Simulado ALGÁS - Significação Contextual de Palavras e Expressões - Analista Judiciário - 2012

Simulado para Analista Judiciário - ALGÁS com 7 Questões de Português (Significação Contextual de Palavras e Expressões). Prova com Exercícios de Ensino Superior da Banca COPEVE-UFAL com Gabarito.

  • 115 Resolveram
  • 43% Acertos
  • 1 Gabaritaram
  • barra ótimo 5 Ótimo
  • barra qtd_bom 40 Bom
  • barra ruim44 Ruim
  • barra péssimo26 Péssimo

Para corrigir este simulado é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!

  • 1 - Questão 21045.   Português - Significação Contextual de Palavras e Expressões - Nível Superior - Analista Judiciário - ALGÁS - COPEVE-UFAL - 2012
  • Existem pessoas que moram em lan houses. Explico: em Tóquio, há lan houses com espaços privativos. A pessoa chega de mochila. Pendura-se no computador noite e dia. Dorme algumas horas num colchonete e volta a viver no fantástico mundo da web. Quando sai, leva tudo o que tem na mochila. Alimenta-se e arruma dinheiro de algum jeito e volta a se instalar na lan house de sua preferência (Walcyr Carrasco,Época, 23 de janeiro/2012, p. 96).

    Existem pessoas que moram em lan houses". Considerando a peculiaridade do fato, é possível admitir que se trata
  • 2 - Questão 21046.   Português - Significação Contextual de Palavras e Expressões - Nível Superior - Analista Judiciário - ALGÁS - COPEVE-UFAL - 2012
  • [...]
    e em silêncio os intimo a voltar a esta vida
    em que desde a infância eles viviam lentamente
    com a amargura dos dias longos colados às existências
    monótonas
    e o medo de morrer dos que assistem ao cair da tarde
    quando, após a chuva, as tanajuras se espalham
    no chão maternal de Alagoas e não podem mais voar
    [...]
    (Lêdo Ivo)

    Considerando as marcas semântico-estruturais do texto, é válido afirmar:
  • 4 - Questão 21048.   Português - Significação Contextual de Palavras e Expressões - Nível Superior - Analista Judiciário - ALGÁS - COPEVE-UFAL - 2012
  • Então, o que se lê na materialidade do espaço construído chinês é o gigantismo negocial da máquina urbana de crescimento chinesa, porque assim exigem os imperativos de uma acumulação puxada por megainvestimentos em infraestrutura (Otília Arantes – CULT nº 167/abril-2012, p.46).

    Segundo a opinião de Otília Arantes, há, na China,
  • 5 - Questão 21049.   Português - Significação Contextual de Palavras e Expressões - Nível Superior - Analista Judiciário - ALGÁS - COPEVE-UFAL - 2012
  • Dados os seguintes enunciados, no que se refere à concordância verbal,

    I. O problema das línguas indígenas brasileiras estão no fato de, em sua maior parte, elas serem ágrafas.
    II. Ainda que houvessem muitas soluções para que as línguas fossem preservadas, nenhuma delas alcançaria resultados imediatos.
    III. Quem de nós ousaria afirmar que as línguas hoje existentes no país serão preservadas por políticas linguísticas sérias?
    IV. É surpreendente os dados sobre a quantidade de línguas ainda faladas no Brasil, pois muitas são desconhecidas.

    verifica-se correção em
  • 6 - Questão 21050.   Português - Significação Contextual de Palavras e Expressões - Nível Superior - Analista Judiciário - ALGÁS - COPEVE-UFAL - 2012
  • Assinale a opção cujo período, resultante da combinação das informações das frases de a-d, foi obtido de acordo com as instruções nos parênteses.

    a. Durante séculos, antes da Reforma, a veneração de relíquias sagradas tinha sido um elemento importante do culto católico (ideia mais importante).

    b. Acreditava-se que os objetos usados por Cristo, pela Virgem e pelos santos possuíssem uma milagrosa virtude curativa ou protetora para qualquer pessoa que os tocasse ou lhes chegasse perto (causa de d).

    c. Era inevitável que tal crença desse ensejo a inúmeras fraudes (consequência de a).

    d. Muitos negociantes de relíquias se beneficiavam dessas fraudes (atributo do objeto indireto do verbo dar na frase c).
  • 7 - Questão 21051.   Português - Significação Contextual de Palavras e Expressões - Nível Superior - Analista Judiciário - ALGÁS - COPEVE-UFAL - 2012
  • O homem, por sua própria natureza, hesita entre a segurança e a aventura, a tranquilidade e a emoção. Por isso, ao mesmo tempo em que aceita a rotina do cotidiano, é induzido a violá-la; preserva seu casamento tedioso e busca no cinema ou na novela de televisão a paixão fictícia que não pode viver. Isso tanto vale para o expectador e leitor como para o autor: de algum modo, através dos personagens que cria, das melodias que concebe, o artista vive uma outra vida, experimenta outras emoções, em suma, escapa à pobreza e aos limites de sua vida banal (Ferreira Gullar).

    Em que opção se encontra uma premissa verdadeira que sustenta o ponto de vista de Ferreira Gullar?

Comentar Simulado

Para comentar este simulado é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!