Explore simulados

Simulado CASAN - Psicologia - Psicólogo - 2011

Resolva 7 questões de Psicologia Ensino Superior Banca FEPESE. Teste seus Conhecimentos em Provas Online com Gabarito.

  • 341 Resolveram
  • 58% Acertos
  • 8 Gabaritaram
  • barra ótimo 39 Ótimo
  • barra qtd_bom 196 Bom
  • barra ruim93 Ruim
  • barra péssimo13 Péssimo
  • 1 - Questão 20647.   Psicologia - Nível Superior - Psicólogo - CASAN - FEPESE - 2011
  • Analise o texto abaixo:

    “São técnicas que exigem respostas a situações de forma que os candidatos interajam e participem ativamente delas. Por se tratar de atividades que envolvem atuação e muitas vezes simulações de uma circunstância profissional, o controle da situação por parte do candidato fica diminuído e os resultados podem ser mais visíveis e espontâneos. Essas técnicas necessitam de estruturação anterior e devem ser aplicadas por profissionais qualificados, capazes de controlar a situação e evitar conflitos ou descontrole emocional de algum participante”

    Limongi-França; Arellano, 2002.

    Identifique as afirmativas verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ) em relação ao texto.

    ( ) O texto trata de técnicas vivenciais como entrevistas técnicas e dinâmicas de grupo, as quais têm por objetivo avaliar os aspectos da subjetividade do candidato.

    ( ) O texto versa sobre técnicas que solicitam participação ativa do candidato, porém não lhe indicam com precisão qual o desempenho que dele se espera diante da tarefa solicitada.

    ( ) O texto recomenda preparo ético, técnico e emocional por parte dos profissionais que vão aplicar tais técnicas em função da subjetividade que as caracterizam.

    ( ) O texto sugere que a espontaneidade por parte do candidato deve ser eliciada pelo profissional durante a aplicação de tais técnicas, desde que por meio dos estímulos adequados, considerando os dados que já possui a respeito daquele candidato.

    Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
  • 2 - Questão 20648.   Psicologia - Nível Superior - Psicólogo - CASAN - FEPESE - 2011
  • Diagnósticos de necessidades de treinamentos em organizações de trabalho são comumente realizados por meio de Levantamentos de Necessidades de Treinamento (LNT), processos de pesquisa e/ou de coleta de dados que podem utilizar como ferramentas:
  • 3 - Questão 20649.   Psicologia - Nível Superior - Psicólogo - CASAN - FEPESE - 2011
  • Processos de treinamento e de desenvolvimento de pessoal realizados em organizações de trabalho possuem genérica e comumente as seguintes etapas, respeitada a ordem de sua ocorrência:
  • 4 - Questão 20650.   Psicologia - Nível Superior - Psicólogo - CASAN - FEPESE - 2011
  • Analise as afirmativas abaixo, relativamente a processos seletivos:

    1. Recrutamento e seleção são processos que visam preencher vagas, por meio da utilização de técnicas diversas por meio das quais se busca proporcionar melhor qualidade e maior precisão a esses processos.

    2. Candidatos não selecionados não podem ser cientificados das razões pelas quais foram preteridos em função do risco de rebaixamento da autoestima que essa ciência pode trazer.

    3. A seleção de um trabalhador com perfil e potencial maiores que a capacidade da organização de oferecer oportunidades para seu aproveitamento no exercício do cargo objeto da seleção pode levar à desmotivação.

    4. Provas de conhecimento são uma técnica de seleção cujo objetivo consiste em avaliar o grau de cultura geral e/ou específica dos candidatos, bem como conhecimentos profissionais considerados imprescindíveis para o desempenho do cargo objeto da seleção.

    Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  • 5 - Questão 20651.   Psicologia - Nível Superior - Psicólogo - CASAN - FEPESE - 2011
  • Diversas concepções de estudiosos do assunto consideram que a atuação clássica do psicólogo brasileiro, no que tange a processos e práticas de gestão de pessoas nas organizações de trabalho, tem sido limitada, restringindo-se ao denominado “tripé” que abrange:
  • 6 - Questão 20652.   Psicologia - Nível Superior - Psicólogo - CASAN - FEPESE - 2011
  • As práticas do psicólogo em gestão de pessoas nas organizações, por suas características, requerem metodologias de trabalho partilhadas, desenvolvendo-se com frequência em equipe interdisciplinar. Dentre os profissionais de nível superior usualmente componentes dessa equipe, considerando a compatibilidade entre sua formação, competências e as demandas do campo da gestão de pessoas, são encontrados, além do psicólogo:
  • 7 - Questão 20653.   Psicologia - Nível Superior - Psicólogo - CASAN - FEPESE - 2011
  • Relacione a Coluna 1 com a Coluna 2 sobre reconhecimento do trabalho e recompensa:

    Coluna 1

    1. Remuneração variável
    2. Modelo funcional de recompensas
    3. Sistema de gestão salarial por competências

    Coluna 2

    ( ) A complexidade da atuação profissional no conjunto de competências estabelecido pela organização define a faixa salarial na qual o profissional será administrado.

    ( ) Toma por base a avaliação da performance, feita por meio de acompanhamento da realização de metas predefinidas para determinado período de tempo.

    ( ) Toma por base a mensuração do valor dos cargos para a organização; quanto maior for esse valor, maior deve ser a compensação atribuída aos profissionais nele alocados.

    ( ) Tem por premissa a existência de situações de trabalho em que se espera dos profissionais essencialmente uma série de procedimentos previamente definidos.

    ( ) Sua construção parte, em geral, de uma análise da organização, seu conjunto de valores, visão de futuro e orientações estratégicas.

    Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Para corrigir este simulado é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples e rápido!

Comentar Simulado

Para comentar este simulado é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples e rápido!

Não elaboramos as questões, apenas as transcrevemos de provas já aplicadas em concursos públicos anteriores.