Exército Brasileiro (EsFCEx) - Química - Aluno - 2014

Responda as 5 questões do simulado abaixo (Exército Brasileiro (EsFCEx) - Química - Aluno - 2014). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

5 questões Química, Aluno do Exército, EsFCEx, EB, Ensino Médio

154 resolveram
43% acertos
Difícil
13 gabaritaram
30 ótimo
25 bom
83 regular
16 péssimo

1Questão 18972. Química, Aluno do Exército, EsFCEx, EB, Ensino Médio, 2014

O fosgênio é um gás extremamente venenoso, tendo sido usado em combates durante a Primeira Guerra Mundial como agente químico de guerra. É assim chamado porque foi primeiro preparado pela ação da luz do sol em uma mistura dos gases monóxido de carbono (CO) e cloro (Cl2), conforme a equação balanceada da reação descrita a seguir:

CO (g) + Cl2(g) → COCl2 (g).

Em um reator foram dispostos 560 g de monóxido de carbono e 355 g de cloro. Admitindo-se a reação entre o monóxido de carbono e o cloro com rendimento de 100 % da reação e as limitações de reagentes, a massa de fosgênio produzida é de

Dados:

- massas atômicas: C = 12 u ; Cl = 35,5 u; O = 16 u

2Questão 18973. Química, Aluno do Exército, EsFCEx, EB, Ensino Médio, 2014

Um átomo neutro do elemento químico genérico A, ao perder 2 elétrons forma um cátion bivalente, contendo 36 elétrons. O número atômico deste átomo A é

3Questão 18974. Química, Aluno do Exército, EsFCEx, EB, Ensino Médio, 2014

O cobre é uma substância que possui elevado potencial de redução e no seu estado metálico sofre pouco em termos de oxidação frente a ácidos, não sendo oxidado pela maioria deles. Todavia, ele é oxidado na presença de ácido nítrico, conforme mostra a equação não balanceada de uma das possíveis reações:

Cu (s) + HNO3 (aq) → Cu(NO3)2 (aq) + NO (g) + H2O (l)

Após o balanceamento da equação com os coeficientes estequiométricos (menores números inteiros) a soma destes coeficientes será igual a

4Questão 18975. Química, Aluno do Exército, EsFCEx, EB, Ensino Médio, 2014

“Uma amostra de açúcar exposta ao oxigênio do ar pode demorar muito tempo para reagir. Entretanto, em nosso organismo, o açúcar é consumido em poucos segundos quando entra em contato com o oxigênio. Tal fato se deve à presença de enzimas que agem sobre as moléculas do açúcar, criando estruturas que reagem mais facilmente com o oxigênio ...”. (Referência: adaptado de Usberco e Salvador,Química, vol 2, FTD, SP, pág 377, 2009.)

Baseado no texto acima, a alternativa que justifica corretamente a ação química dessas enzimas é:

5Questão 18976. Química, Aluno do Exército, EsFCEx, EB, Ensino Médio, 2014

O ácido clorídrico (HCl) reage com alguns metais. Ao reagir com o magnésio metálico (Mgº), forma como produtos um gás inflamável/explosivo e um sal. Os nomes destes produtos formados são, respectivamente:

Conteúdo recomendado...