Simulado Aeronáutica (CIAAR) - Português - Oficial de Apoio - 2014

Resolva 7 questões de Português Ensino Superior Banca FAB. Teste seus Conhecimentos em Provas Online com Gabarito.

  • 206 Resolveram
  • 49% Acertos
  • 1 Gabaritaram
  • barra ótimo 14 Ótimo
  • barra qtd_bom 91 Bom
  • barra ruim86 Ruim
  • barra péssimo15 Péssimo
 A zaqa aérea do Brasil na Copa

Delineamos as estratégias da FAB para garantir marcação cerrada nos céus do país durante o maior evento esportivo do mundo.

    Entre os preparativos mais complexos para a Copa do Mundo, que começará em junho próximo, e os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto de 2016, está a criação de zonas de exclusão aéreas, nas quais os sobrevoos de aeronaves estarão proibidos. É uma medida de segurança que visa evitar atentados terroristas e incidentes aéreos nos locais de grande concentração de turistas e atletas. Esse tipo de iniciativa já foi posta em prática nos Jogos de Londres, em 2012, com grande sucesso. Na ocasião, oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB) acompanharam o trabalho dos britânicos. No Brasil, será uma experiência de proporções ainda maiores, envolvendo 12 cidades-sede espalhadas por todo o território nacional - bem menos complexa será a proteção dos céus do Rio nos Jogos Olímpicos. Não que o país seja alvo de atentados, mas, diante dos atuais riscos globais e de suas consequências, todo o cuidado será pouco. A primeira experiência real desse gênero para a FAB foi a Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que reuniu 43.000 participantes de 193 nações, em 2012. Depois vieram a Copa das Confederações, em junho de 2013, seguida da visita do Papa Francisco, em agosto do mesmo ano. Em todos esses eventos, caças e helicópteros estiveram de prontidão.

(André Vargas, Aero Magazine, n° 237 - 2014. Fragmento.)
  • 1 - Questão 18539.   Português - Nível Superior - Oficial de Apoio - CIAAR - FAB - 2014
  • Através de marcas textuais é possível identificar pontos de vista acerca do assunto apresentado. Tal identificação apresenta-se em
  • 2 - Questão 18540.   Português - Nível Superior - Oficial de Apoio - CIAAR - FAB - 2014
  • A sinonímia é a equivalência de significado entre dois termos. Considerando que a escolha dos vocábulos tem relação direta com as interferências que o redator busca produzir em seu interlocutor, verifique qual(is) expressão(ões) sugerida(s) poderia(m) substituir o vocábulo destacado referente, tendo preservado o sentido atribuído originalmente de acordo com o contexto. Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo, para o(s) caso(s) em que não ocorre o mesmo. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

    ( ) “gênero” / relativo ao mesmo tipo, aos que se acham ligados pela similitude de particularidades.
    ( ) “incidentes” / acontecimentos previsíveis que modificam uma ação.
    ( ) “concentração” / agrupamento de várias pessoas num ponto determinado.
  • 3 - Questão 18541.   Português - Nível Superior - Oficial de Apoio - CIAAR - FAB - 2014
  • A escolha da voz verbal possibilita ao enunciador destacar aspectos distintos de determinado fato. Em “Esse tipo de iniciativa já foi posta em prática nos Jogos de Londres, em 2012, com grande sucesso.” destaca(m)-se
  • 4 - Questão 18542.   Português - Nível Superior - Oficial de Apoio - CIAAR - FAB - 2014
  • De acordo com a finalidade dos sinais de pontuação, em “[...] envolvendo 12 cidades-sede espalhadas por todo o território nacional - bem menos complexa será a proteção dos céus do Rio nos Jogos Olímpicos.” o uso do “travessão” introduz
  • 5 - Questão 18543.   Português - Nível Superior - Oficial de Apoio - CIAAR - FAB - 2014
  • A situação comunicacional do texto exige que a linguagem utilizada seja a formal, considerada adequada ao contexto. Tendo em vista tal aspecto, indique A para o(s) trecho(s) em que tal adequação pode ser observada e I para o(s) trecho(s) em que a construção pode ser considerada inadequada de acordo com a norma padrão.

    (A) Construção adequada de acordo com a norma padrão.
    (I) Construção inadequada de acordo com a norma padrão.

    ( ) “[...] que visa evitar atentados terroristas [...]
    ( ) “[...] está a criação de zonas de exclusão aéreas,[...]
    ( ) “Depois vieram a Copa das Confederações, em junho de 2013,[...]”
  • 6 - Questão 18544.   Português - Nível Superior - Oficial de Apoio - CIAAR - FAB - 2014
  • O trecho “Em todos esses eventos, caças e helicópteros estiveram de prontidão.” foi parafraseado sem alteração semântica e inadequação quanto à norma padrão em:
  • 7 - Questão 18545.   Português - Nível Superior - Oficial de Apoio - CIAAR - FAB - 2014
  • De acordo com aspectos da linguagem utilizada, preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

    O texto apresenta uma linguagem que é, predominantemente, ___________________; utilizando como recurso linguístico__________________________ .

Para corrigir este simulado é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples e rápido!

Comentar Simulado

Para comentar este simulado é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples e rápido!

Não elaboramos as questões, apenas as transcrevemos de provas já aplicadas em concursos públicos anteriores.