S2: Policiais Militares controlam incêndio.

Admitindo que S1 e S2 são verdadeiras, considere as proposições a seguir:

I. “S1 implica S2”.

II. “S2 implica S1”.

III. “S1 ou ~ S2”.

IV. “S2 ou ~ S1”.

Nessas condições, é correto afirmar que:
Na hierarquia da Polícia e Corpo de Bombeiros Militar de certa região, 5% correspondem a oficiais superiores (coronel, tenente-coronel e major), 10% a oficiais intermediários (capitão), 20% a oficiais subalternos (primeiro tenente e segundo tenente), 25% a praças especiais (aspirante) e 40% a praça (subtenente). Supondo que haja um incremento no efetivo de 5% a oficiais subalternos, 10% a praças especiais, 15% a praça, mantendo-se a quantidade nas demais categorias, o aumento percentual do efetivo será de:
Aguiar, Brito e Dutra exercem profissões distintas e cada um com exatamente uma profissão dentre bombeiro, policial e administrador. Para que se possa descobrir a profissão de cada um deles, foram feitas as seguintes afirmações, sendo apenas uma verdadeira:

I. Aguiar é policial.
II. Brito não é bombeiro.
III. Dutra não é policial.

Nessas condições, Aguiar, Brito e Dutra exercem, respectivamente, as seguintes profissões: