Simulado Polícia Militar ES - História do Brasil - Soldado da Polícia Militar - 2009

Resolva 10 questões de História (História do Brasil) Ensino Médio Banca CESPE. Teste seus Conhecimentos em Provas Online com Gabarito.

  • 954 Resolveram
  • 69% Acertos
  • 52 Gabaritaram
  • barra ótimo 347 Ótimo
  • barra qtd_bom 543 Bom
  • barra ruim62 Ruim
  • barra péssimo2 Péssimo
O início da colonização do Brasil foi marcado por uma espécie de parceria entre o Estado português e a iniciativa privada que se expressa na criação das capitanias hereditárias, quando o litoral da colônia, incluindo o território do Espírito Santo, foi repartido em grandes lotes e entregues a particulares. Latifúndio, escravidão e monocultura exportadora foram aspectos essenciais desse modelo de exploração colonial.

Ao ficar independente, em 1822, o Brasil não rompeu radicalmente com essa estrutura herdada da colônia. Assim, o café veio substituir, em importância econômica, a cana-de-açúcar, mas o poder permanecia em mãos de uns poucos. A escravidão somente foi abolida em 1888, às vésperas do golpe republicano. Até o advento da Revolução de 1930, o país pouco se modernizara e a exclusão política, social e econômica continuava a ser a regra. Um Brasil diferente começa a surgir na Era Vargas (1930-1945): introduzia-se a indústria de base, a vida urbana começa a expandir-se e conquistas sociais — como a legislação trabalhista — são obtidas.

A partir das informações acima e considerando aspectos significativos da história do Brasil, julgue os itens subsequentes.

Para corrigir este simulado é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples e rápido!

Comentários sobre "Simulado Polícia Militar ES - História do Brasil - Soldado da Polícia Militar - 2009"

    Eleni perreira da silva
    Por eleni02 em 10/10/2017 às 15:13:26

    fui otima genteee...

Comentar Simulado

Para comentar este simulado é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples e rápido!

Não elaboramos as questões, apenas as transcrevemos de provas já aplicadas em concursos públicos anteriores.