Aeronáutica (CIAAR) - Sistemas Operacionais - Oficial Temporário - 2009

Responda as 5 questões abaixo (Aeronáutica (CIAAR) - Sistemas Operacionais - Oficial Temporário - 2009). Ao terminar, clique no botão para ver sua nota e o gabarito. Boa prova!

5 questões Informática, Sistemas Operacionais, Oficial Temporário, CIAAR, FAB, Superior

64 resolveram
29% média
Difícil
0 gabaritaram
1 Ótimo
7 Bom
48 Regular
8 Péssimo
Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. Um pipe é um tipo de pseudo-arquivo que pode ser utilizado para conectar dois processos.
II. Os arquivos especiais de bloco são utilizados para modelar impressoras, modems e outros dispositivos que aceitam ou dão como saída um fluxo de caracteres.
III. Uma função importante do sistema operacional é esconder as peculiaridades dos discos e outros dispositivos de E/S e apresentar ao programador uma interface amigável.
IV. O código de proteção rwxr-xr-x indica que qualquer usuário possuirá permissão de escrita deste arquivo.
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Os sistemas operacionais monoprogramáveis são os sistemas que permitem que um único programa utilize exclusivamente o processador, memória e dispositivos de entrada/saída durante sua execução.
( ) Nos sistemas operacionais monoprogramáveis, o processador permanece ocioso, sem realizar qualquer tipo de processamento, enquanto o programa aguarda por um evento, como a digitação de um dado.
( ) Os sistemas multiprogramáveis são caracterizados por possuírem duas ou mais unidades centrais de processamentos interligadas e trabalhando em conjunto. Assim, vários programas podem ser executados ao mesmo tempo.
( ) Os sistemas operacionais fracamente acoplados apresentam vários processadores compartilhando uma única memória física e apenas um sistema operacional gerencia os dispositivos de entrada/saída.
Em relação aos softwares relacionais com serviços complementares do sistema operacional, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. Um software tradutor é utilizado para converter um programa-fonte em código de máquina.
II. Assembler é responsável por traduzir um código-fonte em linguagem de montagem em um programa-objeto não executável.
III. Um software interpretador é um tradutor que traduz cada instrução e a executa imediatamente.
IV. Um linker ou editor de ligação é utilizado para carregar na memória principal um programa para ser executado.
Preencha a lacuna abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

Eventos inesperados podem ocorrer enquanto um programa está em execução. Uma _______________ é sempre gerada por algum evento externo ao programa e não depende da instrução que está sendo executada.
Preencha a lacuna abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

A técnica de ______________ é utilizada para aumentar o grau de concorrência e a eficiência dos sistemas operacionais. Esta técnica utiliza uma área em disco para ler e gravar dados, enquanto programas são executados concorrentemente.